Entrar

Projeto: Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega | Metodologia Digital | Projeto

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Objetivos

- Entender as regras básicas da brincadeira de Cabra-Cega e como elas estimulam a atenção e a concentração.

- Aplicar os conceitos de orientação espacial de forma prática e divertida durante a atividade de Cabra-Cega.

- Trabalhar em equipe para resolver desafios e completar tarefas, promovendo a colaboração e a comunicação entre os colegas.

- Refletir sobre a importância das habilidades adquiridas (atenção, concentração e orientação espacial) nas atividades cotidianas e escolares.

- Desenvolver a criatividade ao utilizar ferramentas digitais para registrar e compartilhar o aprendizado sobre a brincadeira de Cabra-Cega.

Você Sabia?

1. 勞 Sabia que a Cabra-Cega é uma brincadeira muito antiga? Ela existe há mais de 400 anos e era feita até na Idade Média! Será que os cavaleiros também jogavam Cabra-Cega nos castelos? 

2. 易 Já imaginou que bagunça calcular um monte de variáveis enquanto está de olhos vendados? Essa é a diversão - manter tudo funcionando bem sem poder enxergar! Pensa no #Desafio! 

3.  E que tal se transformar em um ninja da percepção? Ao jogar Cabra-Cega, você desenvolve habilidades que podem te fazer dominar qualquer jogo! E quem sabe... conquistar o mundo! 

Contextualizando

Você pode achar que a Educação Física é apenas sobre corridas e brincadeiras ao ar livre, mas ela vai muito além!  Vamos explorar o mundo mágico da Cabra-Cega, uma atividade que mistura diversão e desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida!  Imagine se transformar em um mestre na percepção, tudo isso enquanto ‘navega’ pelo espaço de olhos fechados. ️

A Cabra-Cega ensina muito sobre atenção e concentração, para não falar sobre a importância da orientação espacial. Quem diria que uma simples brincadeira poderia ajudar tanto no seu dia a dia, seja atravessando a rua ou resolvendo aquele super desafio de matemática?  ➗

E não podemos esquecer que a Cabra-Cega é diversão garantida há séculos!  Então, estejam preparados para uma viagem no tempo e, ao mesmo tempo, uma aventura totalmente conectada ao nosso mundo digital.  Vamos utilizar toda essa tecnologia a nosso favor e ver como a brincadeira pode ser ainda mais divertida e desafiadora! Prontos para embarcar nessa jornada de pura diversão e desenvolvimento? 

Atividade 1: Cabra-Cega Experience: Caça ao Tesouro Virtual

Descrição

Nesta atividade, vocês irão se aventurar em uma caça ao tesouro virtual super divertida e educativa, utilizando a brincadeira de Cabra-Cega como o fio condutor. Ao final, a turma toda se unirá para criar um material digital incrível, combinando vídeos, fotos e reflexões.  Será um mergulho no mundo da atenção, concentração e orientação espacial, mas com um toque digital e super criativo! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets (de preferência um por grupo)

- Acesso à Internet

- Aplicativo de caça ao tesouro (ex.: Actionbound, GooseChase)

- QR codes impressos com pistas (pode-se utilizar aplicativos gratuitos de geração de QR codes)

- Câmera de celular ou qualquer dispositivo que capture vídeo

- Ferramentas de edição de vídeo (ex.: iMovie, CapCut, InShot - todas gratuitas para uso)

- Caderno e caneta para anotações

Passo a Passo

  • Dividir a turma em equipes, com cada grupo responsável por uma parte da caça ao tesouro.
  • Criar um plano geral de como será a caça ao tesouro. Deve incluir a geração de QR codes com pistas relacionadas à Cabra-Cega e ao desenvolvimento das habilidades de atenção, concentração e orientação espacial.
  • Cada grupo ficará responsável por posicionar e esconder um QR code em um local da escola, com a pista correspondente.
  • Definir um ponto de partida e coordenar o início da atividade, instruindo alunos sobre as regras básicas da caça ao tesouro e a importância do uso do celular.
  • Os alunos deverão, então, escanear o primeiro QR code, dando início à caça e recebendo a primeira pista digital.
  • Conforme avancem na caça ao tesouro, os grupos devem responder desafios e concluir tarefas que reforcem os conceitos de atenção, concentração e orientação espacial.
  • Reunir dicas e material visual a ser capturado durante a atividade: vídeos de desafios, fotos dos locais escondidos, anotações sobre as pistas.
  • Após percorrer todas as pistas, reunir todos os grupos e os materiais capturados para criar um resumo da experiência em vídeo.
  • Cada grupo deve editar seu segmento de vídeo, combinando as respostas, reflexões e fotos de modo criativo.
  • Fazer um draft da apresentação de slides final, que unirá todos os segmentos para salvar.
  • Realizar a videoconferência para a apresentação dos trabalhos da turma, finalizando o projeto.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será uma apresentação digital no formato de slides (usando ferramentas como Google Slides, PowerPoint ou Prezi), onde cada grupo terá uma seção específica. A apresentação deve incluir: Um vídeo resumindo a experiência da caça ao tesouro. Vídeos curtos (stories) simulando a brincadeira de Cabra-Cega. Fotos das pistas encontradas e tarefas realizadas. Reflexões escritas e filmadas sobre a importância da atenção, concentração e orientação espacial. Tudo deve ser bem organizado, criativo e se encaixar em uma narrativa coesa e divertida para a apresentação à turma. 

Atividade 2: Desafio Digital da Cabra-Cega: Flipperama Cegueta!

Descrição

Preparem-se para um desafio digital super divertido e interativo, onde vocês, alunos e alunas do 1º ano, irão criar um jogo de videogame educativo inspirado na brincadeira de Cabra-Cega! Vocês vão mergulhar no mundo da criação de jogos e melhorar suas habilidades de atenção, concentração e orientação espacial, tudo isso enquanto se divertem e aprendem de uma maneira inovadora! 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets (preferencialmente um por grupo)

- Acesso à Internet

- Aplicativo de criação de jogos (ex.: Scratch, Tynker, Bitsbox - todos gratuitos)

- Materiais para anotações e planejamento (papel e caneta)

- Editores de imagem simples (como Canva) para criar imagens do jogo

- Ferramentas de comunicação (ex.: Zoom, Google Meet) para reuniões do grupo

- Caderno e caneta para anotações

Passo a Passo

  1. Dividir a turma em equipes, cada uma responsável por diferentes aspectos do jogo (desenvolvimento de personagens, design de cenário, escrita de perguntas, etc.).
  2. Fazer uma reunião inicial conjunta com todas as equipes para discutir a ideia geral do jogo, o conceito e as mecânicas necessárias.
  3. Cada equipe deve pesquisar e apresentar na próxima reunião uma lista de elementos que gostariam de incluir no jogo (personagens, obstáculos, perguntas educativas, etc.).
  4. Planejar a jogabilidade, ou seja, como será a tela de início, os cenários, como os personagens vão se mover (ou não), etc.
  5. Iniciar o desenvolvimento utilizando a plataforma de criação de jogos escolhida (ex.: Scratch, Tynker). A cada etapa, cada equipe deve revisar a contribuição das outras para garantir a coesão e a qualidade do game.
  6. Testar o jogo entre os próprios grupos, identificando bugs e fazendo ajustes conforme necessário.
  7. Criar a tela de início, telas de jogo (com instruções claras sobre como jogar) e a tela final.
  8. Incluir perguntas educativas sobre a brincadeira de Cabra-Cega ao longo do jogo para reforçar o aprendizado dos conceitos.
  9. Fazer um vídeo tutorial do jogo, onde alguém irá jogá-lo e explicar as principais mecânicas de jogo, além de como resolver as perguntas e desafios.
  10. Apresentar o jogo finalizado, incluindo o tutorial, para a turma e discutir as principais lições aprendidas e os desafios superados.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será um jogo de videogame criado pelos alunos, onde os seguintes elementos devem estar presentes: Título criativo e descritivo. Cenários e personagens que simulem a brincadeira de Cabra-Cega. Desafios que exijam atenção, concentração e orientação espacial. Tela de início, telas de jogo e tela de fim com orientações claras sobre como jogar. Inclusão de elementos digitais educativos, como perguntas sobre as regras de Cabra-Cega. Um documento de planejamento explicando a concepção do jogo, mensagens educativas e como ele reforça as habilidades de atenção, concentração e orientação espacial. Um vídeo tutorial (tipo playthrough) com duração de até 5 minutos mostrando como jogar e as principais mecânicas do game.

O resumo detalhado deve ser entregue assando por videoconferência ou compartilhado em uma plataforma digital acessível a todos (ex.: Google Drive, OneDrive, YouTube).

Atividade 3: Cabra-Cega Challenge: Maratona dos Sentidos

Descrição

Prepare-se para uma jornada sensorial épica! Nesta atividade, a turma irá se unir para criar uma experiência interativa que engloba todos os sentidos, inspirada na brincadeira de Cabra-Cega. Cada um dos sentidos: visão, tato, audição, olfato e paladar será trabalhado de forma criativa para reforçar os conceitos de atenção, concentração e orientação espacial, fazendo você se sentir como um verdadeiro explorador.  Ao final, a turma organizará uma 'Cabra-Cega Challenge: Engage Your Senses Edition' para compartilhar com a escola e a comunidade escolar.

Materiais Necessários

- Materiais simples e acessíveis (papel, lápis, papelão, tesoura, cola, etc.)

- Objetos diversos com texturas (ex.: algodão, palha, grãos, pedrinhas)

- Instrumentos musicais caseiros (ex.: potes de plástico, panelas, colheres como batuques)

- Essências aromáticas (ex.: óleos essenciais, canela, café moído)

- Alimentos para degustação (ex.: frutas, temperos, sucos)

- Músicas divertidas e tradicionais

- Computadores ou tablets para edição de vídeos

- Câmeras ou celulares para gravação de vídeos

- Acesso à Internet para pesquisa e partilhar vídeos

- Ferramenta de edição de vídeo (ex.: iMovie, CapCut para edições simples)

Passo a Passo

  1. Dividir a turma em equipes, cada uma responsável por estimular um sentido específico (visão, tato, audição, olfato, paladar).
  2. Junto com o professor, organizar um brainstorming para planejar as atividades que estimulem cada sentido, destacando como eles se relacionam com a brincadeira de Cabra-Cega e os conceitos a serem trabalhados.
  3. Cada equipe deve planejar e criar uma estação sensorial chamada 'Checkpoint Sensorial' que envolva uma atividade prática e divertida referente ao sentido designado. Por exemplo, para o tato, uma caixa de surpresas com texturas diferentes.
  4. Reunir todos os materiais necessários para as estações sensoriais de forma a garantir que todas as crianças possam participar de forma inclusiva.
  5. Escolher uma data para a realização da maratona dos sentidos, onde todas as estações funcionarão simultaneamente.
  6. Gravar vídeos curtos apresentando cada estação sensorial e explicando a atividade a ser realizada. Inclua dicas e curiosidades relacionadas ao sentido em questão.
  7. Após a elaboração e gravação das estações sensoriais, unir todos os vídeos e montar um vídeo final coeso que apresente a 'Cabra-Cega Challenge: Engage Your Senses Edition'.
  8. Realizar uma pré-estreia do vídeo e revisar com os alunos a coesão e a dinâmica final.
  9. Com a versão final pronta, postar a experiência completa dos sentidos em uma rede social da escola, permitindo que toda a comunidade escolar desfrute do que foi criado. 

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será uma experiência completa dos sentidos, destacada em um único vídeo imersivo. Este vídeo deve incluir: Introdução: explicação sobre a atividade e o objetivo do desafio dos sentidos. Segmentos dos sentidos: vídeos curtos mostrando atividades que estimulam cada sentido (vista, tato, audição, olfato, paladar). Reflexões: alunos comentando sobre o que aprenderam e como isso reforça os conceitos de atenção, concentração e orientação espacial. Conclusão: agradecimentos e encerramento do desafio dos sentidos. Tudo deve ser editado de forma criativa e coesa para uma experiência de visualização envolvente e informativa. Após a edição, o vídeo final será compartilhado em uma rede social da escola, permitindo que toda a comunidade escolar se envolva nesta jornada dos sentidos! 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies