Logo da Teachy
Entrar

Projeto: A Jornada dos Sons - Construindo um Telefone de Copo

Avatar padrão

Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

'EF03CI01'

Produção de Som

Contextualização

Olá, pequenos cientistas! Sabe quando você está ouvindo sua música favorita ou quando escuta o som de um carro passando na rua? Já parou para pensar de onde vem esse som e como ele chega até os seus ouvidos?

O som é uma forma de energia, assim como a luz e o calor. Ele é produzido quando algo vibra, criando uma onda sonora que viaja através do ar até que chegue aos nossos ouvidos. Essa onda então vibra o tímpano em nosso ouvido, e nosso cérebro interpreta isso como som.

Introdução

Neste projeto, vamos explorar o reino misterioso e encantador dos sons! Vamos aprender sobre como eles são produzidos, como se propagam e como nós, humanos, os percebemos.

Em primeiro lugar, sabiam que tudo o que temos ao nosso redor é feito de partículas? Até mesmo o ar que respiramos é formado por pequeninas partículas. E para produzir som, precisamos dessas partículas. Quando batemos palmas, por exemplo, as partículas de ar ao redor das nossas mãos começam a vibrar. Essa vibração cria ondas de som que se movem através do ar. E adivinhem só? É assim que conseguimos ouvir o som das palmas!

E não para por aí, o som é capaz de viajar não apenas pelo ar, mas também pela água e pelos sólidos. Isso explica por que ainda podemos ouvir música quando usamos fones de ouvido, mesmo que eles estejam isolando nossos ouvidos do som externo.

Agora, por que isso é importante? Bem, entender como o som é produzido, como se propaga e como o percebemos nos ajuda a entender muitas coisas ao nosso redor. Isso pode nos ajudar a entender, por exemplo, como é possível falar com alguém através do telefone, como um músico toca um instrumento musical e como nossa voz é projetada quando cantamos.

Então, está todo mundo pronto para essa jornada incrível pelo mundo do som? Preparados para se tornarem verdadeiros detetives do som? Vamos nessa!

Atividade Prática: "A Jornada dos Sons"

Título da Atividade:

Construindo um Telefone de Copo

Objetivos do Projeto:

  1. Compreender como o som é produzido, se propaga e como o percebemos.
  2. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas e pensamento criativo.
  3. Praticar o gerenciamento de tempo através do cumprimento de etapas do projeto.

Descrição Detalhada do Projeto:

Neste projeto, os alunos irão construir um telefone de copo para observar, em primeira mão, como o som é produzido e como ele se propaga através de diferentes materiais. Isso os ajudará a entender como as ondas sonoras viajam através do ar, como essas ondas são captadas por nossos ouvidos, e o conceito básico de como os aparelhos sonoros funcionam.

Materiais Necessários:

  1. Dois copos de plástico vazios
  2. Um pedaço de barbante ou fio
  3. Dois clipes de papel
  4. Tesoura (para o uso sob a supervisão de um adulto)

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

Passo 1 – Preparação

Reúnam-se em seus grupos e escolham uma pessoa para fazer anotações e outra para liderar a construção do telefone de copo.

Disponham na mesa todos os materiais necessários.

Passo 2 – Montagem do Telefone

Faça um pequeno furo no fundo de cada um dos copos de plástico. O adulto responsável deve estar por perto para garantir a segurança durante esta etapa.

Passo 3 – Preparando o Fio

Passe o fio pelos furos nos fundos dos copos de plástico. O fio deve ser suficientemente longo para que, quando cada pessoa segura um copo, o fio fique esticado.

Passo 4 – Fixando o Fio

Amarre cada extremidade do fio a um clipe de papel para que o fio não escape do copo. O clipe de papel ficará dentro do copo e o fio sairá pelo orifício no fundo do copo.

Passo 5 – Testando o Telefone de Copo

Agora, é hora de testar seu telefone de copo! Uma pessoa deve falar no copo enquanto a outra coloca o ouvido perto do outro copo. Vejam se conseguem ouvir a voz através do "telefone". Experimentem com o fio mais frouxo e mais esticado e observem as diferenças!

Passo 6 - Share and Reflect

Cada grupo compartilha suas experiências e descobertas. O que vocês notaram? O som foi mais claro quando o fio estava esticado ou solto? Por que vocês acham que isso aconteceu?

Formato de Entrega:

Cada grupo deve apresentar o seu telefone de copo para a turma e explicar como ele funciona. Além disso, cada grupo deve apresentar suas descobertas sobre como o som é produzido e como se propaga. Vocês podem apresentar suas conclusões por meio de um pequeno relatório escrito ou desenho e explicá-lo para a turma.

Lembrem-se: Trabalhar em grupo exige respeito, ouvir as ideias dos outros e compartilhar suas próprias ideias de maneira educada.

Divirtam-se aprendendo sobre o som!


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Manutenção da Saúde Auditiva e Visual | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Viajando pelo Sistema Solar: Compreendendo os Movimentos Cíclicos da Terra e da Lua
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Explorando o Sol: Sua Luz e Calor
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Fases da Mistura | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies