Contextualização
Olá, turminha! Vocês sabiam que, além de ser muito divertido, brincar e jogar são atividades que nos ajudam a aprender muitas coisas? Isso mesmo! E é por isso que a Educação Física é uma disciplina tão importante para o nosso desenvolvimento.
Neste projeto, vamos conhecer e explorar duas brincadeiras muito famosas e divertidas: a Ciranda e a Corda. A Ciranda é uma roda de dança onde todos se unem e se movimentam juntos, enquanto a Corda é um jogo que envolve pular sobre uma corda que está sendo girada. Além de serem atividades físicas que trabalham o nosso corpo, elas também nos ensinam a colaborar, a respeitar o espaço do outro, a ter equilíbrio e a coordenar nossos movimentos.
Introdução
Ciranda
A Ciranda é uma dança que faz parte da cultura popular brasileira, mas vocês sabiam que ela também é praticada em outros países? Pois é! Nela, as pessoas formam uma grande roda e vão se movimentando ao som de uma música. Dentro da Ciranda, nós aprendemos a respeitar o espaço do outro, a seguir o ritmo da música, a nos movimentar de forma coordenada e a trabalhar em equipe. Além de tudo isso, é uma atividade muito divertida!
Corda
Agora, falando sobre a Corda, vocês já brincaram de pular corda? Essa é uma brincadeira muito comum, não é mesmo? Ela pode ser individual, quando brincamos sozinhos, ou coletiva, quando brincamos com um grupo de amigos. Pular corda é uma atividade que nos ajuda a desenvolver o nosso condicionamento físico, a nossa coordenação motora e o nosso equilíbrio. E o mais legal é que podemos inventar muitas variações dessa brincadeira, colocando desafios para nós mesmos e para os nossos amigos.
A importância de Brincadeiras e Jogos
Vocês já pararam para pensar por que é tão importante brincar e jogar? Através das brincadeiras e dos jogos, nós aprendemos sobre o nosso corpo, sobre o nosso ambiente e sobre como nos relacionamos com as outras pessoas. Além disso, eles ajudam a desenvolver habilidades como a coordenação motora, o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas, a competitividade saudável e a socialização.
Então, estão prontos para embarcar nessa aventura de aprender brincando? Vamos lá!
Atividade Prática
Título da Atividade: "Nossa Ciranda e Corda: Dançando, Pulando e Aprendendo Juntos!"
Objetivo do Projeto
-
Conhecer, compreender e praticar a Ciranda e a Corda como brincadeiras e jogos cooperativos que promovem a socialização, o respeito, a coordenação motora e o condicionamento físico.
-
Desenvolver habilidades socioemocionais como a colaboração, a comunicação, a resolução de problemas e o gerenciamento do tempo.
-
Aprender sobre a cultura popular brasileira, mais especificamente sobre a Ciranda.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, a turma será dividida em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo terá que criar uma Ciranda e um Jogo de Corda. Depois, os grupos irão apresentar suas criações para a turma. A ideia é que os alunos não só se divirtam, mas também aprendam a importância de colaborar, respeitar o espaço do outro e coordenar seus movimentos. Além disso, eles irão aprender sobre a Ciranda, uma dança que faz parte da cultura popular brasileira.
Materiais Necessários
-
Espaço amplo para a realização das atividades (pátio, quadra, sala de aula, etc.).
-
Rádio, caixa de som ou qualquer outro objeto que possa reproduzir músicas.
-
Cordas.
-
Materiais diversos para enfeitar a Ciranda e a Corda (papel, caneta, lápis de cor, giz de cera, tecidos, fitas, etc.).
-
Lista de músicas típicas de Ciranda (que pode ser feita pelo professor ou pelos próprios alunos, com a ajuda das famílias).
Passo a Passo
Fase 1: Conhecendo as Brincadeiras
-
O professor irá apresentar para a turma as brincadeiras da Ciranda e da Corda. Ele poderá explicar as regras, a forma de jogar, os objetivos e as habilidades físicas e sociais que são desenvolvidas com cada uma delas.
-
Os alunos terão um tempo para praticar as brincadeiras, sempre com a supervisão do professor. Esta é uma etapa importante, pois os alunos precisam compreender bem as brincadeiras para poderem criar suas versões.
Fase 2: Criando a Ciranda e a Corda
-
Os grupos de alunos irão se reunir e discutir sobre como será a sua Ciranda e o seu Jogo de Corda. Eles deverão pensar em regras, em como será a dança da Ciranda, em como será o Jogo de Corda, etc.
-
Depois, eles irão começar a confeccionar a Ciranda e a Corda. Eles podem utilizar os materiais que o professor disponibilizou para enfeitar a Ciranda e a Corda.
-
Durante esta fase, é muito importante que os alunos trabalhem em equipe, respeitando as ideias de todos do grupo, colaborando uns com os outros e resolvendo os problemas que forem surgindo.
Fase 3: Praticando e Aperfeiçoando
-
Após a criação, os grupos terão tempo para praticar a Ciranda e o Jogo de Corda. O professor deverá acompanhar e orientar as práticas.
-
Durante esta etapa, é importante que os alunos sejam incentivados a refletir sobre o que estão aprendendo com as brincadeiras, sobre as habilidades que estão desenvolvendo, sobre como estão se sentindo ao trabalhar em equipe, etc.
Fase 4: Apresentação dos Trabalhos
-
Por fim, os grupos irão apresentar para a turma a sua Ciranda e o seu Jogo de Corda. Eles poderão dançar a Ciranda, pular a Corda e explicar para a turma as regras que criaram.
-
Após as apresentações, o professor irá promover uma discussão com a turma sobre as atividades, sobre o que eles aprenderam, sobre as dificuldades que tiveram e como as superaram, sobre as emoções que sentiram, etc.
Formato de Entrega
Cada grupo deverá apresentar a sua Ciranda e o seu Jogo de Corda para a turma, realizando a dança da Ciranda e o Jogo de Corda, explicando as regras e as dificuldades que encontraram durante o processo. Além disso, cada grupo deverá entregar um relatório escrito, feito pelo grupo, contando sobre a experiência, sobre o que aprenderam e sobre as emoções que sentiram. O relatório deverá ser entregue ao professor no final da atividade.
Lembrem-se: o mais importante é se divertir, aprender e respeitar o espaço do outro!