Entrar

Projeto: O Livro dos Parágrafos: Aprendendo a Compor Textos de Forma Divertida

Português

Original Teachy

'EF01LP22'

Composição de Textos

Contextualização

Cada vez mais, a comunicação escrita tem se tornado indispensável em nosso dia a dia. Desde enviar uma mensagem de texto para um amigo até escrever um e-mail para um professor, a habilidade de compor textos eficazes é crucial. Por isso, é muito importante que desde cedo aprendamos a maneira correta de expressar nossas ideias por escrito.

Agora, você deve estar pensando: "Mas o que é um texto?" Bem, um texto é muito mais do que apenas um conjunto de palavras. Um texto é uma sequência de ideias que se interligam e que, juntas, formam um sentido. E para compor um bom texto, precisamos entender alguns conceitos fundamentais, como parágrafo, frase, pontuação e coesão.

Introdução

O que é um parágrafo?

Vocês já perceberam que quando estamos escrevendo, normalmente dividimos nosso texto em partes? Cada uma dessas partes é chamada de parágrafo. Um parágrafo é uma unidade de texto que geralmente expressa uma ideia completa ou uma parte dela.

O que é uma frase?

A frase é a menor unidade de sentido que podemos escrever. Ela precisa ter pelo menos um sujeito (quem ou o que pratica a ação) e um predicado (o que é dito sobre o sujeito).

O que é a pontuação?

A pontuação é um conjunto de sinais gráficos que utilizamos para dar sentido e fluidez ao texto. Alguns exemplos de sinais de pontuação são o ponto final, a vírgula, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.

O que é a coesão?

A coesão é a forma como as partes de um texto se relacionam entre si. Ela é construída através do uso de palavras e expressões que conectam as ideias, como os conectivos (e, mas, porém, então, etc.) e os pronomes (ele, ela, isso, etc.).

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os componentes de um texto, que tal aprofundarmos nosso conhecimento e colocarmos a mão na massa? No nosso projeto, iremos explorar esses conceitos de forma prática e divertida, criando nossos próprios textos!

Atividade Prática: "O Livro dos Parágrafos"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é que, de forma colaborativa, os alunos possam compreender e aplicar os conceitos de parágrafo, frase, pontuação e coesão na prática, ao mesmo tempo em que exercitam habilidades socioemocionais, como comunicação, resolução de problemas, gerenciamento de tempo e pensamento criativo.

Descrição do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 integrantes, irão criar um "Livro dos Parágrafos". Cada grupo será responsável por escrever uma história, dividida em parágrafos, e ilustrá-la. Essa história deverá conter diferentes tipos de frases, pontuação correta e coesão entre os parágrafos.

Materiais Necessários

  • Papel A4 ou cartolina para a confecção do livro
  • Lápis e borracha
  • Canetas coloridas, giz de cera ou lápis de cor
  • Livros infantis para pesquisa (opcional)

Passo a Passo

  1. Formação dos Grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo irá receber o material necessário para a atividade.

  2. Escolha do Tema da História: O grupo deverá escolher um tema para a história que irá escrever. Pode ser uma aventura, uma história engraçada, um conto de fadas... a imaginação é o limite!

  3. Divisão dos Parágrafos: Depois de escolher o tema, os alunos irão dividir a história em parágrafos. Cada parágrafo deverá expressar uma ideia completa ou uma parte da história.

  4. Escrita e Revisão dos Parágrafos: Agora, é hora de escrever! O grupo deve escrever os parágrafos da história, lembrando-se de usar frases completas, pontuação correta e de criar coesão entre os parágrafos.

  5. Ilustração da História: Enquanto alguns alunos escrevem, outros podem começar a desenhar as imagens que irão ilustrar a história. Lembre-se, cada parágrafo deve ter, pelo menos, uma ilustração.

  6. Montagem do Livro: Depois de finalizar a escrita e as ilustrações, é hora de montar o "Livro dos Parágrafos". Os alunos devem organizar os parágrafos e as ilustrações na sequência correta, como se fosse um livro de verdade.

  7. Apresentação do Livro: Por fim, cada grupo irá apresentar o "Livro dos Parágrafos" para a turma, lendo a história em voz alta e explicando por que escolheram cada parágrafo e cada ilustração.

Formato de Entrega

Os "Livros dos Parágrafos" deverão ser entregues ao professor, que irá avaliar a correção do uso dos conceitos de parágrafo, frase, pontuação e coesão, bem como a qualidade das ilustrações e a criatividade da história. Além disso, cada aluno deverá fazer uma autoavaliação, refletindo sobre sua participação no projeto e as habilidades socioemocionais que desenvolveu.

Nota Importante: Lembre-se que este é um projeto a ser realizado em grupo! A colaboração entre todos os membros é fundamental para o seu sucesso. Divirtam-se enquanto aprendem! Boa sorte, pequenos escritores!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies