Entrar

Projeto: Queimada: a batalha das equipes!

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Queimada

Contextualização

Olá, crianças! Vocês sabiam que os jogos e as brincadeiras são muito mais do que apenas diversão? Eles também nos ensinam muitas coisas importantes, como trabalho em equipe, respeito às regras, gerenciamento de conflitos e até mesmo habilidades motoras. Neste projeto, vamos explorar a 'Queimada', um jogo muito popular que nos ensina tudo isso e muito mais.

A 'Queimada' é um jogo coletivo que envolve duas equipes e um espaço delimitado. O objetivo do jogo é "queimar" (tocar) o jogador adversário com uma bola, enquanto se desvia dos ataques do outro time. Parece simples, não é mesmo? Mas, ao jogar, descobrimos que há muitas estratégias e habilidades a serem desenvolvidas para sermos bons no jogo.

Introdução

Primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre a 'Queimada'. Esse jogo é muito antigo e é jogado em todo o mundo, com nomes diferentes em cada região. O objetivo principal da 'Queimada' é acertar um jogador do time adversário com a bola, fazendo-o sair do jogo.

Agora, vocês devem estar se perguntando, mas como eu posso jogar a 'Queimada'? Bem, para jogar, vocês vão precisar de uma bola e um espaço para delimitar o campo de jogo. Vocês podem fazer isso usando cones, por exemplo.

No jogo, cada time é formado por vários jogadores. O jogo começa com uma bola no centro do campo e, ao sinal, os jogadores tentam acertar os adversários com a bola. Porém, se a bola for pegada no ar, o jogador que a jogou é queimado e sai do jogo. O jogo continua até que todos os jogadores de um time sejam queimados, e o time adversário vence.

A 'Queimada' é uma atividade muito divertida, mas também nos ensina muitas coisas importantes. Ela nos ensina a trabalhar em equipe, a respeitar as regras e a gerenciar conflitos, pois é preciso colaborar com nossos colegas de time, seguir as regras do jogo e resolver problemas que surgem durante a partida. Além disso, a 'Queimada' nos ajuda a desenvolver habilidades motoras, como lançar, pegar e desviar de uma bola, e a entender conceitos matemáticos, como espaço e tempo.

Portanto, através deste projeto, vamos não apenas aprender sobre a 'Queimada', mas também desenvolver nossas habilidades sociais, motoras e intelectuais. Então, estão prontos para essa aventura? Vamos lá!

Atividade Prática:

Título da Atividade: "Queimada: a batalha das equipes!"

Objetivo do Projeto:

Praticar a habilidade de jogar Queimada, compreender as regras do jogo, desenvolver habilidades motoras e socioemocionais, e aprender sobre a importância da equipe e do respeito durante a atividade física.

Descrição Detalhada do Projeto:

Nesta atividade, vocês serão divididos em grupos de 5 a 7 alunos, e cada equipe terá que criar o seu próprio jogo de Queimada. Vocês irão desenhar o campo de jogo, definir as regras, treinar e jogar a Queimada com a sua equipe.

Materiais Necessários:

  • Lápis de cor e papel para desenhar o campo de jogo.
  • Cones, ou qualquer objeto que possa ser utilizado para delimitar o campo.
  • Uma bola (pode ser uma bola de futebol, vôlei ou qualquer outra bola que tenham).
  • Espaço aberto o suficiente para a prática da atividade.

Passo a Passo:

  1. Formação das Equipes: Os alunos serão divididos em grupos de 5 a 7 pessoas.

  2. Discussão das Regras: Cada equipe deve discutir e definir as regras do seu próprio jogo de Queimada. Lembrem-se que as regras devem ser justas e seguras para todos os jogadores.

  3. Desenho do Campo de Jogo: Cada equipe deve desenhar o seu campo de jogo. Lembrem-se de colocar as linhas que delimitam o campo e a posição inicial dos jogadores.

  4. Treinamento: As equipes deverão treinar o jogo de Queimada que criaram. Nesta etapa, vocês podem ajustar as regras se perceberem que algo não está funcionando bem.

  5. Jogo de Queimada: Após o treinamento, cada equipe jogará a sua versão do jogo de Queimada. Lembrem-se de respeitar as regras, de trabalhar em equipe e de se divertir!

  6. Relatório Final: Cada equipe deverá entregar um relatório final contando como foi a experiência de criar e jogar a sua versão do jogo de Queimada. O relatório deve incluir o desenho do campo de jogo, as regras do jogo, uma descrição de como foi o treinamento e o jogo, e o que aprenderam com a atividade.

Formato de Entrega:

O relatório final deverá ser entregue por escrito, no formato de um cartaz ou em um caderno, no prazo de uma semana após a formação dos grupos. No dia da entrega, cada equipe fará uma apresentação do seu relatório para a turma, compartilhando as suas experiências e aprendizados.

Lembrem-se, o mais importante não é quem vai ganhar o jogo, mas sim o que vocês vão aprender e vivenciar durante a atividade. Então, divirtam-se, trabalhem em equipe e aproveitem essa jornada de descobertas e aprendizados!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies