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Projeto: A Viagem do Real: Descobrindo o Sistema Monetário Brasileiro

Matemática

Original Teachy

'EF01MA19'

Sistema Monetário Brasileiro: Introdução

Contextualização

Olá, pequenos aventureiros matemáticos! Hoje, vamos embarcar em uma grande aventura para descobrir e entender o sistema monetário brasileiro. Mas, afinal, o que é isso? Bom, o sistema monetário é o conjunto de moedas e cédulas que um país utiliza. No Brasil, por exemplo, usamos o real, que é a nossa moeda.

A moeda é muito importante em nossas vidas, pois é com ela que compramos nossos brinquedos, nossos lanches e até mesmo pagamos por nossas roupas e pela casa onde moramos. Todos os dias, nós usamos o dinheiro para várias coisas e muitas vezes nem percebemos o quanto ele é importante. É por isso que é essencial entender como ele funciona!

Introdução

Vocês sabiam que o Sistema Monetário Brasileiro foi criado em 1994? Antes disso, usávamos outra moeda, o cruzeiro, que foi substituído pelo cruzado, que por sua vez, foi substituído pelo cruzeiro novamente. Foi só a partir de 1994 que passamos a usar o real.

A moeda brasileira é dividida em centavos, como o centavo de real, que é a menor parte do real. Vocês já pararam para pensar quantos centavos tem em um real? Sabiam que existem 100 centavos em um real? Isso mesmo! Cem moedinhas de 1 centavo juntas formam 1 real.

Além do real, temos outras moedas que valem menos, como a moeda de 5 centavos, a de 10 centavos, a de 25 centavos e a de 50 centavos. Vocês já viram essas moedinhas? Elas são bem úteis para comprarmos pequenas coisas, como balas e chicletes.

E tem mais! Além das moedas, também temos as cédulas, que são pedaços de papel que valem mais que as moedas. No Brasil, temos cédulas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais. Vocês já tiveram a chance de segurar uma cédula de 100 reais, por exemplo? Ela é bem grande e pode comprar muitas coisas!

Agora, imagine só o quanto podemos aprender sobre matemática com o sistema monetário brasileiro! Podemos praticar a soma, a subtração, a multiplicação e até mesmo a divisão. Vamos juntos nessa aventura?

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Viagem do Real"

Objetivo do Projeto

Nesta atividade, o objetivo é explorar o conceito de valor monetário e a representação numérica das moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, serão desafiados a criar um "Cofrinho de Viagens". Cada grupo receberá uma quantidade de dinheiro fictício e, a partir disso, deverá planejar e realizar uma "viagem" pelo Brasil, comprando bilhetes de transporte, alimentação, lembrancinhas, etc.

O dinheiro fictício será representado por moedas e cédulas feitas de papel, criadas pelos próprios alunos. Cada moeda e cédula terá um valor definido, assim como no sistema real. Os alunos deverão utilizar suas habilidades matemáticas para somar, subtrair, multiplicar e até mesmo dividir, a fim de planejar seus gastos e realizar as compras necessárias.

Materiais Necessários

  • Papel cartão
  • Tesoura sem ponta
  • Lápis de cor
  • Cola
  • Revistas velhas para recortar (opcional)
  • Moedas e cédulas de brinquedo (se disponíveis)

Passo a Passo

  1. Formação dos Grupos: Organize os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.

  2. Criação do "Cofrinho de Viagens": Cada grupo deverá criar um "Cofrinho de Viagens" utilizando o papel cartão. Esse cofrinho será onde eles guardarão o dinheiro da viagem.

  3. Criação das Moedas e Cédulas: Cada grupo deverá criar moedas e cédulas de papel para representar o dinheiro da viagem. Cada moeda e cédula deve ter um valor definido pelos alunos. Por exemplo, eles podem decidir que uma moeda feita de papel de 1 real vale 10 unidades do dinheiro fictício.

  4. Planejamento da Viagem: Cada grupo precisará planejar sua viagem, decidindo quais lugares querem visitar e quais atividades desejam realizar. Eles devem pensar nos custos de transporte, alimentação, lembrancinhas, etc.

  5. Realização da Viagem: Com o planejamento pronto, os grupos podem começar a viagem! Eles devem utilizar o dinheiro do "Cofrinho de Viagens" para comprar os bilhetes de transporte, a comida, as lembrancinhas, etc. Durante a viagem, os alunos precisam registrar todas as suas despesas.

  6. Apresentação dos Resultados: Ao final da viagem, cada grupo deverá apresentar para a turma um relatório das suas despesas. Eles devem mostrar quanto dinheiro gastaram, em que gastaram e quanto sobrou (ou faltou).

  7. Discussão sobre o Sistema Monetário Brasileiro: Durante as apresentações, o professor pode conduzir uma discussão sobre o sistema monetário brasileiro, reforçando os conceitos de valor das moedas, trocos e a utilização das cédulas.

Formato de Entrega

Os alunos deverão entregar o "Cofrinho de Viagens" e o relatório das despesas ao final da atividade. O relatório pode ser escrito à mão ou digitado, e deve conter as seguintes informações:

  • Lista dos lugares visitados e das atividades realizadas
  • Valor gasto em cada local ou atividade
  • Valor total gasto
  • Valor que sobrou (ou que faltou)

Lembre-se, o mais importante é aprender se divertindo! Boa viagem, aventureiros matemáticos!

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