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Projeto: Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas. | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF35LP21'

Formação do Leitor: Relatos de Observações e Pesquisas.

Objetivos

- Compreender o que são relatos de observações e pesquisas.

- Ler e compreender relatos de observações e pesquisas de forma autônoma.

- Desenvolver a capacidade de análise crítica de relatos de observações e pesquisas.

- Estimular o interesse pela investigação e pesquisa através de métodos de observação.

Você Sabia?

1.  Sabia que a primeira foto tirada em Marte foi em 1976? E que até hoje é uma das melhores imagens interplanetárias que temos?

2.  Já pensou que às vezes um simples pássaro pode ser um ótimo objeto de estudo? O pombo-correio foi super importante como mensageiro em tempos de guerra!

3.  Se você acha que folha seca é só pra juntar no quintal, saiba que elas estão cheias de histórias! Um estudo poderia revelar muito sobre a vida das plantas e do solo!

Contextualizando

Ei!  Prontos para uma mega aventura? Preparar, apontar... Pesquisar!  Imagina só mergulhar em uma expedição até Marte, montar o diário de um cientista com postagens no Instagram ou até mesmo caçar relatos digitais de forma interativa! Parece incrível, né? Mas antes de tudo, vamos entender por que isso é tão importante. 

Os relatos de observações e pesquisas são como diários de cientistas e exploradores, registrando aquilo que eles descobriram.  Imagine só, se ninguém tivesse registrado a primeira viagem de Cristóvão Colombo, como saberíamos que ele não foi parar em Marte por engano?  Brincadeiras à parte, esses relatos nos ajudam a avançar a ciência, entender o passado e até mesmo resolver problemas do cotidiano!  Não é pouca coisa, né?

Agora, a parte digital:  Saber utilizar tecnologia e redes sociais é fundamental nos dias de hoje. Que tal juntar nossa sede de conhecimento com nossas habilidades online?  Ao final desse projeto, vocês já terão criado um diário científico real ou virtual, onde compartilharam descobertas com muita criatividade!** Vamos nessa? ⚡**

Atividade 1:  Diário Científico Digital: Explorando o Mistério das Estrelas ✨

Descrição

Nesta atividade, toda a turma colaborará para criar um incrível Diário Científico Digital. A missão será investigar o mistério das estrelas e tudo que envolve o céu noturno!  Vocês vão combinar pesquisa, observação e muita criatividade para desenvolver relatos detalhados e interativos sobre as constelações, os planetas, meteoros e outros fenômenos celestes. Além de explorar dados reais da NASA e de observatórios, vocês usarão suas habilidades de redação, design gráfico e edição de vídeo para produzir um documento digital interativo e fascinante! 

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Computadores ou tablets

- Cadernos e canetas para anotações

- Google Docs ou plataformas colaborativas

- Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides)

- Software de edição de vídeo (pode ser o gratuito OpenShot)

- Acesso a sites como a NASA e outros observatórios astronômicos

- Aplicativos de design gráfico gratuitos (ex: Canva)

Passo a Passo

  • Divisão em Grupos: Divide a turma em grupos e atribua a cada grupo um fenômeno celeste para pesquisar (ex: estrelas cadentes, constelações, planetas, buracos negros).
  • Pesquisa e Coleta de Dados: Os alunos usam o Google para encontrar informações confiáveis sobre os fenômenos astronômicos. Incentive o uso de fontes oficiais (como sites da NASA) e materiais educativos.
  • Desenvolvimento dos Textos e Elementos Visuais: Cada grupo cria roteiros de seus relatos de observações e pesquisas. Eles podem fazer simulações, criar infográficos, gravar entrevistas 'fictícias' com cientistas, etc.
  • Criação de Vídeos e Apresentações: Os grupos utilizam software de edição de vídeo para compilar suas descobertas. Use legendas, imagens, gráficos e vídeos externos para tornar a apresentação dinâmica.
  • Integração e Revisão: O professor pode ser o 'editor-chefe' do diário, integrando todas as partes e garantindo que estejam coesas e ricas em conteúdo.
  • Publicação Online: Utilize plataformas como o Google Sites para criar um site interativo que compartilhe o trabalho de toda a turma.
  • Apresentação Final: Organize uma exibição do 'Diário Científico Digital'. Cada grupo apresenta sua seção, compartilha os aprendizados e recebe feedback da turma.

O Que Você Deve Entregar?

Entregáveis: A turma criará um 'Diário Científico Digital', organizado em módulos interativos e conectados. Cada grupo será responsável por uma parte do diário. Ao final, o diário deverá ser apresentado em uma plataforma online (ex: Google Sites), com vídeos, textos, imagens, infográficos e muito mais, mostrando o processo de pesquisa, descobertas e reflexões sobre o mistério das estrelas e outros fenômenos celestes. 

Atividade 2: ️‍♀️ Caça ao Tesouro Online: Desvendando Mistérios das Plantas 

Descrição

Nesta atividade, toda a turma irá se tornar uma equipe de detetives científicos na Grande Caça ao Tesouro das Plantas!  O objetivo? Investigar o mundo botânico, descobrir novidades e desvendar mistérios!  Serão diversas missões ao estilo de pesquisa que levarão vocês a explorar curiosidades, observar detalhes em campo e investigar pela internet. O desafio será registrar todo o processo de maneira criativa e interativa, unindo conhecimento científico e ferramentas digitais. 溺

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Computadores ou tablets

- Cadernos e canetas para anotações

- Google Docs ou plataformas colaborativas

- Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides)

- Software de edição de vídeo (gratuito)

- Aplicativos gratuitos de design gráfico (ex: Canva)

- Espaço ao ar livre (jardins, parques) ou internet para pesquisa de campo

- Acesso a sites como o Jardim Botânico e outros materiais educativos

Passo a Passo

  1. Divisão em Grupos de Investigação: Divida a turma em equipes, cada uma dedicada a um ‘mistério’ botânico específico (ex: como as plantas se adaptam a ambientes secos, qual a relação da polinização com as cores das flores, etc.).
  2. Pesquisa em Campo e Virtual: Os alunos irão ao ar livre ou pesquisam online sobre seus ‘mistérios’. Incentive-os a fazer diários de campo com desenhos, anotações e fotos.
  3. Criação do Conteúdo Digital: Cada grupo reúne as informações coletadas e cria conteúdos digitais como vídeos informativos, infográficos detalhados, entrevistas ‘fictícias’ com botânicos e muito mais.
  4. Revisão e Edição: Revisam todo o material, garantindo que esteja claro, correto e criativo. Podem realizar enquetes com familiares para validar e melhorar as informações.
  5. Integração dos Elementos: Os conteúdos digitais são integrados a um site de apresentação (usando o Google Sites, por exemplo), que servirá como o ‘Relatório Interativo - A Biografia Secreta das Plantas’.
  6. Compartilhamento e Feedback: Cada grupo apresenta suas descobertas através do site interativo. A turma avalia coletivamente o trabalho, dando feedbacks construtivos e fazendo perguntas sobre as pesquisas.

O Que Você Deve Entregar?

Entregáveis: A turma produzirá um Relatório Interativo - A Biografia Secreta das Plantas. Esse relatório será organizado em um site interativo (podendo ser através do Google Sites), contendo vídeos, textos informativos, infográficos, diários de campo e muito mais. O relatório final deve representar as descobertas e investigações feitas durante a caça ao tesouro das plantas, com um toque criativo e altamente visual. 類

Atividade 3:  Expedição Virtual: Descobrindo Biodiversidades Escondidas! 

Descrição

O objetivo desta atividade é simular uma grande expedição científica em um ambiente virtual, onde a turma toda colaborará para criar um verdadeiro atlas digital das diferentes biodiversidades do nosso planeta!  Cada grupo será responsável por uma região específica e terá o desafio de documentar animais, plantas e outros seres vivos de forma detalhada e criativa. Utilizando ferramentas digitais, vocês combinarão textos, fotos, vídeos e infográficos para criar um recurso interativo que mostra as riquezas de cada ecossistema. 列

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Computadores ou tablets

- Cadernos e canetas para anotações

- Google Docs ou plataformas colaborativas

- Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides)

- Software de edição de vídeo (gratuito)

- Aplicativos gratuitos de design gráfico (ex: Canva)

- Acesso a plataformas educativas com informações sobre biodiversidade (ex: WWF, UNEP)

- Softwares de mapas virtuais (ex: Google Earth)

Passo a Passo

  1. Divisão das Equipes de Pesquisa: Divida a turma em equipes, cada uma responsável por uma região do planeta (ex: floresta amazônica, recifes de coral, savanas africanas).
  2. Planejamento da Expedição: Cada grupo deverá criar um plano de ação detalhado, incluindo os principais objetivos de pesquisa, ferramentas a utilizar (vídeos, mapas, diários de campo), etapas de trabalho e prazos.
  3. Pesquisa das Regiões: Os alunos coletam informações sobre a flora e fauna de suas regiões, utilizando fontes confiáveis como sites de organizações ambientais e livros. Incentive pesquisas aprofundadas e inclua também cultura e população local.
  4. Exploração no Google Earth: Utilize ferramentas como Google Earth para visualizar digitalmente as regiões estudadas. Registrem capturas de tela e descrevam os elementos encontrados.
  5. Criação de Conteúdo Multimídia: Cada grupo desenvolve textos, infográficos, vídeos informativos e diários de campo. Encoraje a criatividade ao criar imagens e gráficos atraentes e fáceis de entender.
  6. Integração dos Elementos em um Site Interativo: Os conteúdos criados por cada grupo são integrados em um site interativo (ex: Google Sites), organizados de forma coesa e navegável, criando o Atlas Digital da Biodiversidade.
  7. Revisão e Aprimoramento: Os alunos revisam todo o conteúdo do atlas, identificando erros, melhorando clareza e adicionando detalhes que valorizem a apresentação.
  8. Apresentação ao Público: Os grupos apresentam seu trabalho e o Atlas Digital da Biodiversidade é compartilhado com a escola, família e comunidade, incentivando a valorização e preservação da biodiversidade.

O Que Você Deve Entregar?

Entregáveis: A turma criará um Atlas Digital da Biodiversidade, um recurso interativo e informativo que representará as diversas regiões estudadas. O atlas conterá vídeos, textos descritivos, infográficos e mapas detalhados das espécies e ecossistemas encontrados. A entrega final deverá ser realizada em um site interativo (ex: Google Sites), onde todos os grupos apresentarão suas descobertas de forma coesa e visualmente atraente. O atlas deve ser rico em conteúdos multimídia, promovendo uma experiência de aprendizagem envolvente e completa sobre a riqueza da biodiversidade em nosso planeta. 

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