Introdução
A água é, sem dúvida, o recurso natural indispensável para a vida de todos os seres vivos, incluindo nós, seres humanos. Nosso planeta é composto por cerca de 70% de água, mas, ainda assim, temos que ter atenção ao seu uso, pois uma grande parte dele não encontra-se disponível para a utilização humana. A água é utilizada para os mais diversos fins, desde a agricultura, indústria, consumo humano, recreação e muitos outros. Cada vez mais, a necessidade de uso consciente e sustentável da água torna-se evidente.
Para entendermos melhor o papel da água em nosso dia-a-dia e nossa responsabilidade na utilização deste recurso, iremos explorar como a água é utilizada, a importância de seu uso consciente e também outras formas de utilização que podem evitar o desperdício. Assim, teremos um olhar mais aprofundado, na prática, sobre as possibilidades de uso da água e o papel que cada um de nós pode desempenhar para garantir um futuro com água para todos.
Contextualização
A água é essencial para todas as formas de vida no nosso planeta. Ela está presente em nosso dia-a-dia e é usada em diversas atividades, desde o simples ato de beber até nos processos industriais mais complexos. Porém, o uso excessivo e sem controle da água tem gerado problemas como o desperdício, a escassez e a contaminação deste recurso tão importante para a vida.
A conscientização sobre o uso da água é fundamental para que possamos ter um futuro mais sustentável. O aprendizado sobre o uso consciente da água deve começar desde cedo, e é por isso que vocês, alunos, irão desempenhar um papel importante neste projeto. Aqui, irão aprender sobre como a água é usada, como pode ser economizada e como podemos fazer uso deste recurso de forma mais sustentável.
Atividade Prática: A Água em Nossas Vidas
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é investigar e entender como a água é utilizada nas diferentes atividades do nosso dia-a-dia e propor formas criativas e sustentáveis de utilizá-la, para evitar o desperdício e contribuir para a preservação deste recurso.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo trabalhará em colaboração para investigar e documentar o uso da água em casa. A atividade consiste em identificar os principais usos da água e propor ideias criativas e sustentáveis para seu uso, de forma a evitar o desperdício.
A atividade tem duração prevista de duas a quatro horas, podendo ser distribuída durante a semana de trabalho. Após a parte prática, os grupos deverão elaborar um relatório documentando as principais descobertas e propostas.
Detalhamento das Atividades
A seguir, apresentamos o passo-a-passo detalhado para a realização da atividade.
1. Planejamento e Organização: Em um primeiro momento, os alunos devem se reunir e discutir a melhor forma de conduzir a investigação. Podem, por exemplo, escolher quais serão as atividades cotidianas que irão investigar (ex: escovar os dentes, tomar banho, lavar a louça, regar as plantas, etc). Após escolherem, devem dividir tarefas entre os membros do grupo.
2. Investigação sobre o uso da água: Cada grupo deverá então investigar o uso da água nas atividades estabelecidas. Devem documentar (anotar, desenhar, fotografar) a quantidade de água gasta e o tempo que usaram a água.
3. Identificação de fontes de desperdício e propostas para redução: Após a investigação, os alunos devem discutir e identificar onde há desperdício de água e propor soluções para reduzir esse desperdício. As soluções devem ser criativas e viáveis de serem implementadas.
4. Elaboração do relatório: Por fim, os grupos devem elaborar um relatório que contenha: Introdução (com a relevância do estudo), Desenvolvimento (com a descrição da metodologia utilizada, os usos observados da água, os pontos de desperdício identificados e as propostas de solução) e a Conclusão (com um resumo das principais descobertas e aprendizados). O relatório deve também conter a Bibliografia onde os alunos consultaram para incrementar suas discussões.
Entregas do Projeto
-
Relatório: Os grupos devem entregar um relatório digital de até 5 páginas contendo:
a) Introdução: Importância do estudo, contextualização do uso da água e objetivo do projeto.
b) Desenvolvimento: Descrição da metodologia utilizada, usos observados da água, pontos de desperdício identificados e as propostas de solução.
c) Conclusão: Resumo das principais descobertas e aprendizados.
d) Bibliografia: Indicação das fontes consultadas para o projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
-
Apresentação: Os grupos devem preparar uma apresentação de 10 minutos explicando a pesquisa realizada, as principais descobertas e propostas para redução do desperdício da água. A apresentação pode ser feita utilizando slides, vídeos, desenhos ou qualquer outra forma criativa que os grupos queiram.
Em conclusão, ao final deste projeto, espera-se que os alunos tenham conseguido aprender mais sobre como a água é utilizada no dia-a-dia, a importância de seu uso consciente e formas de evitar o desperdício.