Entrar

Questão sobre Verbos: Classificação e Flexão em Número e Pessoa

Português

Originais Teachy

'EM13LGG103'

Verbos: Classificação e Flexão em Número e Pessoa

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Português

Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente a classificação e a flexão em número e pessoa do verbo destacado na frase: "Eu assisto filmes todos os finais de semana"?
a.
"O verbo "assistir" é um verbo irregular, intransitivo, presente do subjuntivo, terceira pessoa do plural. Sua flexão em número é singular e em pessoa é terceira pessoa."
b.
"O verbo "assistir" é um verbo irregular, intransitivo indireto, futuro do subjuntivo, segunda pessoa do plural. Sua flexão em número é plural e em pessoa é terceira pessoa."
c.
O verbo "assistir" é um verbo regular, transitivo direto, presente do indicativo, primeira pessoa do singular. Sua flexão em número é singular e em pessoa é primeira pessoa.
d.
"O verbo "assistir" é um verbo irregular, transitivo indireto, pretérito mais que perfeito do indicativo, terceira pessoa do singular. Sua flexão em número é plural e em pessoa é primeira pessoa."
e.
"O verbo "assistir" é um verbo regular, transitivo direto, futuro do presente do indicativo, segunda pessoa do singular. Sua flexão em número é plural e em pessoa é primeira pessoa."

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo: "No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra." Carlos Drummond de Andrade emprega a repetição como recurso poético para enfatizar a imagem da pedra. Considere as palavras usadas no poema e identifique, entre elas, um exemplo de palavra formada por derivação. Aponte qual é o processo de formação utilizado na palavra escolhida.

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o fragmento da crônica abaixo e responda à questão a seguir: "Todo dia, ao atravessar a praça, vejo o senhorzinho sentado no banco, alimentando os pombos. Sua serenidade parece contrastar com a correria ao redor. Uma cena simples, mas que convida à reflexão sobre o valor das pequenas pausas na rotina agitada da cidade grande." Com base neste fragmento, identifique qual característica fundamental da crônica é evidenciada e como ela se manifesta nesse texto.

Gênero Textual: Crônica • 'EF08LP01, EF89LP09'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um texto literário, a escolha das palavras e a sua grafia são fundamentais para a construção da atmosfera e do estilo. O escritor Machado de Assis, em sua obra 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', utiliza-se de um cuidadoso rebuscamento vocabular, muitas vezes recorrendo a arcaísmos e palavras pouco usuais. Imagine que você está revisando um manuscrito original desse livro, o qual apresenta trechos com rasuras e palavras alteradas devido ao desgaste do tempo. Se deparando com um trecho como o exemplo a seguir, identifique e corrija a grafia das palavras, atentando-se para a norma culta vigente e o contexto histórico da obra: 'O que o leitor moderno poderia interpretar como um erro, na verdade, é um resquício da prática tipográfica da época, onde a letra 's' costumava ser escrita de forma distinta ao final das palavras, como em 'verdaes' e 'coisas'.'

Ortografia

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies