Introdução
Relevância do Tema
A compreensão da tipologia textual e, mais especificamente, das práticas narrativas é essencial para qualquer estudo aprofundado da linguagem. As narrativas são a base de um universo de histórias que influenciam nossas vidas diariamente - por meio de livros, filmes, séries, e até mesmo contos e anedotas contados por pessoas próximas. Dominar a arte de narrar é, assim, dar ao aluno a capacidade de se expressar de forma mais rica e cativante.
Contextualização
As narrativas são uma das três principais tipologias textuais - juntamente com a descrição e a dissertação - e são frequentemente abordadas no 6º ano do ensino fundamental. Esta divisão é parte do currículo brasileiro devido à importância dessas estruturas textuais em todas as áreas de estudo. O sucesso do aluno em etapas posteriores de sua educação será em grande parte baseado em sua capacidade de compreensão e produção desses tipos de textos. Ao explorar as práticas narrativas, estamos, portanto, construindo uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e interpretação textual dos alunos.
Desenvolvimento Teórico
Componentes
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Narrador: É a voz que conta a história. Podemos ter três tipos de narrador: o narrador em primeira pessoa (quando a história é contada por um personagem que participa dela), o narrador em terceira pessoa (que conta a história observando os personagens de fora) e o narrador onisciente (que conhece tudo sobre a história e os personagens).
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Personagens: São as figuras que vivem a história. Podem ser reais, imaginárias, animais, objetos e até conceitos. São eles que interagem, sentem e realizam ações, tornando a narrativa interessante e dinâmica.
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Tempo: Refere-se à duração dos acontecimentos na narração. Pode ser cronológico (ordem dos fatos como ocorreram), psicológico (percepção do tempo pelos personagens) e histórico (momento em que a história se passa).
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Espaço: Onde se desenvolve a história. Pode ser real ou imaginário, e sua descrição é essencial para que o leitor possa visualizá-lo.
Termos-Chave
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Fábulas e Contos: Dois dos principais gêneros literários que utilizam as práticas narrativas. As fábulas são narrativas curtas, geralmente com animais como personagens, e uma lição moral explícita. Os contos, por sua vez, podem ter diversos personagens, cenários e enredos, e podem ou não apresentar uma moral.
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Enredo: O conjunto de ações, eventos e circunstâncias que compõem a história. É a essência da narrativa, pois é o que motiva a curiosidade do leitor e o mantém envolvido na leitura.
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Ponto de vista: Refere-se à perspectiva a partir da qual a história é contada. Pode ser o ponto de vista do narrador ou de um personagem, e influencia na interpretação dos eventos pelo leitor.
Exemplos e Casos
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Narrador em Primeira Pessoa: Em um conto com o tema "Minhas férias na praia", o narrador é o próprio personagem. Ele conta as suas experiências, sensações e percepções. Usa pronomes como "eu" e "meu" para se referir às suas ações e emoções.
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Narrador em Terceira Pessoa: Em uma fábula sobre "A cigarra e a formiga", o narrador está fora da história, observando os personagens. Usa pronomes como "ele", "ela" e "eles" para se referir aos personagens.
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Narrador Onisciente: Em um conto de suspense, o narrador sabe tudo sobre a história e os personagens. Pode, por exemplo, antecipar eventos futuros, revelar segredos dos personagens, ou descrever suas emoções. Este tipo de narrador pode ser objetivo (não emite opiniões) ou subjetivo (emite opiniões e sentimentos).
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Personagens: Em uma narração sobre "Uma viagem à Lua", os personagens podem ser astronautas, extraterrestres, ou até mesmo inanimados, como a própria espaçonave.
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Tempo: Na narração de "A minha última festa de aniversário", o tempo pode ser contado do início ao fim da preparação da festa, ou pode ser descrito de acordo com a emoção vivida pela personagem, o que pode distorcer a ordem cronológica dos eventos.
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Espaço: Em uma história sobre "O mundo dos dinossauros", o espaço pode ser a Terra pré-histórica, um museu de história natural, ou até mesmo a imaginação de uma criança.
Resumo Detalhado
Pontos Relevantes:
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A importância das práticas narrativas é um ponto crucial. Os alunos aprenderam que a narrativa é uma das mais antigas e universais formas de expressão, presente em diversas culturas ao redor do mundo e em diversas mídias, desde a literatura e cinema até a publicidade.
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A identificação dos componentes das práticas narrativas: personagens, espaço, tempo e narrador. Cada um desses elementos desempenha um papel vital na construção e compreensão de uma história.
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A diversidade de narradores: O narrador em primeira pessoa, terceira pessoa e onisciente são vistos e analisados, para que os alunos entendam que a posição do narrador influencia como a história é contada e como os personagens são apresentados.
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Diferença entre fábulas e contos: Ambos são gêneros literários que frequentemente usam as práticas narrativas, mas têm características distintas. As fábulas, por exemplo, tendem a ter um propósito moral explícito, enquanto os contos tendem a ser narrativas mais longas e complexas.
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O conceito de enredo e ponto de vista: Dois elementos essenciais que ajudam a direcionar a história e influenciar a experiência do leitor ou espectador.
Conclusões:
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As práticas narrativas são uma ferramenta vital para a expressão criativa e a comunicação efetiva em todas as áreas da vida, desde a apresentação de um argumento até a contação de histórias para entreter ou ensinar.
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A compreensão dos diversos componentes e tipos de narradores é fundamental para a interpretação e produção de textos narrativos. Isso permite que os alunos se aprofundem na complexidade das histórias e entendam como diferentes perspectivas podem influenciar a narrativa.
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As fábulas e contos são excelentes exemplos de como as práticas narrativas são usadas. Através do estudo desses gêneros, os alunos são expostos a uma variedade de estilos de narrativa, personagens e enredos.
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A análise do tempo e espaço no contexto das práticas narrativas fornece aos alunos uma nova lente para entender como os eventos são construídos e organizados em uma história.
Exercícios:
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Identificação de Componentes: Dado um texto narrativo curto, peça aos alunos para identificar os componentes essenciais, como o narrador, personagens, tempo e espaço.
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Comparação de Narradores: Forneça três versões do mesmo conto, cada uma com um tipo diferente de narrador. Os alunos devem ler as diferentes versões e discutir como o conto é apresentado de maneira diferente em cada uma.
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Criação de Narrativas: Peça aos alunos para criarem suas próprias narrativas curtas, experimentando diferentes tipos de narradores e explorando a importância dos componentes como personagens, tempo e espaço.