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Projeto: Explorando o Universo do Som

Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

'EF03CI01'

Produção de Som

Contextualização

Olá turma! Preparados para se tornarem exploradores do som? Já pararam para pensar sobre o fascinante universo dos sons que nos rodeiam todos os dias e como esses sons são produzidos e percebidos por nós? Vamos partir juntos nesta jornada de descoberta e desvendar os mistérios por trás da produção do som. No final da nossa aventura, seremos capazes de entender como funciona esse fenômeno fantástico que é essencial para nossa comunicação e interação com o mundo.

O som é uma parte crucial do nosso dia-a-dia. Ele nos permite comunicar, expressar nossas emoções e também nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor. Pense em como é importante para nós ouvir o chilrear dos pássaros, a música de um instrumento ou simplesmente a voz de um amigo. É impressionante perceber como o som está presente em todos os aspectos de nossas vidas.

Introdução

O som é uma onda, mas não uma onda qualquer. Ele é uma onda mecânica, o que significa que precisa de um meio material para se propagar, como o ar, a água ou um pedaço de madeira. Quando batemos palmas, por exemplo, criamos uma perturbação no ar, que é transmitida de partícula para partícula até chegar aos nossos ouvidos. Esse é um dos conceitos-chave que vamos aprender juntos.

Assim como as ondas do mar têm alturas diferentes, o som também tem suas "alturas", que chamamos de frequência. Um som de alta frequência é agudo e um som de baixa frequência é grave. Já perceberam que o miado de um gato é mais agudo que o rugido de um leão? Isso acontece porque a frequência do miado do gato é maior do que a do rugido do leão.

Além disso, o som também tem intensidade, que é o quão forte ou fraco ele é. Um som alto é chamado de forte e um som baixo é chamado de fraco. Você sabia que uma conversa normal tem uma intensidade de cerca de 60 decibéis e que uma banda de rock pode atingir mais de 100 decibéis?

Ao entrarmos no mundo da produção de som, exploraremos esses conceitos e muito mais, através de atividades práticas e divertidas. Estão prontos para essa aventura sonora? Vamos lá!

Atividade Prática

Título da Atividade: Experiências Sonoras

Objetivo do Projeto

Esta atividade irá permitir que os alunos explorem:

  1. Como o som é produzido.
  2. Como se propaga no ar.
  3. Como diferentes materiais podem afetar sua propagação.
  4. Como o som é percebido por nós.

Ao final, os alunos criarão um relatório ilustrado para compartilhar suas descobertas e aprendizados.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos farão uma série de experimentos com diferentes instrumentos musicais caseiros e observarão como o som é produzido e como ele viaja através do ar e de outros materiais. Também vão experimentar sons de diferentes frequências e intensidades.

Este projeto é interdisciplinar, pois envolve conceitos de ciência (fenômeno físico do som) e de música (frequência e intensidade), além de estimular habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.

Materiais Necessários

  1. Copos plásticos
  2. Fios de lã
  3. Balões
  4. Grãos de arroz
  5. Tubos de papel cartão
  6. Folhas de papel branco e lápis coloridos para o relatório ilustrado.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

1. Telefone de Copo

Vamos começar criando um telefone de copo para entender como o som viaja.

Passo 1: Faça um pequeno furo no fundo de dois copos. Passo 2: Passe uma ponta do fio de lã por dentro de um dos copos e amarre um nó grande do lado de fora para o fio não escapar. Passo 3: Repita o processo com o outro copo. Passo 4: Um aluno fala em um copo e o outro escuta no outro copo. O que acontece?

2. Balão de Som

Agora vamos ver como diferentes materiais afetam o som.

Passo 1: Encha um balão e segure perto do ouvido. Passo 2: Peça para um colega bater palmas perto do balão. O que você sentiu?

3. Arroz Dançante

Vamos observar como o som faz coisas se moverem.

Passo 1: Encha um balão e coloque um pouco de arroz em cima dele. Passo 2: Fale ou cante perto do balão. O que acontece com o arroz?

4. Som Grave e Agudo

Vamos descobrir a diferença entre sons graves e agudos.

Passo 1: Faça dois tubos de papel cartão, um mais longo e outro mais curto. Passo 2: Bata em cada tubo e observe o som produzido. Qual é mais grave e qual é mais agudo?

Após realizar todas as atividades, os alunos devem trabalhar em grupo para elaborar um relatório ilustrado sobre as experiências, descrevendo o que aprenderam sobre a produção, a propagação e a percepção do som. Cada grupo deverá apresentar seu relatório para o restante da turma.

Boa diversão e boas descobertas, exploradores do som!


Iara Tip

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