Entrar

Projeto: A Jornada de uma Gota de Água

Ciências

Original Teachy

''EF05CI02''

Ciclo da Água

Contextualização

Introdução ao Ciclo da Água

A água, essencial para a vida na Terra, é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, é a constante troca de água nesses três estados, entre a atmosfera, o solo, rios, lagos, oceanos e os organismos vivos. O ciclo se inicia com a evaporação da água dos corpos d'água e do solo para a atmosfera, sua condensação em nuvens, a precipitação na forma de chuva ou neve e o retorno ao solo e corpos d'água.

Este processo natural é movido pela energia do Sol e pela força da gravidade. Através dele, a água é distribuída por todo o planeta, permitindo a existência dos diversos ecossistemas terrestres e aquáticos. Além disso, o ciclo da água é vital para manter a temperatura da Terra e influenciar o clima e os padrões climáticos.

O Ciclo da Água e Seu Impacto no Mundo Real

O ciclo da água tem um impacto significativo em nossas vidas e em nosso mundo. Ele é fundamental para a produção de alimentos, já que a agricultura depende fortemente da disponibilidade de água para irrigação. O ciclo hidrológico também influencia a produção de energia elétrica, pois muitas usinas geradoras contam com a água para gerar energia.

A compreensão deste ciclo é essencial para a gestão e planejamento de recursos hídricos, para o fornecimento de água potável às populações e para a prevenção de desastres naturais como secas e enchentes. Nossas ações também podem impactar o ciclo da água, através da poluição e do aquecimento global, afetando assim a quantidade e qualidade da água disponível.

Atividade Prática - "A Jornada de uma Gota de Água"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é entender o ciclo da água e a importância dele para o planeta. Para isso, os alunos irão realizar pesquisas, criar um modelo tridimensional do ciclo da água, escrever uma história do ponto de vista de uma gota de água e realizar uma apresentação em vídeo do produto final.

Descrição do Projeto

Grupos de 3 a 5 alunos deverão se reunir para realizar esta atividade, cuja duração será de aproximadamente 14 horas, divididas entre pesquisa, construção, redação e apresentação. Este projeto abordará conceitos de ciências (ciclo da água, mudanças de estado físico), geografia (impactos no meio ambiente e nas atividades humanas) e redação em Língua Portuguesa.

Materiais Necessários

  1. Papelão
  2. Papel colorido
  3. Argila ou massinha de modelar
  4. Canetas coloridas
  5. Cola
  6. Tesoura
  7. Água em spray
  8. Papel filtro
  9. Computador com acesso à internet
  10. Livros didáticos de ciências e geografia

Passo a Passo

1. Pesquisa

Estude a fundo o ciclo da água utilizando os recursos fornecidos na introdução e também seus livros didáticos de ciências e geografia. Anotem seus principais aprendizados e preparem-se para aplicá-los.

2. Construção do Modelo

Construa um modelo tridimensional que represente o ciclo da água. Utilize a argila ou a massinha para criar montanhas e a superfície do mar. O papelão será a base do seu modelo, e o papel colorido pode ajudar a representar as nuvens e a chuva.

3. A Jornada de uma Gota de Água

Depois de construir o modelo, criem uma história que documente a jornada de uma gota de água ao longo do ciclo. A história deve incluir todas as etapas do ciclo da água e explicar o que ocorre em cada uma delas, fazendo conexões com a vida real.

4. Apresentação em Vídeo

Por fim, produzam um vídeo, onde irão apresentar seu modelo e contar a história da gota de água. O vídeo deve ser educativo e criativo, assim como engajar o público.

Entrega do Projeto

Os alunos deverão entregar, além do vídeo, um relatório escrito contendo:

1. Introdução

Contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.

2. Desenvolvimento

Explicitar a teoria por trás do ciclo da água, explicar a atividade em detalhes (incluindo a construção do modelo tridimensional), indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.

3. Conclusão

Retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

4. Bibliografia

Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como: livros, páginas da web, vídeos, etc.

Os alunos deverão utilizar as habilidades técnicas adquiridas, como: aplicação dos conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água e análise de suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais). Além disso, habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade também serão avaliadas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies