Contextualização
Introdução ao Ciclo da Água
A água, essencial para a vida na Terra, é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, é a constante troca de água nesses três estados, entre a atmosfera, o solo, rios, lagos, oceanos e os organismos vivos. O ciclo se inicia com a evaporação da água dos corpos d'água e do solo para a atmosfera, sua condensação em nuvens, a precipitação na forma de chuva ou neve e o retorno ao solo e corpos d'água.
Este processo natural é movido pela energia do Sol e pela força da gravidade. Através dele, a água é distribuída por todo o planeta, permitindo a existência dos diversos ecossistemas terrestres e aquáticos. Além disso, o ciclo da água é vital para manter a temperatura da Terra e influenciar o clima e os padrões climáticos.
O Ciclo da Água e Seu Impacto no Mundo Real
O ciclo da água tem um impacto significativo em nossas vidas e em nosso mundo. Ele é fundamental para a produção de alimentos, já que a agricultura depende fortemente da disponibilidade de água para irrigação. O ciclo hidrológico também influencia a produção de energia elétrica, pois muitas usinas geradoras contam com a água para gerar energia.
A compreensão deste ciclo é essencial para a gestão e planejamento de recursos hídricos, para o fornecimento de água potável às populações e para a prevenção de desastres naturais como secas e enchentes. Nossas ações também podem impactar o ciclo da água, através da poluição e do aquecimento global, afetando assim a quantidade e qualidade da água disponível.
Atividade Prática - "A Jornada de uma Gota de Água"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é entender o ciclo da água e a importância dele para o planeta. Para isso, os alunos irão realizar pesquisas, criar um modelo tridimensional do ciclo da água, escrever uma história do ponto de vista de uma gota de água e realizar uma apresentação em vídeo do produto final.
Descrição do Projeto
Grupos de 3 a 5 alunos deverão se reunir para realizar esta atividade, cuja duração será de aproximadamente 14 horas, divididas entre pesquisa, construção, redação e apresentação. Este projeto abordará conceitos de ciências (ciclo da água, mudanças de estado físico), geografia (impactos no meio ambiente e nas atividades humanas) e redação em Língua Portuguesa.
Materiais Necessários
- Papelão
- Papel colorido
- Argila ou massinha de modelar
- Canetas coloridas
- Cola
- Tesoura
- Água em spray
- Papel filtro
- Computador com acesso à internet
- Livros didáticos de ciências e geografia
Passo a Passo
1. Pesquisa
Estude a fundo o ciclo da água utilizando os recursos fornecidos na introdução e também seus livros didáticos de ciências e geografia. Anotem seus principais aprendizados e preparem-se para aplicá-los.
2. Construção do Modelo
Construa um modelo tridimensional que represente o ciclo da água. Utilize a argila ou a massinha para criar montanhas e a superfície do mar. O papelão será a base do seu modelo, e o papel colorido pode ajudar a representar as nuvens e a chuva.
3. A Jornada de uma Gota de Água
Depois de construir o modelo, criem uma história que documente a jornada de uma gota de água ao longo do ciclo. A história deve incluir todas as etapas do ciclo da água e explicar o que ocorre em cada uma delas, fazendo conexões com a vida real.
4. Apresentação em Vídeo
Por fim, produzam um vídeo, onde irão apresentar seu modelo e contar a história da gota de água. O vídeo deve ser educativo e criativo, assim como engajar o público.
Entrega do Projeto
Os alunos deverão entregar, além do vídeo, um relatório escrito contendo:
1. Introdução
Contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.
2. Desenvolvimento
Explicitar a teoria por trás do ciclo da água, explicar a atividade em detalhes (incluindo a construção do modelo tridimensional), indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
3. Conclusão
Retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
4. Bibliografia
Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como: livros, páginas da web, vídeos, etc.
Os alunos deverão utilizar as habilidades técnicas adquiridas, como: aplicação dos conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água e análise de suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). Além disso, habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade também serão avaliadas.