Entrar

Projeto: Nossa Ciranda e Corda: Dançando, Pulando e Aprendendo Juntos!

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF01'

Brincadeiras e Jogos: Ciranda e Corda

Contextualização

Olá, turminha! Vocês sabiam que, além de ser muito divertido, brincar e jogar são atividades que nos ajudam a aprender muitas coisas? Isso mesmo! E é por isso que a Educação Física é uma disciplina tão importante para o nosso desenvolvimento.

Neste projeto, vamos conhecer e explorar duas brincadeiras muito famosas e divertidas: a Ciranda e a Corda. A Ciranda é uma roda de dança onde todos se unem e se movimentam juntos, enquanto a Corda é um jogo que envolve pular sobre uma corda que está sendo girada. Além de serem atividades físicas que trabalham o nosso corpo, elas também nos ensinam a colaborar, a respeitar o espaço do outro, a ter equilíbrio e a coordenar nossos movimentos.

Introdução

Ciranda

A Ciranda é uma dança que faz parte da cultura popular brasileira, mas vocês sabiam que ela também é praticada em outros países? Pois é! Nela, as pessoas formam uma grande roda e vão se movimentando ao som de uma música. Dentro da Ciranda, nós aprendemos a respeitar o espaço do outro, a seguir o ritmo da música, a nos movimentar de forma coordenada e a trabalhar em equipe. Além de tudo isso, é uma atividade muito divertida!

Corda

Agora, falando sobre a Corda, vocês já brincaram de pular corda? Essa é uma brincadeira muito comum, não é mesmo? Ela pode ser individual, quando brincamos sozinhos, ou coletiva, quando brincamos com um grupo de amigos. Pular corda é uma atividade que nos ajuda a desenvolver o nosso condicionamento físico, a nossa coordenação motora e o nosso equilíbrio. E o mais legal é que podemos inventar muitas variações dessa brincadeira, colocando desafios para nós mesmos e para os nossos amigos.

A importância de Brincadeiras e Jogos

Vocês já pararam para pensar por que é tão importante brincar e jogar? Através das brincadeiras e dos jogos, nós aprendemos sobre o nosso corpo, sobre o nosso ambiente e sobre como nos relacionamos com as outras pessoas. Além disso, eles ajudam a desenvolver habilidades como a coordenação motora, o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas, a competitividade saudável e a socialização.

Então, estão prontos para embarcar nessa aventura de aprender brincando? Vamos lá!

Atividade Prática

Título da Atividade: "Nossa Ciranda e Corda: Dançando, Pulando e Aprendendo Juntos!"

Objetivo do Projeto

  1. Conhecer, compreender e praticar a Ciranda e a Corda como brincadeiras e jogos cooperativos que promovem a socialização, o respeito, a coordenação motora e o condicionamento físico.

  2. Desenvolver habilidades socioemocionais como a colaboração, a comunicação, a resolução de problemas e o gerenciamento do tempo.

  3. Aprender sobre a cultura popular brasileira, mais especificamente sobre a Ciranda.

Descrição Detalhada do Projeto

Neste projeto, a turma será dividida em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo terá que criar uma Ciranda e um Jogo de Corda. Depois, os grupos irão apresentar suas criações para a turma. A ideia é que os alunos não só se divirtam, mas também aprendam a importância de colaborar, respeitar o espaço do outro e coordenar seus movimentos. Além disso, eles irão aprender sobre a Ciranda, uma dança que faz parte da cultura popular brasileira.

Materiais Necessários

  1. Espaço amplo para a realização das atividades (pátio, quadra, sala de aula, etc.).

  2. Rádio, caixa de som ou qualquer outro objeto que possa reproduzir músicas.

  3. Cordas.

  4. Materiais diversos para enfeitar a Ciranda e a Corda (papel, caneta, lápis de cor, giz de cera, tecidos, fitas, etc.).

  5. Lista de músicas típicas de Ciranda (que pode ser feita pelo professor ou pelos próprios alunos, com a ajuda das famílias).

Passo a Passo

Fase 1: Conhecendo as Brincadeiras

  1. O professor irá apresentar para a turma as brincadeiras da Ciranda e da Corda. Ele poderá explicar as regras, a forma de jogar, os objetivos e as habilidades físicas e sociais que são desenvolvidas com cada uma delas.

  2. Os alunos terão um tempo para praticar as brincadeiras, sempre com a supervisão do professor. Esta é uma etapa importante, pois os alunos precisam compreender bem as brincadeiras para poderem criar suas versões.

Fase 2: Criando a Ciranda e a Corda

  1. Os grupos de alunos irão se reunir e discutir sobre como será a sua Ciranda e o seu Jogo de Corda. Eles deverão pensar em regras, em como será a dança da Ciranda, em como será o Jogo de Corda, etc.

  2. Depois, eles irão começar a confeccionar a Ciranda e a Corda. Eles podem utilizar os materiais que o professor disponibilizou para enfeitar a Ciranda e a Corda.

  3. Durante esta fase, é muito importante que os alunos trabalhem em equipe, respeitando as ideias de todos do grupo, colaborando uns com os outros e resolvendo os problemas que forem surgindo.

Fase 3: Praticando e Aperfeiçoando

  1. Após a criação, os grupos terão tempo para praticar a Ciranda e o Jogo de Corda. O professor deverá acompanhar e orientar as práticas.

  2. Durante esta etapa, é importante que os alunos sejam incentivados a refletir sobre o que estão aprendendo com as brincadeiras, sobre as habilidades que estão desenvolvendo, sobre como estão se sentindo ao trabalhar em equipe, etc.

Fase 4: Apresentação dos Trabalhos

  1. Por fim, os grupos irão apresentar para a turma a sua Ciranda e o seu Jogo de Corda. Eles poderão dançar a Ciranda, pular a Corda e explicar para a turma as regras que criaram.

  2. Após as apresentações, o professor irá promover uma discussão com a turma sobre as atividades, sobre o que eles aprenderam, sobre as dificuldades que tiveram e como as superaram, sobre as emoções que sentiram, etc.

Formato de Entrega

Cada grupo deverá apresentar a sua Ciranda e o seu Jogo de Corda para a turma, realizando a dança da Ciranda e o Jogo de Corda, explicando as regras e as dificuldades que encontraram durante o processo. Além disso, cada grupo deverá entregar um relatório escrito, feito pelo grupo, contando sobre a experiência, sobre o que aprenderam e sobre as emoções que sentiram. O relatório deverá ser entregue ao professor no final da atividade.

Lembrem-se: o mais importante é se divertir, aprender e respeitar o espaço do outro!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies