Contextualização
Introdução
Olá, pequenos historiadores! Estão prontos para embarcar em uma viagem no tempo para descobrirmos a importância da família e da comunidade na construção da nossa história? Nossa aventura começa no primeiro ano do Ensino Fundamental, um momento crucial para desenvolvermos a compreensão de conceitos históricos fundamentais e como eles se relacionam com nosso mundo hoje.
A família é o nosso primeiro contato com a sociedade, é onde nascemos e crescemos. Nossos pais, avós, irmãos e tios são nosso primeiro ponto de referência, a primeira comunidade a qual pertencemos. Já a comunidade é formada por pessoas que vivem em um mesmo local e compartilham espaços, interesses e valores em comum. Ambas são fundamentais na construção de nossa identidade e no nosso desenvolvimento como cidadãos.
Contextualização
Ao longo da história, as famílias e as comunidades desempenharam papéis essenciais no desenvolvimento das sociedades. Elas eram responsáveis por transmitir conhecimentos, tradições, crenças e valores que foram moldando a maneira como vivemos hoje. Vamos fazer um exercício de imaginação: vocês conseguem pensar em alguns costumes que aprenderam com suas famílias e com a comunidade onde vivem?
Por exemplo, o que vocês costumam fazer em datas especiais como o Natal e o Ano Novo? Esses costumes são parte de nossa cultura, e são transmitidos de geração a geração por meio das famílias e das comunidades. Eles fazem parte da nossa história. Neste projeto, vamos explorar de forma criativa e divertida como as famílias e as comunidades influenciaram e continuam a influenciar o mundo em que vivemos.
Então, preparem-se para conhecer a história de suas próprias famílias e comunidades, e para descobrir como elas se conectam com a história de todo o mundo. Vamos embarcar juntos nessa incrível jornada!
Atividade Prática
Título da Atividade: "A Árvore da Nossa História"
Objetivo do Projeto
Este projeto tem o objetivo de permitir que os alunos explorem a história de suas famílias e comunidades, e compreendam a importância desses dois elementos na construção de nossa identidade e na formação das sociedades ao longo do tempo.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os alunos irão trabalhar em grupos para criar "árvores da história" de suas famílias e comunidades. Cada grupo irá pesquisar e coletar informações sobre a história de suas famílias e comunidades, e irá apresentar de forma criativa essas informações em uma árvore desenhada em cartolina. Será um momento muito especial para conhecerem mais sobre suas próprias raízes e para valorizarem a diversidade de histórias que compõem nossa sociedade!
Materiais Necessários
- Folhas de cartolina (uma para cada grupo)
- Lápis de cor, canetinhas e giz de cera
- Régua e lápis
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Revistas e jornais (para recortes)
- Dicionário (para consulta)
- Máquina fotográfica ou celular (para registrar o processo e o resultado final)
Passo a Passo
-
Formação dos Grupos: Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo será responsável por criar a "árvore da história" de sua família e comunidade.
-
Pesquisa: Cada grupo deverá realizar uma pesquisa em casa com a ajuda dos pais ou responsáveis. A ideia é coletar informações sobre a história de sua família e da comunidade onde vivem. Podem ser fotos antigas, histórias, tradições, lembranças, etc. Lembrem-se de que a pesquisa deve ser feita de forma respeitosa e com a ajuda de um adulto.
-
Planejamento: Após a coleta das informações, o grupo deve planejar como irá apresentar essas informações na "árvore da história". Podem ser desenhos, fotos, recortes de revista, textos, etc.
-
Criação da Árvore: Usando a cartolina, o grupo deverá desenhar uma grande árvore. As informações coletadas devem ser organizadas e apresentadas nos ramos, nas folhas e até mesmo nas raízes da árvore. Lembrem-se de que a árvore representa a família e a comunidade, então, tentem incluir o máximo de informações possíveis.
-
Apresentação do Trabalho: Cada grupo deverá apresentar a sua "árvore da história" para a turma, explicando as informações que coletaram e como essas informações estão relacionadas à história de suas famílias e comunidades.
-
Registro Fotográfico: Durante todo o processo, os grupos devem registrar o desenvolvimento de seu trabalho com fotos. Essas fotos serão usadas para a criação de um "álbum da história" da turma, que será apresentado ao final do projeto.
Formato de Entrega
Cada grupo deverá apresentar sua "árvore da história" para a turma, e as fotos do processo de criação serão usadas para a criação de um "álbum da história" da turma. Além disso, cada aluno deverá entregar um pequeno texto de uma página contando o que aprendeu com o projeto e o que mais gostou de fazer.
Lembrem-se, o mais importante é se divertir e aprender juntos!