Contextualização
Olá, turminha! Preparados para uma grande aventura? Vamos mergulhar no mágico mundo da leitura e descobrir como nos tornamos leitores cada vez melhores! Vocês já pararam para pensar como a leitura é importante em nossas vidas? Ela está presente em tudo o que fazemos, seja quando lemos um livro, uma receita de bolo, uma placa na rua ou até mesmo quando jogamos um jogo de videogame!
A leitura é uma habilidade essencial para o nosso desenvolvimento, mas se engana quem pensa que ela é algo que só usamos na escola. Ela está presente em todas as esferas da nossa vida: seja para entender as instruções de um brinquedo novo, para ler uma mensagem de um amigo, ou para acompanhar as notícias do mundo, a leitura é uma ferramenta poderosa que nos permite conhecer, aprender e se expressar.
Introdução
Mas, como nos tornamos bons leitores? A resposta para essa pergunta é a formação do leitor. A formação do leitor é um processo contínuo e complexo, que envolve diversas habilidades e práticas. Ela começa desde bem pequeninos, quando começamos a ouvir histórias contadas por nossos pais, avós e professores. Com o tempo, vamos aprendendo a ler por conta própria, descobrindo novos mundos e personagens através das páginas dos livros.
A formação do leitor não acontece apenas na escola. Ela é um processo que se estende para além das salas de aula, envolvendo também a família, os amigos e a sociedade. A maneira como somos incentivados a ler, os tipos de livros que temos acesso, as discussões que temos sobre o que lemos, tudo isso influencia na nossa formação como leitores.
Neste projeto, vamos explorar a formação do leitor de uma maneira muito especial: através de observações e pesquisas. Vocês terão a oportunidade de observar e refletir sobre o seu próprio processo de formação como leitores, investigar como a leitura acontece em diferentes contextos e compartilhar as suas descobertas com a turma. Vai ser uma jornada incrível de descobertas e aprendizado. Então, vamos lá, turminha, a aventura está só começando!
Atividade Prática: "Meu Diário de Leitura: Um Retrato da Minha Formação Como Leitor"
Objetivo do Projeto
Nesta atividade, o objetivo é que cada grupo, através do "Meu Diário de Leitura", faça uma investigação sobre o próprio processo de formação como leitor, observando e refletindo sobre as práticas de leitura em diferentes contextos (casa, escola, comunidade) e compartilhe as suas descobertas com a turma.
Descrição do Projeto
Cada grupo será responsável por produzir um "Diário de Leitura" coletivo, onde irão registrar suas leituras, reflexões e observações sobre o ato de ler. Além disso, deverão realizar pesquisas sobre a leitura em diferentes contextos (família, escola, comunidade) e incluir os resultados no diário.
O diário pode ser feito em um caderno, em um arquivo digital ou até mesmo em uma plataforma online, como um blog ou uma página no Google Docs. A forma de apresentação fica a critério de cada grupo, mas é importante que seja uma maneira que possibilite compartilhar as descobertas com a turma.
Materiais Necessários
- Caderno, papel, canetas, lápis de cor, régua, cola (caso optem por fazer o diário de leitura de forma física)
- Computador com acesso à internet (caso optem por fazer o diário de leitura de forma digital)
- Livros de diferentes gêneros e níveis de dificuldade
- Acesso a diferentes contextos de leitura: a casa, a escola, a biblioteca, a comunidade, etc.
Passo a Passo
1. Formação dos Grupos e Distribuição das Tarefas
Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo será responsável por produzir um "Diário de Leitura" coletivo. A tarefa de cada integrante do grupo será:
- Pesquisador: será responsável por pesquisar sobre a leitura em diferentes contextos (família, escola, comunidade) e registrar as informações no diário.
- Observador: será responsável por observar e registrar as próprias práticas de leitura, as leituras em família e as atividades de leitura na escola no diário.
- Refletor: será responsável por refletir sobre as leituras e as observações registradas no diário, e escrever sobre suas reflexões.
- Artista: será responsável por ilustrar o diário, tornando-o mais atrativo e colorido.
2. Registro das Leituras e das Observações
Cada integrante do grupo deve registrar no diário as leituras que realizou ao longo da semana (ou do período que vocês decidirem). Além disso, devem registrar também as observações sobre as práticas de leitura nos diferentes contextos (casa, escola, comunidade).
3. Realização das Pesquisas
O pesquisador do grupo deve realizar pesquisas sobre a leitura em diferentes contextos (família, escola, comunidade). Para isso, pode conversar com os pais, os irmãos mais velhos, os professores, os vizinhos, etc. As informações coletadas devem ser registradas no diário.
4. Reflexões sobre a Formação do Leitor
O refletor do grupo deve refletir sobre as leituras e as observações registradas no diário, e escrever sobre suas reflexões. Por exemplo, ele pode refletir sobre como as práticas de leitura na família influenciaram no seu processo de formação como leitor, ou sobre como as atividades de leitura na escola contribuíram para ampliar o seu repertório de leituras.
5. Ilustração do Diário
O artista do grupo deve ilustrar o diário, tornando-o mais atrativo e colorido. As ilustrações podem ser feitas com lápis de cor, canetinhas, colagens, etc.
6. Revisão e Finalização do Diário
Após todos os passos serem concluídos, é hora de revisar o diário. Os alunos devem ler tudo o que foi escrito e verificar se está claro e bem organizado. Após a revisão, o diário deve ser finalizado.
7. Apresentação do Diário para a Turma
Por fim, cada grupo deve apresentar o seu diário para a turma. Durante a apresentação, os alunos devem falar sobre as leituras realizadas, as observações feitas e as pesquisas realizadas, compartilhando as suas descobertas e reflexões sobre o processo de formação como leitores.
Lembrem-se, turminha, o importante é se divertir, aprender e compartilhar. Boa sorte e ótima jornada de leitura!