Entrar

Projeto: Meu Dia em Escalas de Tempo

Ciências

Original Teachy

'EF01CI05'

Escalas de Tempo Atividades Diárias

Contextualização

Hello, pequenos cientistas! O tempo é algo muito importante em nossas vidas, não é mesmo? Ele sempre está lá, passando, tic-tac, tic-tac, e temos que aprender a usar cada minuto de forma sábia. Mas como fazemos isso? Como sabemos quando fazer cada coisa do nosso dia? O que comemos de manhã? Quando é a hora de ir à escola? E a hora de brincar? É sobre isso que vamos aprender neste projeto: as Escalas de Tempo das Atividades Diárias.

O tempo é como um grande relógio, girando sem parar, e todas as coisas que fazemos, desde acordar até ir dormir, são como pequenos ponteiros nesse relógio. É nosso trabalho, como cientistas do tempo, aprender a entender esse relógio e como ele influencia nossas vidas.

Introdução

Vocês já pararam para pensar como o tempo é organizado? Temos 24 horas em um dia, 60 minutos em uma hora e 60 segundos em um minuto. E todas essas unidades de tempo podem ser divididas em partes ainda menores! Isso é o que chamamos de escalas de tempo. E não apenas o tempo é dividido, como também nossas atividades diárias.

Durante o dia, temos várias tarefas para realizar: acordar, escovar os dentes, tomar café da manhã, ir para a escola, fazer o dever de casa, brincar, almoçar, jantar, tomar banho e dormir. Ufa! Quanto coisa, não é mesmo? E nós somos capazes de fazer todas elas porque seguimos uma escala de tempo, que é como se fosse um roteiro do nosso dia, nos dizendo quando fazer cada coisa.

Entender as escalas de tempo e como elas funcionam é muito importante. Com esse conhecimento, vocês serão capazes de planejar suas atividades diárias, otimizar seu tempo e tornar seus dias mais produtivos. E além disso, é uma habilidade essencial para a vida, que os ajudará a se organizar e a realizar suas tarefas de maneira eficiente.

Então, estão preparados para embarcar nesta jornada de descobertas sobre o tempo e as atividades diárias? Vamos nessa, jovens cientistas do tempo!

Atividade Prática: "Meu Dia em Escalas de Tempo"

Objetivo do Projeto:

Aprender sobre a distribuição do tempo, praticar a identificação de escalas de tempo nas atividades diárias e aprimorar habilidades como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e trabalho em equipe.

Descrição do Projeto:

A atividade vai consistir na criação de um diário visual em grupo, mostrando todas as atividades diárias dos alunos e como elas são distribuídas ao longo das 24 horas do dia. Os alunos vão precisar trabalhar em equipe para juntar suas rotinas diárias em um único diário. Esse projeto vai ajudar os alunos a entenderem melhor a noção de tempo e a importância do gerenciamento de tempo.

Materiais Necessários:

  • Papel grande para desenhar (um flip chart ou papel pardo é ideal)
  • Canetas coloridas, lápis de cor, giz de cera
  • Revistas, jornais
  • Tesoura, cola
  • Régua
  • Relógio ou cronômetro (pode ser um aplicativo no celular)

Passo a Passo:

  1. Formação dos grupos e distribuição das tarefas: Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deve escolher um líder que ficará responsável por coordenar o trabalho e garantir que todos estejam participando.

  2. Discussão sobre a rotina diária: Cada aluno deve pensar e listar, com a ajuda dos outros membros do grupo, todas as atividades que faz durante o dia e o tempo que gasta com cada uma delas.

  3. Criação do Diário Visual: Na folha de papel grande, os alunos devem desenhar um grande círculo, que representará o relógio de 24 horas, e dividir esse círculo em partes iguais, representando as horas. Depois, cada aluno, com a ajuda dos membros do seu grupo, deve preencher o círculo com as atividades do seu dia, desenhando ou colando imagens que representem cada atividade na hora correspondente. Os alunos devem ser criativos e colorir as atividades para que o Diário Visual fique bem atrativo.

  4. Apresentação do Diário Visual para a turma: Agora é a hora de cada grupo apresentar seu Diário Visual para a turma! Cada integrante do grupo deve falar sobre uma parte do dia. É importante que todos tenham a oportunidade de falar. Durante a apresentação, os alunos devem explicar a razão da ordem das atividades e o tempo gasto com cada uma delas.

  5. Reflexão sobre a atividade: Após todas as apresentações, é hora de refletir. Os alunos devem discutir o que aprenderam sobre escalas de tempo, como percebem o passar do tempo e o que poderiam fazer para gerenciar melhor o tempo em suas atividades diárias.

Entrega do Projeto:

Os alunos devem entregar o Diário Visual criado e um relatório escrito, feito em conjunto pelo grupo, descrevendo as atividades realizadas, as dificuldades encontradas, como resolveram os problemas que surgiram e o que aprenderam com a atividade. O relatório deve ser apresentado de forma legível, com caligrafia clara, de preferência em folha de papel almaço.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies