Entrar

Projeto: O Desafio do Relógio - Aprendendo a Ler as Horas com Diversão e Criatividade

Matemática

Original Teachy

'EF03MA22'

Leitura de Relógios

Contextualização

Introdução

Vocês já pararam para pensar sobre o quão incríveis são os relógios? Esses pequenos aparelhos nos ajudam a organizar nossos dias, a chegar na hora certa para a escola, a ter tempo para brincar, estudar, comer e dormir. E vocês sabiam que a leitura de relógios também é uma habilidade matemática muito importante?

Leitura de relógio é uma habilidade que todos nós precisamos aprender. Afinal, já imaginou se não soubéssemos a hora certa de acordar, de ir para a escola, de almoçar, de fazer os deveres e de dormir? Seria um verdadeiro caos, não é mesmo?

Aplicação prática

A leitura de relógios é uma habilidade que usamos todos os dias, mas nem sempre percebemos isso. Quando jogamos um jogo de tabuleiro, por exemplo, precisamos saber a hora para saber se já está na hora de começar o jogo ou se ainda temos tempo para fazer outras coisas antes. Quando assistimos a um programa de televisão, precisamos saber a hora para não perder o início do nosso programa favorito. E quando saímos para brincar ou fazer alguma atividade, também precisamos saber a hora para não chegar atrasados.

Agora, vocês podem imaginar como seria se não soubéssemos ler a hora em um relógio? Seria muito difícil se organizar, não é mesmo? Por isso, é tão importante aprendermos sobre a leitura de relógios. Ela nos ajuda a organizar nosso tempo, a chegar na hora certa para as coisas e também a entender melhor o mundo ao nosso redor.

Atividade Prática

Título da atividade: "O Desafio do Relógio"

Objetivo do projeto

  1. Desenvolver a habilidade de leitura de relógios analógicos.
  2. Praticar a resolução de problemas matemáticos envolvendo operações básicas (adição e subtração).
  3. Estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a comunicação.

Descrição do projeto

Neste projeto, vocês irão criar um jogo de tabuleiro baseado na leitura de relógios. O objetivo do jogo é avançar pelo tabuleiro respondendo corretamente perguntas sobre a hora mostrada em relógios analógicos. Vocês vão precisar usar o que aprenderam sobre leitura de relógios e também sobre adição e subtração.

Materiais necessários

  1. Cartolina ou papelão para criar o tabuleiro de jogo;
  2. Canetas coloridas, lápis de cor ou giz de cera para decorar o tabuleiro;
  3. Tesoura sem ponta;
  4. Dados (vocês podem fazer um dado de papel se não tiverem um);
  5. Papel e caneta para anotar as respostas;
  6. Relógios analógicos (pode ser desenhado em papel e com ponteiros móveis).

Passo a passo

  1. Formação dos grupos: Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo irá criar o seu próprio jogo de tabuleiro.

  2. Criação do tabuleiro: Desenhem um tabuleiro de jogo na cartolina ou papelão. Usem a criatividade para escolher o tema do jogo e para decorar o tabuleiro.

  3. Definição das regras: Juntos, decidam as regras do jogo. Como os jogadores vão avançar pelo tabuleiro? O que acontece quando caem em determinadas casas? Como serão as perguntas sobre leitura de relógios?

  4. Preparação das perguntas: Cada grupo deve criar pelo menos 20 perguntas sobre leitura de relógios. As perguntas devem ser de níveis diferentes, algumas mais fáceis e outras mais difíceis. Lembrem-se de incluir perguntas que envolvam adição e subtração de horas.

  5. Montagem do relógio: Vocês irão desenhar e recortar relógios em papel. Os relógios devem ter ponteiros móveis para que possam mostrar diferentes horas. Preparem pelo menos 10 relógios.

  6. Finalização do jogo: Após criarem todas as partes do jogo, montem-no e revisem as regras para ter certeza de que todos entenderão como jogar.

  7. Teste e ajustes: Realizem um teste do jogo entre os membros do grupo. Se algo não estiver claro ou se o jogo não estiver funcionando como o esperado, façam os ajustes necessários.

  8. Apresentação do projeto: Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Durante a apresentação, expliquem as regras, mostrem como jogar e desafiem os colegas a jogarem o jogo que criaram.

Lembrem-se, a leitura de relógios é uma habilidade importante que usamos todos os dias. Por isso, divirtam-se enquanto aprendem!

Formato de entrega

O projeto será entregue através da apresentação do jogo para a turma. Os alunos deverão demonstrar como jogar, explicando as regras e desafiando os colegas a jogarem o jogo que criaram. Os alunos também devem entregar as perguntas preparadas, os relógios desenhados e o tabuleiro de jogo.

Além disso, cada grupo deve escrever um pequeno relatório descrevendo o processo de criação do jogo, as dificuldades encontradas e como foram superadas, e o que aprenderam sobre leitura de relógio e matemática durante o projeto. Este relatório deve ser entregue juntamente com os materiais do jogo.

Lembrem-se, o mais importante é se divertir enquanto aprendem!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies