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Projeto: Deslocamento de Objetos e Pessoas | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF02MA12'

Deslocamento de Objetos e Pessoas

Objetivos

- Compreender a importância dos pontos de referência para indicar o deslocamento de pessoas e objetos no espaço.

- Identificar e aplicar mudanças de direção e sentido no deslocamento de objetos e pessoas, utilizando terminologias apropriadas.

- Desenvolver habilidades de observação e descrição espacial.

- Incentivar a colaboração ao realizar atividades práticas envolvendo o deslocamento de pessoas e objetos.

- Aplicar tecnologias modernas para criar e apresentar conteúdos educativos sobre o deslocamento no espaço.

Você Sabia?

1. ️ Sabia que, sem GPS, os antigos navegadores se guiavam usando estrelas como pontos de referência? Imagine só isso na sua próxima viagem ao espaço sideral! 

2. 燐 Você sabia que os engenheiros espaciais da NASA precisam ser verdadeiros mestres em deslocamentos para enviar uma sonda a Marte? Aquilo parece simples, mas é pura engenharia de outro mundo! 

3.  E se eu te falar que até mesmo os jogos mais legais no seu celular dependem de cálculos de direção e referências para fazer aquele herói invencível desviar de obstáculos e vencer as fases? 

Contextualizando

Vamos embarcar no mundo fascinante dos deslocamentos! 

Imagine isso: você acaba de ganhar poderes espaciais e agora pode se teletransportar para qualquer lugar que quiser. Incrível, não é? Mas, para fazer isso acontecer, é preciso entender bem como se deslocar de um ponto a outro, utilizando pontos de referência e fazendo as curvas certas no espaço.

Agora, mais emocionante ainda é saber que esses conceitos são utilizados literalmente em cada cantinho da nossa vida. Desde aquela corrida de bicicleta na praça até os satélites que orbitam a Terra – tudo isso se baseia em deslocamentos. ️ Portanto, a importância de compreender esses processos vai muito além da sala de aula!

O uso de pontos de referência não está só no mapa: ele é utilizado pelo engenheiro de tráfego, pelo mestre cuca das pizzas quentinhas ou por qualquer pessoa que precise se deslocar de um lugar a outro. Por isso, queremos que vocês vejam como algo teórico pode ser extremamente útil e prático. E, claro, vamos aprender isso tudo de uma maneira super divertida e interativa. Preparado para essa jornada? Então, vamos lá! 

Atividade 1: Missão QR Mágico: Deslocamentos Espaciais 

Descrição

Vocês serão transformados em verdadeiros detetives espaciais e terão a missão de criar uma rota interativa, usando QR Codes, que guiará a todos os tesouros escondidos. Cada QR Code guardará uma pista fundamental para a próxima etapa da investigação. A brincadeira está apenas começando, então preparem-se para embarcar na aventura! 類

Materiais Necessários

- Celulares ou Tablets (01 por grupo)

- Computadores com acesso à Internet (disponível na escola)

- Impressora colorida (com tinta e papel)

- Papéis A4

- Tesouras

- Fitas adesivas

- Aplicativo de criação de QR Codes

- Aplicativo de navegação por QR Code (no celular ou tablet)

Passo a Passo

  • Reúnam-se em um grande círculo na sala de aula e compartilhem uma breve discussão sobre pontos de referência utilizados no dia a dia.
  • Montem grupos de até 5 alunos. Observação: O ideal é que os grupos sejam bem diversificados para promover a colaboração e a troca de conhecimento.
  • Acessem um aplicativo de criação de QR Codes e, utilizando um computador, gerem os QR Codes que irão criar a rota mágica dos detetives (cada QR Code será uma pista criptografada).
  • Cada grupo escolherá um ponto de partida nas dependências da escola (por exemplo, 'em frente à sala do diretor'). Esse será o ponto inicial da rota de QR Codes.
  • Desenvolvam pequenas frases de pista que descrevam deslocamentos específicos e usem pontos de referência (por exemplo, 'andar até o fim do corredor e virar à esquerda na segunda porta').
  • Imprima os QR Codes gerados e guarde em envelopes (um envelope com cada pista).
  • Entreguem os envelopes com as pistas criptografadas (QR Codes) aos investigadores e, usando seus celulares ou tablets, eles devem escanear o código e decifrar a pista para continuar a rota.
  • À medida que cada pista for decifrada, os investigadores localizarão o próximo ponto de referência e coletarão um 'tesouro' real ou simbólico.
  • Cada grupo deve documentar toda a aventura, tirando fotos e gravando pequenos vídeos explicativos sobre como utilizaram pontos de referência e mudanças de direção.
  • No final da atividade, todos os grupos se encontrarão no ponto de partida e apresentarão suas rotas, experiências e aprendizados. Cada turma deverá compartilhar suas descobertas e reflexões com a turma.
  • Organize uma grande festa ou cerimônia de encerramento para celebrar a missão cumprida, compartilhando prêmios e reconhecimentos para todos os detetives espaciais! 

O Que Você Deve Entregar?

Cada grupo deve criar uma rota de QR Codes que se baseie em deslocamentos e pontos de referência, servindo como um guia prático para encontrar diferentes 'tesouros' escondidos na escola. Ao final do projeto, todo o grupo deve apresentar sua rota, explicando como usaram os pontos de referência e direções para montar o percurso e guiar os colegas. Cada 'tesouro' encontrado deve representar um marco importante no aprendizado e na vivência prática do deslocamento de objetos e pessoas no espaço. O registro dessa experiência deve ser em formato digital, incluindo fotos e vídeos da rota e dos momentos de descoberta. O produto final deve ser uma apresentação dinâmica e interativa, envolvendo todos os elementos criados e compartilhados digitalmente.

Atividade 2: Space Escape Room: A Grande Fuga do Enigma Espacial 

Descrição

Preparem-se para uma aventura interativa épica! Vocês serão desafiados a criar um 'Escape Room' digital e interativo, baseado em pontos de referência e deslocamentos. Cada conclusão de desafio será uma dica crucial para escapar do enigma e alcançar a liberdade total! Será uma experiência onde todos vocês vão colaborar para criar um cenário cheio de emoções e conhecimentos sobre deslocamentos no espaço! 

Materiais Necessários

- Celulares ou Tablets (01 por grupo)

- Computadores com acesso à Internet (disponível na escola)

- Software de edição de texto (como Google Docs ou Microsoft Word)

- Software de criação de QR Codes

- Aplicativos de realidade aumentada (como Zappar ou HP Reveal)

- Materiais de scrap (papéis coloridos, canetas, tesouras, etc.)

- Impressora colorida (com tinta e papel)

- Blocos de notas e canetas para anotações

Passo a Passo

  1. Reúnam-se em um grande círculo na sala de aula e definam os conceitos básicos de pontos de referência e deslocamentos que serão utilizados na criação do 'Escape Room'.
  2. Dividam a turma em subgrupos, cada um responsável por um setor do jogo (definição de pistas, desafios matemáticos, criação de QR Codes, testes, etc.).
  3. Criem um roteiro geral do jogo, definindo a história central e os objetivos dos jogadores para que consigam 'escapar'.
  4. Utilizem softwares de edição de texto para criar pistas e desafios que serão organizados em diferentes partes do jogo. Incluam referências espaciais e direcionais como parte das pistas.
  5. Desenvolvam QR Codes que serão utilizados como pistas digitais. Cada código deve levar a uma resolução específica para avançar no jogo.
  6. Produzam elementos visuais e digitais para o jogo, como pôsteres, textos, vídeos ou imagens interativas usando aplicativos de realidade aumentada.
  7. Montem o cenário do Escape Room físico, organizando as pistas e elementos no ambiente da sala de aula com materiais de scrap.
  8. Simulem o jogo com outros alunos da escola para testar o funcionamento das pistas e garantir que todos os desafios possam ser resolvidos.
  9. Se necessário, façam ajustes nas pistas e desafios para melhorar a dinâmica do jogo.
  10. Documentem toda a criação e simulação do Escape Room em um vídeo, incluindo explicações sobre como utilizaram os pontos de referência e deslocamentos nas pistas e nos desafios.
  11. Compartilhem o vídeo final com a turma e realizem a apresentação do jogo para toda a escola. Organizem sessões de jogos para que outras turmas possam participar e testar o Escape Room.

O Que Você Deve Entregar?

Cada grupo deve criar um 'Escape Room' digital, incluindo pistas e desafios digitais que os jogadores precisarão resolver. No final, o objetivo é testar a criação do Escape Room em uma simulação para as demais turmas, garantindo que todas as etapas estejam claras e bem estruturadas. O produto final será um jogo de fuga interativo, documentado em vídeo, onde a turma deverá apresentar e explicar como criar os desafios e como os deslocamentos foram utilizados como pistas para solucionar os enigmas. O produto final será um vídeo de apresentação, narrando toda a estrutura do Escape Room digital, os desafios e como os QR Codes e pistas espaciais foram fundamentais para resolver o enigma.

Atividade 3: Explosão de Vídeos: Navegando no Espaço Real e Virtual 

Descrição

Vocês serão cineastas espaciais, criando uma série de vídeos educativos sobre os deslocamentos de pessoas e objetos no espaço! Para isso, os vídeos terão duas partes: uma no mundo real, utilizando pontos de referência e mudanças de direção em cenários reais, e outra parte em um ambiente virtual, onde apps de edição e efeitos visuais permitam ilustrar os conceitos de forma interativa e dinâmica. Essa atividade combina criatividade, tecnologia e muita exploração do mundo ao nosso redor! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets (01 por grupo)

- Computadores com internet (disponível na escola)

- Aplicativo de gravação de vídeo (como FilmoraGo, InShot, ou similares)

- Aplicativos de edição de vídeo (como HitFilm Express, iMovie, ou similares)

- Software de criação de ambientes virtuais (ex: Blender, Tinkercad, CoSpaces Edu, ou aplicativos de Realidade Aumentada)

- Acesso a impressora para criar marcadores de Realidade Aumentada (se necessário)

- Papéis A4

- Tesouras

- Fitas adesivas

- Marcadores (canetas, giz, fita coleira)

Passo a Passo

  1. Reúnam-se em um grande círculo na sala de aula para compartilhar ideias e definir quais pontos de referência e deslocamentos serão abordados nos vídeos.
  2. Dividam a turma em pequenos grupos, cada um responsável por um setor específico do projeto (roteirização, gravação, animação 3D, edição de vídeo, etc.).
  3. Pesquisem vídeos educativos sobre deslocamentos e pontos de referência para se inspirarem na criação dos seus próprios conteúdos. Se baseiem nesses vídeos para criar cenários de exploração e engenharia espacial.
  4. Desenhem um roteiro detalhado para o seu vídeo, incluindo a descrição dos pontos de referência e mudanças de direção que serão utilizados. Criem um storyboard para visualizar as sequências do vídeo.
  5. Comecem a gravar as cenas no ambiente real. Utilizem locais da escola ou bairro como cenários para demonstrar a aplicação prática dos deslocamentos.
  6. Use marcadores de Realidade Aumentada (RA) e aplicativos apropriados para criar ambientes virtuais que ilustrem os conceitos de deslocamento e pontos de referência. Certifique-se de documentar o processo de criação e como eles podem ser utilizados na prática.
  7. Façam gravações de tela para registrar como os aplicativos de RA são usados e integrados com as cenas gravadas na vida real.
  8. Finalizem as gravações e iniciem a edição dos vídeos, adicionando explicações e efeitos visuais que ressaltem os pontos de referência e mudanças de direção.
  9. Combine as cenas do mundo real e virtual, formando um vídeo educativo coeso e informativo. Certifique-se de revisar e buscar feedbacks para melhorar a qualidade do conteúdo.
  10. Organizem uma sessão de visualização dos vídeos na escola, convidando outras turmas e professores para assistir e comentar sobre a criatividade e aprendizado apresentados.
  11. Compile todos os vídeos em uma playlist e compartilhe em plataformas educacionais online, redes sociais da escola e com as famílias dos alunos.

O Que Você Deve Entregar?

O grande entregável será uma série de vídeos educativos divididos em setores, onde cada um explorará um conceito específico de deslocamento de objetos e pessoas no espaço, utilizando pontos de referência e mudanças de direção. Os vídeos devem destacar a aplicação prática desses conceitos tanto no mundo real quanto no virtual; eles devem ser de alta qualidade, bem editados e com efeitos visuais adequados para um aprendizado eficaz. Cada vídeo deve ser acompanhado de uma breve descrição curta que explique o conceito teórico abordado, exemplificando seu uso na vida cotidiana. Eles devem ser compilados em uma playlist e compartilhados com a escola, famílias e em plataformas educativas online. 

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