Introdução
Olá, pequenos cientistas! Prontos para uma incrível aventura pelo universo da Ciência? No nosso projeto, vamos aprender sobre um fenômeno muito interessante que acontece todos os dias bem em cima da nossa cabeça. Sim, estamos falando do Sol e da Sombra.
O Sol é uma estrela. Não apenas uma estrela qualquer, mas a estrela mais próxima de nós. Ele dá luz e calor para o nosso planeta, e permite que todas as coisas vivam e cresçam. Imagine um dia sem sol, seria muito frio e escuro, não é mesmo?
Mas a luz do Sol não chega em todos os lugares da mesma maneira o tempo todo. Às vezes, quando algo bloqueia a luz do Sol, é criada uma sombra. A sombra é a parte escura ou a imagem projetada no chão ou em qualquer superfície, quando um objeto bloqueia a luz do sol. E sabem o que é mais interessante? A posição da sombra muda de acordo com o movimento do Sol no céu!
Contextualização
Vocês já pararam para observar que a sombra muda de posição ao longo do dia? Quando estamos indo para a escola de manhã, as sombras são longas e esticadas. À tarde, elas são curtas e ficam bem abaixo de nós. E no final da tarde, elas ficam longas e esticadas novamente. Isso acontece por causa do movimento de rotação da Terra, ou seja, quando a Terra gira em torno de si mesma.
Saber sobre as posições do Sol e as sombras é muito importante. Os antigos usavam isso para criar relógios solares e sabiam a hora do dia apenas olhando para a sombra! Hoje em dia, os cientistas usam esse conhecimento para muitas coisas, como estudar o clima e o tempo, entender mais sobre o espaço e até mesmo para projetar edifícios e casas para que fiquem na melhor posição em relação ao Sol.
Então, que tal embarcarmos nessa jornada de descobertas e aprender mais sobre o movimento do Sol e as sombras? Vamos lá, pequenos cientistas, a nossa aventura está apenas começando!
Atividade Prática
Título da Atividade Prática: "Relógio Solar: Observando a Dança das Sombras"
Objetivo do Projeto:
- Compreender o movimento aparente do Sol através da observação de sombras.
- Promover a colaboração, o gerenciamento de tempo, comunicação e o pensamento criativo.
Descrição detalhada do projeto:
Nesta atividade, vocês, pequenos cientistas, vão construir um relógio solar e observar como a sombra muda ao longo do dia. Será uma ótima maneira de entender o porquê das sombras mudarem de lugar durante o dia e também uma divertida experiência de observar o movimento aparente do Sol!
Materiais Necessários:
- Um palito de churrasco ou uma vareta reta (pode ser um lápis);
- Um pedaço de cartolina ou papel cartão;
- Um relógio comum (pode ser o relógio do celular ou da sala de aula);
- Uma bússola (aplicativo de celular funciona bem);
- Canetas coloridas ou giz de cera.
Passo a Passo detalhado para a realização da atividade:
-
Formação dos grupos: Formem grupos de 3 a 5 alunos. Lembrando, é importante que todos participem e ajudem.
-
Preparação do local: Encontre um local ao ar livre onde o Sol possa ser visto durante todo o dia. O local precisa ser plano e onde o palito possa ser posicionado de forma a ficar perfeitamente vertical. O pedaço de cartolina será colocado neste local.
-
Montagem do relógio solar: Espete o palito ou a vareta no meio do pedaço de cartolina de modo que fique em pé (vertical). Use a bússola para garantir que o palito esteja apontando para o norte.
-
Registro das sombras: A cada hora, a partir do início do dia escolar, marquem a posição da sombra do palito na cartolina. Usem o relógio comum para acompanhar as horas. Cada vez que fizerem a marca, escrevam a hora ao lado dela.
-
Observação e registro: Observem como a sombra se move a cada hora e registrem suas observações. Discutam o porquê disso estar acontecendo.
-
Finalização: No final do dia escolar, observem todas as marcas que fizeram. Elas vão mostrar a movimentação da sombra ao longo do dia.
-
Apresentação dos resultados: Preparem uma apresentação para a turma, explicando o que aprenderam com a atividade. Usem as observações que registraram durante o dia.
Formato de Entrega:
Cada grupo deverá entregar o relógio solar que construiu, juntamente com um relatório simples contendo as observações que fizeram ao longo do dia. O relatório pode ser feito com desenhos e palavras e deve explicar como a sombra se moveu e por que isso acontece. A apresentação dos resultados será feita em um momento especial na sala de aula, onde todos poderão compartilhar o que aprenderam. Lembrem, essa atividade é uma descoberta em grupo, então todos devem ajudar na apresentação!
Boa sorte, pequenos cientistas! Estamos ansiosos para ver suas descobertas!