Entrar

Questão sobre Movimentos: Trovadorismo e Humanismo

Português

Originais Teachy

'EM13LGG602'

Movimentos: Trovadorismo e Humanismo

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Português

Ao longo da história da literatura, o Trovadorismo e o Humanismo foram dois movimentos relevantes para o desenvolvimento artístico e cultural. Analise o trecho a seguir, que representa uma característica do período trovadoresco: "No mundo, busco a vida desmedida, E sempre em dor minha esperança se alonga; Pouco fruí do bem e sofro quanto já sei. Morro por vós, donzela - e não me esqueço!" (Cantiga de Amigo) Considerando os conteúdos estudados sobre o Trovadorismo e o Humanismo, responda qual foi a principal contribuição de cada um desses movimentos para a evolução da poesia lírica e da prosa em Língua Portuguesa.
a.
O Trovadorismo contribuiu para o desenvolvimento da prosa e da poesia lírica, enquanto o Humanismo foi marcado pela produção de textos teatrais.
b.
A principal contribuição do Trovadorismo foi o desenvolvimento da poesia lírica, enquanto o Humanismo contribuiu para o avanço da prosa em Língua Portuguesa.
c.
A principal contribuição do Trovadorismo foi o desenvolvimento da prosa, enquanto o Humanismo contribuiu para o avanço da poesia lírica em Língua Portuguesa.
d.
O Trovadorismo e o Humanismo não tiveram contribuições significativas para a evolução da literatura em Língua Portuguesa.
e.
A principal contribuição do Humanismo foi o desenvolvimento da poesia lírica, enquanto o Trovadorismo foi marcado pela produção de textos historiográficos.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a leitura de um artigo sobre a importância da preservação do meio ambiente, é possível perceber que o autor utiliza diversos recursos linguísticos para garantir a intencionalidade do texto. Analise um trecho desse artigo e identifique: 1) a articulação de ideias por meio de conectivos, 2) o uso de exemplos para apoiar os argumentos e 3) como é expressa a opinião do autor sobre o tema.

Intencionalidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma assembleia estudantil, os alunos discutiram quais regras deveriam ser seguidas e quais atividades não deveriam ser realizadas no ambiente escolar. Considerando o tema "Imperativo negativo", redija um parágrafo com cinco recomendações usando essa forma verbal para indicar o que não deve ser feito na escola. Além disso, identifique o sujeito e seus modificadores, o verbo e seus complementos e modificadores em duas das recomendações.

Verbo: Imperativo Negativo • 'EF08LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies