Entrar

Projeto: A Jornada do Leitor: Explorando o Universo da Leitura

Português

Original Teachy

'EF35LP21'

Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas.

Contextualização

Olá, turminha! Hoje, embarcaremos em uma jornada incrível para entendermos mais sobre a "Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas". Mas, por que isso é importante? Bem, entender o que é ser um leitor e como nos tornamos leitores é como desvendar os segredos de um superpoder! A leitura é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a entender o mundo, a expressar nossas ideias e emoções e a nos conectar com outras pessoas. Ela é como uma chave que abre infinitas portas para a imaginação, o conhecimento e o crescimento pessoal.

Introdução

Agora, vamos pensar juntos: como é que nos tornamos leitores? Será que alguém nos ensina a ler, assim como se ensina a andar de bicicleta? Ou será que é algo que aprendemos sozinhos? Na verdade, a formação do leitor é um processo muito complexo, que envolve diversos fatores.

Primeiro, temos a questão do acesso aos livros. Para nos tornarmos leitores, precisamos ter livros por perto, seja em casa, na escola ou na biblioteca. Além disso, é importante que esses livros sejam adequados à nossa idade e interesses.

Segundo, temos a importância do exemplo. Quando vemos outras pessoas lendo e gostando de ler, isso nos inspira a fazer o mesmo.

E, por último, temos a prática. Quanto mais lemos, melhor nos tornamos na leitura. É como se fosse um músculo que precisa ser exercitado regularmente.

A Importância do Projeto

Agora, vocês devem estar se perguntando: "Por que estamos aprendendo tudo isso?". Bem, entender como nos tornamos leitores é fundamental para que possamos nos tornar leitores melhores e mais conscientes. Além disso, a leitura tem um papel muito importante em todas as áreas do conhecimento. Ela nos ajuda a aprender sobre história, ciências, matemática e até mesmo sobre nós mesmos.

Este projeto, que é um desafio para vocês, vai nos permitir aprofundar nosso conhecimento sobre a formação do leitor e, ao mesmo tempo, nos tornar leitores mais habilidosos e conscientes. Vocês terão a oportunidade de explorar diferentes tipos de leitura, desde livros de ficção e não-ficção até histórias em quadrinhos, revistas e até mesmo sites na internet. Além disso, ao trabalhar em grupo, vocês vão poder compartilhar ideias, aprender uns com os outros e, é claro, se divertir muito! Então, estão prontos para o desafio? Vamos nessa!

Atividade Prática: "A Jornada do Leitor"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo principal permitir que os alunos, em grupos, observem e pesquisem sobre suas próprias práticas de leitura e formação de leitor, criando um relato reflexivo e criativo. A atividade desenvolverá habilidades como a leitura, a escrita, a pesquisa, o trabalho em equipe e a reflexão crítica.

Descrição do Projeto

Os grupos deverão documentar suas práticas de leitura, desde a escolha do livro, a forma como leem, até as reflexões que têm durante e após a leitura. Eles irão desenvolver um "Diário de Leitura", onde irão registrar suas experiências, pensamentos e sentimentos.

Materiais Necessários

  1. Caderno ou folhas de papel para o "Diário de Leitura".
  2. Lápis, caneta, borracha.
  3. Livros, revistas, histórias em quadrinhos, sites, etc. para leitura.
  4. Acesso à internet para pesquisa (se disponível).

Passo a Passo do Projeto

Passo 1: Escolha do Livro

Cada grupo deverá escolher um livro para ler durante o projeto. Pode ser um livro de história, contos de fadas, uma revista em quadrinhos, um livro de ciências, etc. O importante é que seja um livro que todos do grupo se interessem.

Passo 2: Leitura do Livro

Após a escolha do livro, o grupo deverá começar a leitura. Cada membro do grupo deve ler o livro, mesmo que em ritmos diferentes.

Passo 3: Documentação da Leitura

Enquanto lêem, os alunos devem registrar no "Diário de Leitura" as seguintes informações:

  • Título do livro e autor.
  • Por que escolheram este livro?
  • Como se sentem durante a leitura? Alegres, tristes, surpresos?
  • O que estão aprendendo com a leitura?
  • Alguma parte do livro chamou a atenção? Por quê?
  • Há personagens com os quais se identificam? Quais características eles têm?
  • Se a leitura estiver difícil, o que estão fazendo para entender melhor?

Passo 4: Discussão em Grupo

Após a leitura, o grupo deve se reunir para discutir o livro.

  • O que mais gostaram no livro? Por quê?
  • Alguma coisa no livro não gostaram? Por quê?
  • O que aprenderam com a leitura?
  • O livro mudou de alguma forma a maneira como veem o mundo?

Passo 5: Criação do Relato

Com base nas discussões e nos registros do "Diário de Leitura", o grupo deverá criar um relato, de forma livre, sobre a experiência de leitura. O relato pode ser um texto, uma história em quadrinhos, uma apresentação de slides, um vídeo, uma peça de teatro, etc. Utilizem a criatividade!

Passo 6: Apresentação do Relato

Por fim, cada grupo deverá apresentar o seu relato para a turma. Durante a apresentação, o grupo poderá compartilhar as reflexões que fizeram durante o projeto e o que aprenderam sobre a formação do leitor.

Lembrem-se, o mais importante não é a nota que vão receber, mas sim o que vão aprender e a diversão que terão durante essa jornada. Boa leitura e boa viagem na "Jornada do Leitor"!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies