Entrar

Projeto: Vivendo no Campo e na Cidade: Ontem e Hoje

História

Original Teachy

'EF03HI08'

Mudança na Vida no Campo e na Cidade

Contextualização

Olá, jovens historiadores! Nosso novo projeto nos levará a uma viagem fascinante, onde exploraremos a "Mudança na Vida no Campo e na Cidade". Mas, antes de começarmos, vocês já pararam para pensar em como é viver no campo e na cidade? Quais as diferenças e semelhanças entre as duas?

Viver no campo é sinônimo de contato próximo com a natureza, ar puro, espaços amplos, plantações e animais. Na cidade, por outro lado, a vida é agitada, com muitas pessoas, prédios, trânsito e uma infinidade de serviços e comércios. Embora diferentes, tanto o campo quanto a cidade têm um valor enorme na história e no desenvolvimento das sociedades.

Introdução

Agora, vamos voltar no tempo e descobrir como a vida no campo e na cidade mudou ao longo da história. No início, a humanidade vivia principalmente no campo, caçando, coletando frutas e cultivando pequenas áreas. Com o tempo, as cidades começaram a surgir, concentrando as pessoas em um só lugar e trazendo grandes avanços, como a escrita, a arte, o comércio e a política.

Ao longo dos séculos, as cidades cresceram e se tornaram centros de poder e inovação, mas não sem consequências. A urbanização trouxe novas formas de vida, mas também desafios, como a poluição, a pobreza e a desigualdade. Enquanto isso, o campo passou por transformações também, com a agricultura se tornando mais eficiente e os modos de vida se modernizando.

Essas mudanças não aconteceram de uma hora para outra, mas sim ao longo de muitos anos, através de eventos e tecnologias que transformaram a maneira como vivemos. Para entender melhor essas transformações, vamos investigar juntos alguns momentos-chave na história do campo e da cidade, e como eles moldaram o mundo em que vivemos hoje.

Preparados para essa incrível viagem pela história do campo e da cidade? Vamos juntos nessa aventura!

Atividade Prática

Título da Atividade: "Vivendo no Campo e na Cidade: Ontem e Hoje"

Objetivo do Projeto

Descobrir e refletir sobre as mudanças que ocorreram na vida no campo e na cidade ao longo da história, bem como as semelhanças e diferenças entre o passado e o presente. Além disso, aprender sobre o valor e os desafios de viver em cada um desses ambientes.

Descrição Detalhada do Projeto

Neste projeto, os grupos vão realizar uma pesquisa, criar um painel comparativo e apresentar suas descobertas para a turma. Cada grupo será responsável por escolher um período histórico (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna ou Idade Contemporânea) e investigar como era a vida no campo e na cidade naquela época. Depois, eles vão comparar essas descobertas com a vida no campo e na cidade nos dias de hoje.

Materiais Necessários

  • Livros didáticos de História
  • Acesso à internet
  • Papel cartão ou cartolina
  • Canetas coloridas
  • Revistas velhas
  • Tesoura sem ponta
  • Cola
  • Dicionário (opcional)

Passo a Passo

  1. Formar os Grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo escolherá um líder e um secretário, que serão responsáveis por organizar as tarefas e anotar as informações coletadas.

  2. Escolher o Período Histórico: Cada grupo deve escolher um dos períodos da história (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna ou Idade Contemporânea).

  3. Pesquisar: Os alunos devem pesquisar como era a vida no campo e na cidade naquele período. Eles podem usar os livros didáticos de história, a internet e, se possível, até mesmo entrevistar pessoas mais velhas para saber mais informações.

  4. Criar o Painel Comparativo: Com as informações coletadas, os grupos devem criar um painel comparativo que mostre as diferenças e semelhanças entre a vida no campo e na cidade naquele período histórico e nos dias de hoje. Eles podem usar desenhos, recortes de revistas, fotos impressas da internet e textos curtos para ilustrar suas descobertas.

  5. Preparar a Apresentação: Depois de criar o painel, os alunos devem preparar uma apresentação para a turma. Durante a apresentação, eles devem explicar o que descobriram, mostrar as imagens do painel e responder a eventuais perguntas dos colegas.

  6. Apresentar para a Turma: No dia marcado, cada grupo apresentará o seu painel e suas descobertas para a turma. O líder do grupo deve garantir que todos os membros participem da apresentação.

Lembrem-se, turma, de trabalhar em equipe, respeitar as ideias dos colegas e se divertir durante o projeto!

Formato de Entrega

A entrega do projeto será feita através da apresentação do painel para a turma. Além disso, o líder do grupo deve entregar para o professor um resumo escrito das descobertas do grupo, indicando as fontes de pesquisa utilizadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies