Objetivos
- 🎯 Ao final deste projeto, você será capaz de explicar como o som é produzido e como viaja através do ar e outros meios!
- 🎯 Compreenderá como nossos ouvidos captam e interpretam os sons, incluindo a direção e a distância de onde vêm.
- 🎯 Desenvolver habilidades práticas ao construir instrumentos musicais simples que ajudarão a demonstrar os princípios de produção de som.
Curiosidades
1. Você sabia que o som é uma forma de onda que se propaga no ar? Isso mesmo, ele se move em ondas, como as ondas no mar!
2. Os elefantes podem produzir sons tão graves que estão abaixo do alcance da audição humana, mas os seus amigos elefantes conseguem ouvir perfeitamente! 🐘👂
3. O som mais alto já registrado é o de uma erupção vulcânica, que pode chegar a 180 decibéis. Isso é mais alto que um concerto de rock!
Contextualização
Imagine um mundo sem som. Não seria tão divertido, certo? Desde o canto dos pássaros até a música que você adora, o som é uma parte essencial da experiência humana. Mas como exatamente ele funciona? 🤔 O som é resultado de vibrações que são percebidas pelo nosso ouvido e transformadas em sinais que o cérebro interpreta. Essas vibrações podem vir de muitos lugares, como instrumentos musicais, vozes humanas ou mesmo de objetos batendo uns nos outros.
Além de ser uma forma de comunicação, o som também desempenha um papel crucial em nossa segurança. Alarmes, sirenes e até mesmo o som de um carro se aproximando nos permitem reagir a situações de perigo. Aprender sobre som não é apenas interessante, mas também prático e importante para nossa vida diária.
Este projeto vai te levar a uma jornada pelo mundo do som, desde sua criação até como ele é percebido por nós. Você vai construir seus próprios instrumentos, explorar como o som se move através de diferentes materiais e descobrir algumas das curiosidades mais incríveis sobre o mundo sonoro à nossa volta. Está preparado para essa aventura acústica? 🎶👂
Atividade 1: Construa seu Próprio Telefone de Copo
Descrição
Nesta atividade, você vai explorar como o som pode ser transmitido através de diferentes meios, construindo um telefone de copo! Este experimento simples e divertido ajudará você a entender melhor como as ondas sonoras viajam e como os diferentes materiais podem afetar a transmissão do som. Você usará apenas dois copos plásticos e um pedaço de fio para criar um dispositivo que permite conversar com alguém a uma distância considerável, apenas usando o som da sua voz. Prepare-se para surpreender-se com o poder do som e a física por trás de como ele se move no ar e em outros materiais!
Materiais Necessários
- 2 copos plásticos pequenos
- 1 pedaço de fio de algodão ou nylon (aproximadamente 3 metros)
- Tesoura
- Papel para anotações
Passo a Passo
- Corte um pedaço de fio de aproximadamente 3 metros.
- Passe uma das extremidades do fio por um dos copos. Deixe uma pequena parte do fio sobressair para que possa ser amarrado e seguro.
- Faça um pequeno nó na parte de dentro do copo para que o fio não escape.
- Passe o outro extremo do fio pelo fundo do outro copo e faça um nó para fixá-lo no lugar.
- Peça a um colega para segurar um copo em um extremo do fio e leve o outro copo para o outro extremo, mantendo o fio esticado.
- Fale suavemente no fundo de um copo e coloque a boca perto do fundo, enquanto o seu colega escuta no outro copo.
O Que Você Deve Entregar?
Após a construção do seu telefone de copo e a realização dos testes de transmissão, você deverá entregar um relatório de experimento. O relatório deve conter: uma introdução sobre como o som viaja, uma descrição detalhada do seu experimento, incluindo materiais usados e procedimento, e uma conclusão que explique se o som foi ou não transmitido com sucesso e por quê. Inclua desenhos ou fotos do seu telefone de copo em ação, se possível, para ilustrar seu experimento.
Atividade 2: Construindo Um Xilofone de Água
Descrição
Prepare-se para mergulhar no mundo dos sons com esta atividade super divertida e educativa! Neste projeto, você vai construir um xilofone de água, um instrumento musical que utiliza diferentes níveis de água em copos para produzir diferentes tons. Este experimento não só te ensinará sobre a produção de som, mas também sobre a influência de variáveis como a quantidade de água no som produzido. Você vai explorar como a frequência dos sons muda de acordo com a quantidade de água nos copos, e como isso afeta a percepção auditiva. Além disso, você terá a oportunidade de exercitar suas habilidades de medição e observação ao ajustar os níveis de água para obter diferentes notas musicais.
Materiais Necessários
- 6 copos transparentes
- Água
- Colher
- Corante alimentício (opcional)
- Caneta ou marcador
- Papel e lápis para anotações
- Cronômetro (pode ser o do celular)
Passo a Passo
- Encha os seis copos com água em diferentes níveis. Use a caneta ou marcador para marcar no copo os níveis de água que correspondem a cada nota (você pode usar uma escala musical para ajudar).
- Se desejar, adicione corante alimentício a cada copo para diferenciar visualmente os tons.
- Use a colher para tocar suavemente na borda de cada copo e observe as diferenças de som. Anote quais notas cada nível de água produz.
- Utilize o cronômetro para medir a duração do som de cada copo quando tocado. Isso pode ajudar a entender como a quantidade de água afeta a ressonância.
- Experimente misturar diferentes níveis de água e observe como isso altera os sons produzidos.
O Que Você Deve Entregar?
Após construir e testar o seu xilofone de água, você deverá criar um quadro comparativo das notas musicais produzidas pelos diferentes níveis de água nos copos. Inclua uma tabela com os níveis de água (medidos em ml) e as notas correspondentes. Além disso, descreva em um parágrafo como a mudança na quantidade de água afetou a tonalidade dos sons. Se possível, grave um vídeo demonstrando o seu xilofone de água em ação e compartilhe com a turma!
Atividade 3: Caça ao Tesouro Sonoro
Descrição
Prepare-se para uma aventura sensorial com a 'Caça ao Tesouro Sonoro'! Nesta atividade, você vai explorar o mundo ao seu redor de uma maneira totalmente nova, usando seus ouvidos como guia. O objetivo é identificar e registrar diferentes fontes de som em seu ambiente, entendendo como cada uma delas é produzida e como chega aos seus ouvidos. Você irá descobrir que o som está em todos os lugares, desde os passos que você dá até os pássaros cantando nas árvores. Através desta atividade, você vai aprimorar sua percepção auditiva e compreender melhor a propagação e percepção do som no dia a dia.
Materiais Necessários
- Caderno ou folhas de papel para anotações
- Lápis ou caneta
- Cronômetro (pode ser o do celular)
- Gravador de som (opcional, pode ser o gravador do celular)
- Mapa do ambiente onde realizará a caça ao tesouro
Passo a Passo
- Escolha um ambiente ao ar livre, como um parque, ou um ambiente controlado, como uma sala de aula.
- Utilize o mapa para marcar os locais onde você acha que pode encontrar diferentes fontes de som.
- Inicie a caça ao tesouro, caminhando lentamente e observando os sons ao seu redor.
- Quando ouvir um som interessante, pare e faça anotações no seu caderno: o que você ouviu, de onde veio o som, como acha que ele foi produzido?
- Use o cronômetro para registrar o tempo que o som dura e tente identificar variações no som durante esse tempo.
- Se possível, use o gravador de som para capturar o som e comparar com suas anotações mais tarde.
- Após explorar o ambiente, sente-se e analise suas anotações, preenchendo o 'Mapa de Sons'.
- Elabore o relatório final, discutindo suas descobertas e o que aprendeu com a atividade.
O Que Você Deve Entregar?
Você deve criar um 'Mapa de Sons' do seu ambiente, onde cada ponto no mapa representa uma fonte diferente de som. Anote ao lado de cada ponto no mapa a descrição da fonte de som, como ela é produzida e como você a percebeu. Inclua desenhos ou fotos se possível. Além disso, prepare um pequeno relatório descrevendo a experiência de caça ao tesouro, as dificuldades encontradas e o que aprendeu sobre a propagação e percepção do som.