Entrar

Projeto: Projeto "Palavras em Ação!" - Explorando o Aumentativo e Diminutivo

Português

Original Teachy

'EF02LP11'

Aumentativo e Diminutivo

Contextualização

Olá, pequenos linguistas! Estamos prestes a embarcar em uma viagem maravilhosa pelo mundo das palavras. Vocês já ouviram falar de "aumentativo" e "diminutivo"? Essas são maneiras especiais de usarmos as palavras para expressar sentimentos ou dar mais informações sobre algo.

No nosso dia a dia, usamos o aumentativo e diminutivo o tempo todo, mesmo sem perceber. Por exemplo, quando vocês falam que a comida da mamãe é "deliciosa" ou que o filme que assistiram foi "enorme", estão usando palavras no aumentativo. E quando dizem que aquele gatinho é "fofinho" ou que a formiga é "pequenininha", estão usando palavras no diminutivo.

Introdução

Aumentativo

O aumentativo serve para expressar que algo é grande, pesado, intenso ou exagerado. Em português, costumamos formar o aumentativo adicionando os sufixos "ão" ou "ona" ao final da palavra. Por exemplo, de "casa" podemos formar "casarão", que expressa uma casa grande.

Diminutivo

Já o diminutivo serve para expressar que algo é pequeno, leve, gracioso ou menos intenso. Em português, formamos o diminutivo geralmente adicionando os sufixos "inho" ou "zinho" ao final da palavra. Por exemplo, de "flor" podemos formar "florzinha", que expressa uma flor pequena e delicada.

Amar, aprender, brincar, descobrir, todas essas ações fazem parte do nosso dia a dia e também podem ser usadas para formar o aumentativo e diminutivo. Ao longo deste projeto, vamos explorar de maneira divertida e prática como esses conceitos se aplicam em diferentes contextos. Estão prontos para embarcar nessa aventura linguística?

Contextualização

Vocês já pararam para pensar como a linguagem é poderosa? Ela nos permite expressar nossas ideias, sentimentos e até mesmo influenciar outras pessoas. O aumentativo e diminutivo são ferramentas valiosas que temos em nossa língua para tornar nossas palavras mais ricas e expressivas. Ao entender como eles funcionam, podemos nos comunicar de maneira ainda mais eficaz.

Além disso, o uso correto do aumentativo e diminutivo é muito importante para a nossa escrita. Saber quando usar "inho" ou "ão" pode fazer toda a diferença na hora de escrever uma redação ou um texto. Então, ao final deste projeto, não só estaremos mais familiarizados com esses conceitos, mas também estaremos mais confiantes em nossa habilidade de usar a língua portuguesa de maneira efetiva. Preparados para a jornada? Vamos lá!

Atividade Prática: "Palavras em Ação!"

Objetivo do Projeto

Aprender a formar palavras no aumentativo e diminutivo, compreendendo seu significado e aplicação. Além disso, exercitar habilidades de comunicação, colaboração, pensamento criativo e resolução de problemas.

Descrição do Projeto

Os alunos em seus grupos irão criar uma história em quadrinhos na qual os personagens são palavras no aumentativo e diminutivo. A história deve mostrar situações em que os personagens usam seu "poder" de aumentar ou diminuir para resolver problemas ou ajudar uns aos outros.

Materiais Necessários

  • Papel para a HQ
  • Lápis de cor
  • Canetinhas
  • Tesoura
  • Cola
  • Revistas velhas (para recortar figuras, se desejarem)

Passo a Passo

  1. Formação dos Grupos: Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Brainstorming: Cada grupo deve fazer um brainstorming e decidir quais palavras vão usar como personagens de sua história em quadrinhos. Essas palavras devem ser uma versão no aumentativo e uma no diminutivo. Exemplo: "Flor" e "Florzinha", "Casa" e "Casarão", "Gato" e "Gatinho".

  3. Criação da História: Com as palavras escolhidas, os grupos devem criar uma história em quadrinhos em que os personagens, com seus poderes de aumentar e diminuir, resolvem algum tipo de problema ou situação engraçada. A história deve conter pelo menos 5 quadros.

  4. Desenho e Coloração: Os alunos devem desenhar os personagens e as cenas da história em um papel para HQ. Em seguida, devem colorir os desenhos com lápis de cor ou canetinhas.

  5. Apresentação: Cada grupo deve apresentar sua história em quadrinhos para a turma, explicando o significado das palavras no aumentativo e diminutivo e como elas foram usadas na história.

Formato de Entrega

Os grupos deverão entregar sua HQ juntamente com uma pequena explicação escrita (pode ser feita com a ajuda do professor) sobre as palavras no aumentativo e diminutivo utilizadas e o contexto em que elas foram usadas na história. As apresentações serão feitas ao final da semana, com cada grupo tendo tempo para contar sua história para a turma.

Lembrem-se, o mais importante é se divertir enquanto aprendemos! Estou ansioso para ver as incríveis histórias que vocês irão criar. Boa sorte, pequenos linguistas!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies