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Projeto: Diferentes Lugares | Metodologia Ativa | Projeto

Geografia

Original Teachy

'EF01GE03'

Diferentes Lugares

Objetivos

- Identificar e descrever as principais características da casa e da escola.

- Comparar e contrastar a função e estrutura de diferentes espaços que frequentamos.

- Desenvolver habilidades de observação e análise crítica ao examinar os ambientes ao seu redor.

Curiosidades

1. Você sabia que a maneira como sua casa é organizada pode influenciar seu humor e até sua produtividade? 

2. As escolas modernas estão adotando designs inovadores para melhorar a aprendizagem, como salas de aula ao ar livre! 

3. Algumas casas ao redor do mundo são construídas com materiais bem diferentes dos que usamos, como palha, barro e garrafas de plástico! 

Contextualização

Nossas vidas são rodeadas por diferentes espaços, cada um com uma função e design específicos. A casa, por exemplo, é onde passamos grande parte do nosso tempo com a família, descansando e nos divertindo. Já a escola é um ambiente de aprendizado e socialização, essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Compreender as características e diferenças entre esses espaços não só nos ajuda a valorizá-los mais, mas também a utilizá-los de maneira mais eficiente.

Ao explorar e comparar a casa e a escola, vocês poderão perceber como cada espaço é planejado para atender a diferentes necessidades. Por exemplo, a cozinha de casa é projetada para cozinhar e comer, enquanto a sala de aula é otimizada para facilitar a aprendizagem e a interação entre os alunos. Este projeto vai ajudar vocês a ver esses espaços com um novo olhar, identificando o que torna cada um único e importante na nossa rotina diária.

Além disso, entender essas diferenças e semelhanças é fundamental para discutir questões de planejamento urbano e arquitetura, mostrando como o design dos espaços pode impactar nossa qualidade de vida. Ao final deste projeto, vocês não só serão capazes de descrever e comparar esses locais, mas também de refletir sobre como eles poderiam ser melhorados para atender ainda mais às nossas necessidades.

Atividade 1: Exploradores de Espaços: Um Diário Fotográfico

Descrição

Nesta atividade, vocês se tornarão verdadeiros exploradores de espaços! O desafio é observar e registrar detalhes específicos de diferentes ambientes em suas casas e escolas. Vocês deverão criar um diário fotográfico, onde cada foto é acompanhada de uma breve descrição do espaço e de como ele é usado. Este projeto visa não apenas desenvolver habilidades de observação e análise crítica, mas também promover a apreciação dos ambientes que frequentam diariamente. Ao final, vocês terão um registro visual e escrito que mostra a diversidade de usos e estruturas dos espaços ao seu redor.

Materiais Necessários

- Câmera fotográfica ou smartphone com câmera

- Caderno ou folhas de papel para anotações

- Caneta ou lápis

- Régua (opcional, para ajudar a manter as anotações organizadas)

- Computador ou tablet para montagem do diário virtual (opcional)

Passo a Passo

  1. Escolha cinco locais diferentes em sua casa e cinco na escola que você acha interessantes ou que gostaria de saber mais sobre.
  2. Para cada local escolhido, tire uma foto que mostre claramente o espaço. Tente capturar detalhes que revelem sua função (por exemplo, se é um espaço de estudo, uma área de lazer, etc.).
  3. Após tirar as fotos, faça anotações sobre cada local. Descreva o que você vê na foto, como esse espaço é usado e o que você acha dele.
  4. Em seguida, reflita sobre como cada espaço contribui para a função global da casa ou da escola. Pense em maneiras de melhorar o uso desse espaço ou de torná-lo mais eficiente.
  5. Organize suas fotos e anotações em um diário. Se for um diário físico, cole as fotos e escreva as descrições e reflexões ao lado delas. Se for digital, insira as fotos nos locais apropriados e adicione textos explicativos.
  6. Revise seu diário para garantir que todas as informações estão claras e bem apresentadas. Se possível, peça a um colega ou membro da família para revisar com você.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será um Diário Fotográfico, onde cada entrada deve conter: 1 foto do espaço observado, 1 breve descrição do local e sua função, e uma reflexão pessoal sobre o que você aprendeu com a observação. Este diário pode ser físico, com fotos impressas e anotações manuscritas, ou digital, com fotos enviadas por e-mail ou carregadas em uma plataforma online, como um blog ou álbum virtual. Certifique-se de que cada entrada esteja bem organizada e clara, facilitando a leitura e a compreensão das informações.

Atividade 2: Arquitetos Mirins: Criando e Desenhando Espaços

Descrição

Nesta atividade criativa, vocês terão a oportunidade de se tornar arquitetos mirins, projetando e desenhando espaços ideais para diferentes funções. Primeiro, vocês escolherão uma função específica (estudo, lazer, refeições, etc.) e, em seguida, projetarão um espaço em sua casa ou escola que atenda a essa função de maneira eficiente e inovadora. Este projeto não apenas desenvolverá suas habilidades de desenho e planejamento, mas também incentivará a reflexão sobre como podemos melhorar os espaços que frequentamos todos os dias. Vocês terão a chance de aplicar criatividade e praticar a observação crítica ao pensar em soluções práticas e esteticamente agradáveis para o uso desses espaços.

Materiais Necessários

- Papel milimetrado ou comum

- Lápis e borracha

- Régua

- Compasso (opcional)

- Lápis de cor ou canetinhas (opcional, para dar cor aos projetos)

- Câmera fotográfica ou smartphone (para registrar o espaço a ser projetado)

Passo a Passo

  1. Escolha uma função específica (estudo, lazer, refeições, etc.) para a qual você deseja projetar um espaço.
  2. Identifique um espaço na sua casa ou escola que possa ser adaptado para essa nova função. Se necessário, consulte seus familiares ou professores para obter permissão e ideias.
  3. Utilize o papel milimetrado para desenhar o espaço atual e, ao lado, o espaço projetado. Certifique-se de incluir medidas e detalhes que mostrem como o espaço será utilizado.
  4. Adicione elementos de mobília e decoração ao seu projeto, pensando em como eles podem melhorar a funcionalidade e a estética do espaço.
  5. Se desejar, utilize lápis de cor ou canetinhas para dar vida ao seu desenho, destacando diferentes áreas ou funções.
  6. Escreva uma breve descrição do espaço projetado, explicando a função escolhida e como ele poderia contribuir para o ambiente real.
  7. Finalize seu projeto com uma reflexão sobre a importância de planejar os espaços que frequentamos e como pequenas mudanças podem melhorar significativamente nosso dia a dia.
  8. Monte seu Portfólio de Projetos de Espaços, organizando os desenhos e descrições de forma clara e atraente.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será um Portfólio de Projetos de Espaços. Cada projeto deve incluir: um desenho detalhado do espaço projetado, uma breve descrição da função desse espaço e uma reflexão sobre como ele poderia melhorar o ambiente em que é inserido. Os desenhos podem ser feitos à mão ou no computador, e devem ser apresentados de maneira clara e organizada no portfólio. Inclua também uma foto do espaço real que inspirou o projeto, se possível.

Atividade 3: Mapeadores de Rotas: Criando Mapas Interativos

Descrição

Prepare-se para embarcar em uma jornada de descoberta e criatividade com a atividade 'Mapeadores de Rotas'! Neste projeto, vocês terão a oportunidade de explorar e representar os caminhos que percorrem em suas rotinas diárias, transformando-os em mapas interativos. O objetivo é observar, analisar e desenhar os trajetos que vocês fazem em casa e na escola, destacando pontos de interesse e descrevendo como esses espaços são usados. Através desta atividade, vocês desenvolverão uma compreensão mais profunda sobre a organização e a função dos espaços que frequentam, além de aprimorar habilidades de representação gráfica e planejamento.

Materiais Necessários

- Papel grande para desenho (A3 ou maior)

- Lápis, canetas coloridas e marcadores

- Régua e compasso

- Fotografias dos caminhos a serem mapeados (opcional)

- Adesivos ou pequenos desenhos para marcar locais especiais (opcional)

- Acesso a um computador para digitalizar o mapa (opcional)

Passo a Passo

  1. Escolha dois trajetos que você faz regularmente, um em casa e outro na escola, e que acha interessante explorar.
  2. Desenhe uma base para o seu mapa no papel grande, marcando claramente o início e o fim de cada trajeto escolhido.
  3. Utilize lápis para esboçar o trajeto no mapa, fazendo ajustes conforme necessário para incluir todos os pontos de interesse.
  4. Adicione detalhes como setas para indicar a direção do trajeto, cores para diferenciar as áreas e símbolos para destacar pontos importantes.
  5. Se tiver fotos dos caminhos, use-as para ajudar a lembrar dos detalhes e adicione-as ao mapa, ou desenhe pequenas representações visuais dos locais.
  6. Marque pontos de interesse ou locais importantes com adesivos ou desenhos especiais para chamar a atenção para esses pontos.
  7. Para cada ponto de interesse, escreva uma breve descrição do que acontece nesse local, como ele é usado e por que é importante.
  8. Finalize o mapa com uma reflexão sobre como cada trajeto poderia ser melhorado para tornar a experiência mais interessante ou eficiente.
  9. Se optar por criar o mapa digital, digitalize o mapa final e insira as informações usando um software de desenho ou mapeamento online, como Google Maps.
  10. Revise o mapa para garantir que todas as informações estão corretas e bem apresentadas, e prepare-se para apresentar o seu trabalho à classe ou enviar por e-mail para o professor.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será um Mapa Interativo, onde cada rota deve ser claramente desenhada e incluir: pontos de interesse marcados, uma descrição breve do que acontece nesse ponto e uma reflexão sobre como cada rota pode ser melhorada. O mapa pode ser físico, com desenhos e anotações feitos à mão, ou digital, criado em uma plataforma como Google Maps ou outro software de desenho. Certifique-se de que o mapa seja visualmente atraente e que as informações estejam bem organizadas e legíveis.

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DICA DA IARA

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