Entrar

Projeto: Multiplicando em Ação

Matemática

Original Teachy

'EF02MA07'

Multiplicação por 2, 3, 4 e 5

Contextualização

Olá, pequenos matemáticos! Preparados para uma incrível aventura no mundo das multiplicações? Vamos começar nossa jornada com um tema muito importante: a multiplicação por 2, 3, 4 e 5.

Mas, antes de tudo, vamos entender o porquê de estudarmos isso. A multiplicação é uma das operações mais utilizadas no nosso dia a dia e é essencial para a resolução de muitos problemas. Ela nos ajuda a entender melhor conceitos como "dobro", "triplo", "quádruplo" e "quíntuplo", que frequentemente são usados em situações reais. Por exemplo, se temos 3 dúzias de laranjas, quantas laranjas temos ao todo?

Neste projeto, vamos trabalhar a multiplicação de forma divertida e prática. Vocês vão aprender a multiplicar esses números, mas não apenas de forma mecânica, como também de maneira a entender o conceito por trás da multiplicação e como ele se aplica em diferentes contextos.

Introdução

A multiplicação é uma maneira rápida e eficiente de adicionar um número a si mesmo várias vezes. Ela é representada pelo sinal "x" e é composta de dois fatores: o multiplicando e o multiplicador. O resultado de uma multiplicação é chamado de produto.

Quando multiplicamos por 2, estamos basicamente duplicando um número. Por exemplo, 2 x 3 = 6, pois estamos somando 3 a si mesmo duas vezes.

Já na multiplicação por 3, estamos triplicando um número. 3 x 4 = 12, pois estamos somando 4 a si mesmo 3 vezes.

Na multiplicação por 4, estamos quadruplicando um número. 4 x 2 = 8, porque estamos somando 2 a si mesmo 4 vezes.

Por fim, na multiplicação por 5, estamos quintuplicando um número. 5 x 3 = 15, pois estamos somando 3 a si mesmo 5 vezes.

Vocês conseguem perceber a lógica por trás dessas multiplicações? Vamos explorar juntos e descobrir como podemos aplicá-las em situações do nosso cotidiano.

Então, preparem-se para embarcar nessa aventura matemática e descobrir o quão divertido e útil pode ser a multiplicação. Vamos lá!

Atividade Prática: "Multiplicando em Ação"

Objetivo do Projeto

Aprender a multiplicar de forma lúdica e prática, entendendo o conceito por trás da multiplicação e como ele se aplica em diferentes situações do cotidiano.

Descrição detalhada do projeto

Nesta atividade, vocês irão se transformar em pequenos "Multiplicadores em Ação". Cada grupo será designado para explorar uma situação prática no cotidiano onde as multiplicações por 2, 3, 4 e 5 são utilizadas. Vocês deverão criar histórias, jogos ou maquetes que representem essas situações e irão compartilhar suas descobertas com a turma.

Materiais Necessários

  • Cartolinas ou folhas de papel grandes
  • Lápis de cor, canetinhas, giz de cera
  • Tesoura sem ponta
  • Cola
  • Revistas (para recortes, se necessário)
  • Materiais recicláveis (potes, caixas de papelão, etc., para a maquete)

Passo a Passo

Passo 1: Formação dos Grupos

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo irá receber uma ficha com a situação prática que deverá ser explorada.

Passo 2: Análise da Situação Prática

Cada grupo deve discutir e analisar a situação prática recebida. Por que a multiplicação é utilizada nessa situação? Como os números 2, 3, 4 e 5 estão envolvidos?

Passo 3: Planejamento da Atividade

Com a situação prática compreendida, o grupo deverá planejar como irá representá-la. Vocês podem criar uma história em quadrinhos, um jogo de tabuleiro, uma maquete, ou até mesmo uma apresentação teatral. Usem a criatividade!

Passo 4: Execução da Atividade

Com o planejamento pronto, é hora de colocar a mão na massa! Desenhem, pintem, recortem, colem, atuem... o importante é que a atividade represente bem a situação prática e ajude a entender as multiplicações por 2, 3, 4 e 5.

Passo 5: Preparação para a Apresentação

Depois de finalizada a atividade, o grupo deve preparar uma pequena apresentação para a turma. Na apresentação, expliquem a situação prática escolhida, mostrem a atividade criada e falem sobre a multiplicação por 2, 3, 4 e 5 que está presente nela.

Formato de Entrega

Os alunos deverão entregar o resultado de sua atividade prática de duas formas:

  1. Apresentação: Cada grupo fará uma breve apresentação (5-10 minutos) sobre a situação prática explorada, mostrando a atividade criada e explicando como a multiplicação por 2, 3, 4 e 5 foi utilizada.

  2. Relatório: Cada grupo entregará um relatório escrito (em folha A4) que deverá conter: a descrição da situação prática explorada, os detalhes da atividade criada e uma explicação sobre como a multiplicação por 2, 3, 4 e 5 foi utilizada.

Lembrem-se, a ideia é aprender de forma divertida e colaborativa. Trabalhem juntos, respeitem as ideias de todos no grupo e se divirtam na jornada!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies