Entrar

Projeto: CRIANDO UM CARDÁPIO EQUILIBRADO E UM PANFLETO INFORMATIVO

Ciências

Original Teachy

''EF05CI08''

Alimentação e Distúrbios Alimentares

Contextualização

Introdução

A alimentação equilibrada e saudável é um dos pontos-chave para a manutenção da saúde e bem-estar, sendo um dos pilares fundamentais a serem trabalhados desde a infância. Compreender os diferentes grupos alimentares, suas características e importâncias é vital para garantir uma melhor qualidade de vida. Paralelamente, é importante notar que a falta ou excesso de certos nutrientes pode ocasionar distúrbios alimentares tais como a obesidade e a subnutrição, respectivamente.

Nesse contexto, este projeto propõe que os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental se engajem em uma atividade colaborativa focada em aprender mais sobre os diferentes grupos alimentares e os principais distúrbios alimentares, através da criação de um "Cardápio Equilibrado" e de um "Panfleto Informativo" sobre distúrbios alimentares.

Relevância do Tema e Aplicações no Mundo Real

A alimentação equilibrada é uma questão de grande relevância, uma vez que está diretamente ligada à nossa saúde e bem-estar. A compreensão dos diferentes grupos alimentares e da necessidade de um equilíbrio entre eles auxilia na prevenção de doenças e distúrbios alimentares, como a obesidade e a subnutrição. Nesse sentido, a aplicação prática desse conhecimento é claramente notada no dia-a-dia, desde a escolha dos alimentos no supermercado até a realização das refeições.

Ao mesmo tempo, a compreensão dos principais distúrbios alimentares presente na sociedade também é fundamental. Conhecendo essas condições, podemos preveni-las e saber identificá-las, seja em nós mesmos ou em pessoas próximas, possibilitando uma intervenção precoce e adequada.

Atividade Prática

Título da Atividade: "CRIANDO UM CARDÁPIO EQUILIBRADO E UM PANFLETO INFORMATIVO"

Objetivo do Projeto

Aplicar o conhecimento adquirido sobre grupos alimentares na confecção de um "Cardápio Equilibrado" e criar um "Panfleto Informativo" sobre principais distúrbios alimentares.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e terão que realizar duas tarefas principais:

  • Tarefa 1: Criação de um "Cardápio Equilibrado" para um dia, envolvendo três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, e dois lanches (manhã e tarde). O cardápio deve ser colorido, criativo e conter alimentos dos diferentes grupos alimentares em quantidades corretas.

  • Tarefa 2: Criação de um "Panfleto Informativo" sobre algum distúrbio alimentar, incluindo: definição, causas, sinais e sintomas, precauções e onde buscar ajuda. O panfleto deve ser claro, informativo e de fácil entendimento.

Materiais Necessários

  • Papel A4
  • Lápis e Canetas coloridas
  • Computador com acesso à internet
  • Livros ou materiais de referência sobre alimentação e distúrbios alimentares
  • Impressora (opcional)

Passo a Passo Detalhado

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Explique as tarefas a serem realizadas e forneça os materiais necessários.

  3. Oriente os alunos a iniciarem suas pesquisas, tanto para a criação do cardápio equilibrado quanto para o panfleto informativo.

  4. Na Tarefa 1, os alunos devem considerar os alimentos que compõem cada grupo alimentar, bem como a quantidade necessária de cada um para uma alimentação equilibrada.

  5. Na Tarefa 2,devem escolher um distúrbio alimentar para investigar, pesquisando sobre suas causas, sintomas, prevenção e tratamento.

  6. Uma vez concluídas as pesquisas, os grupos devem criar seus cardápios e panfletos. Recomenda-se que os alunos trabalhem em conjunto, dividindo tarefas e colaborando na criação dos materiais.

  7. Após a conclusão do trabalho, os grupos devem preparar uma apresentação para explicar seu cardápio e panfleto para a classe.

Entregas do Projeto e Conexão com Atividades

Após a conclusão das atividades práticas, os alunos devem redigir um documento escrito reportando suas descobertas e aprendizagens. O documento deve conter quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Na Introdução, os alunos devem contextualizar o tema, explicando por que a alimentação adequada e o conhecimento sobre distúrbios alimentares são importantes e o objetivo deste projeto.

O Desenvolvimento deve explicar a teoria por trás dos temas centrais do projeto (grupos alimentares e distúrbios alimentares), os passos que foram seguidos na execução das atividades (criação do cardápio e panfleto) e os resultados obtidos.

Na seção de Conclusões, os alunos devem retomar os principais pontos do trabalho, destacando o que aprenderam com o projeto e as conclusões a que chegaram a respeito da importância de uma alimentação equilibrada e do conhecimento sobre distúrbios alimentares.

Finalmente, na Bibliografia, os alunos devem citar todas as fontes que utilizaram para a pesquisa e realização do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies