Entrar

Resumo de Literatura: Simbolista e Parnasiana

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: Simbolista e Parnasiana

Introdução

Relevância do Tema

A literatura brasileira do século XIX e início do século XX se caracterizou por uma profunda transformação criativa. Do romantismo, gênero anterior, surgiram duas correntes literárias marcantes: o Simbolismo e o Parnasianismo. O estudo dessas correntes literárias garante uma compreensão mais rica e ampla do universo literário brasileiro, além de permitir a análise de fenômenos sociais e históricos presentes na época. Estas escolas literárias deixaram legados importantes, tanto na forma quanto no conteúdo literário, que continuam a influenciar a produção contemporânea.

Contextualização

Ao contextualizarmos o Simbolismo e o Parnasianismo dentro do currículo de língua portuguesa, estes se enquadram no estudo da literatura brasileira - uma das competências fundamentais para o aprendizado da língua materna. No desenvolvimento do currículo, os estudantes passam do estudo do período colonial e do romantismo para a complexidade destas duas escolas literárias. A compreensão do Simbolismo e do Parnasianismo serve como preparação para o estudo de outras correntes literárias, como o Modernismo, que se aprofundou nas discussões de vanguarda artística e engajamento social.

Desenvolvimento Teórico

Componentes

  • Simbolismo: O surgimento do simbolismo como reação ao positivismo e ao cientificismo do final do século XIX, é marcado pela subjetividade e a busca pelo mistério e o oculto. Os simbolistas consideravam a poesia como "linguagem dos deuses", defendendo o uso dos sentimentos, das intuições e das emoções, em contraposição à razão. Os símbolos e as metáforas na poesia simbolista são usados para expressar uma realidade não visível, para ir além da aparência das coisas.

  • Parnasianismo: Surgido na França, o Parnasianismo foi a reação ao subjetivismo e ao sentimentalismo do romantismo. Os parnasianos se inspiravam na arte pela arte, defendendo a criação poética objetiva e rígida, influenciados pela estética clássica grega. A objetividade, a descrição minuciosa e o culto à forma e à métrica são características marcantes neste movimento.

  • Principais Autores Simbolistas e Parnasianos: Alphonsus de Guimaraens, Cruz e Souza, Olavo Bilac e Alberto de Oliveira são exemplos de importantes autores simbolistas. Já entre os principais nomes do Parnasianismo, destacam-se Raimundo Correia, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Antônio de Castro Alves.

  • Obras Representativas: Em termos de obras representativas, no Simbolismo, temos "Missal" de Cruz e Souza e "Kyriale" de Alphonsus de Guimaraens. Já no Parnasianismo, temos "Mal Secreto" de Augusto dos Anjos e "A Canção do Exílio" de Olavo Bilac, dentre outras.

Termos-Chave

  • "Arte pela Arte": Essa expressão define a principal intenção do Parnasianismo, o foco na estética, na busca pela perfeição formal e na arte em si, relegando a segundo plano elementos como conteúdos de crítica social ou engajamento político.

  • "Desesperança": Conceito central do Simbolismo, trata-se de um sentimento de apatia diante da realidade, uma atmosfera de tristeza, melancolia e angústia, que permeiam muitas das obras simbolistas.

  • "Versos Alexandrinos": Forma poética que se tornou bastante comum tanto no Parnasianismo quanto no Simbolismo. Consiste em versos de doze sílabas divididos em dois hemistíquios de seis sílabas cada um, separados pelo césura, uma pausa ligeiramente mais longa que a vírgula.

Exemplos e Casos

  • Verso de Cruz e Souza: Observemos o verso de Cruz e Souza, grande nome do Simbolismo: "O luar triste, a almosfera triste, a terra triste". Aqui, podemos notar a presença dos símbolos, a tristeza é associada a todos os elementos da frase, e a melancolia, um dos principais sentimentos do Simbolismo, está presente.

  • Poesia de Bilac: Uma poesia de Olavo Bilac, destaque do Parnasianismo, como “O Caçador de Esmeraldas”, ilustra bem o objetivismo e a descrição minuciosa característicos deste movimento.

  • Intertextualidade: A compreensão da intertextualidade – o diálogo que uma obra estabelece com outra – é essencial para a análise do Simbolismo e do Parnasianismo, uma vez que esses movimentos literários frequentemente dialogam com outros, como o Romantismo e o Classicismo.

  • Metrificação: O estudo da metrificação, isto é, a organização dos versos em métricas e ritmos, é fundamental para a análise da poesia parnasiana e simbolista. No Parnasianismo, predomina o uso de versos formais, como o decassílabo e o alexandrino. Já no Simbolismo, apesar de menos rígida, a métrica é muito explorada, com destaque para a versificação livre.

Resumo Detalhado

Pontos Relevantes:

  • Características do Simbolismo: Analisamos a contraposição do Simbolismo com o cientificismo e positivismo da época, ressaltando sua ênfase no subjetivismo, na intuição e nos sentimentos. Discutimos o papel dos símbolos e das metáforas como instrumentos de expressão de realidades invisíveis.

  • Características do Parnasianismo: Comparamos o Parnasianismo ao romantismo e como ocorreu a reação deste movimento aos aspectos subjetivistas e sentimentais do mesmo. Aprofundamos a noção de "arte pela arte" e sua influência na criação poética parnasiana.

  • Principais Autores e Obras: Fizemos um panorama de importantes autores e suas obras, salientando a contribuição de cada um para o Simbolismo e o Parnasianismo.

  • Termos-Chave: Exploramos os termos-chave desses movimentos literários, como "arte pela arte", "desesperança" e "versos alexandrinos", analisando como estes permeiam as obras.

Conclusões:

  • Adquirimos a consciência de que o Simbolismo e o Parnasianismo, apesar de surgirem como reação a movimentos anteriores, são únicos e autônomos, com suas próprias características e contribuições para a literatura brasileira.

  • Compreendemos a importância da análise de termos-chave e conceitos para o entendimento dessas correntes literárias e como eles se manifestam nas obras de seus autores.

Exercícios:

  1. Análise de Poesia Simbolista: Solicitar a leitura e análise de um poema de Cruz e Souza ou Alphonsus de Guimaraens, procurando identificar a presença de símbolos e a expressão de sentimentos e emoções.

  2. Comparação entre Parnasianismo e Romanticismo: Fazer um quadro comparativo entre as características do Parnasianismo e do Romanticismo, destacando os elementos que diferenciam e conectam esses dois movimentos literários.

  3. Redação imitativa: Pedir aos alunos que escrevam um poema em estilo parnasiano ou simbolista, levando em consideração as características de cada movimento discutido em aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies