Contextualização
Introdução
A alimentação equilibrada e saudável é um dos pontos-chave para a manutenção da saúde e bem-estar, sendo um dos pilares fundamentais a serem trabalhados desde a infância. Compreender os diferentes grupos alimentares, suas características e importâncias é vital para garantir uma melhor qualidade de vida. Paralelamente, é importante notar que a falta ou excesso de certos nutrientes pode ocasionar distúrbios alimentares tais como a obesidade e a subnutrição, respectivamente.
Nesse contexto, este projeto propõe que os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental se engajem em uma atividade colaborativa focada em aprender mais sobre os diferentes grupos alimentares e os principais distúrbios alimentares, através da criação de um "Cardápio Equilibrado" e de um "Panfleto Informativo" sobre distúrbios alimentares.
Relevância do Tema e Aplicações no Mundo Real
A alimentação equilibrada é uma questão de grande relevância, uma vez que está diretamente ligada à nossa saúde e bem-estar. A compreensão dos diferentes grupos alimentares e da necessidade de um equilíbrio entre eles auxilia na prevenção de doenças e distúrbios alimentares, como a obesidade e a subnutrição. Nesse sentido, a aplicação prática desse conhecimento é claramente notada no dia-a-dia, desde a escolha dos alimentos no supermercado até a realização das refeições.
Ao mesmo tempo, a compreensão dos principais distúrbios alimentares presente na sociedade também é fundamental. Conhecendo essas condições, podemos preveni-las e saber identificá-las, seja em nós mesmos ou em pessoas próximas, possibilitando uma intervenção precoce e adequada.
Atividade Prática
Título da Atividade: "CRIANDO UM CARDÁPIO EQUILIBRADO E UM PANFLETO INFORMATIVO"
Objetivo do Projeto
Aplicar o conhecimento adquirido sobre grupos alimentares na confecção de um "Cardápio Equilibrado" e criar um "Panfleto Informativo" sobre principais distúrbios alimentares.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e terão que realizar duas tarefas principais:
-
Tarefa 1: Criação de um "Cardápio Equilibrado" para um dia, envolvendo três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, e dois lanches (manhã e tarde). O cardápio deve ser colorido, criativo e conter alimentos dos diferentes grupos alimentares em quantidades corretas.
-
Tarefa 2: Criação de um "Panfleto Informativo" sobre algum distúrbio alimentar, incluindo: definição, causas, sinais e sintomas, precauções e onde buscar ajuda. O panfleto deve ser claro, informativo e de fácil entendimento.
Materiais Necessários
- Papel A4
- Lápis e Canetas coloridas
- Computador com acesso à internet
- Livros ou materiais de referência sobre alimentação e distúrbios alimentares
- Impressora (opcional)
Passo a Passo Detalhado
-
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.
-
Explique as tarefas a serem realizadas e forneça os materiais necessários.
-
Oriente os alunos a iniciarem suas pesquisas, tanto para a criação do cardápio equilibrado quanto para o panfleto informativo.
-
Na Tarefa 1, os alunos devem considerar os alimentos que compõem cada grupo alimentar, bem como a quantidade necessária de cada um para uma alimentação equilibrada.
-
Na Tarefa 2,devem escolher um distúrbio alimentar para investigar, pesquisando sobre suas causas, sintomas, prevenção e tratamento.
-
Uma vez concluídas as pesquisas, os grupos devem criar seus cardápios e panfletos. Recomenda-se que os alunos trabalhem em conjunto, dividindo tarefas e colaborando na criação dos materiais.
-
Após a conclusão do trabalho, os grupos devem preparar uma apresentação para explicar seu cardápio e panfleto para a classe.
Entregas do Projeto e Conexão com Atividades
Após a conclusão das atividades práticas, os alunos devem redigir um documento escrito reportando suas descobertas e aprendizagens. O documento deve conter quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Na Introdução, os alunos devem contextualizar o tema, explicando por que a alimentação adequada e o conhecimento sobre distúrbios alimentares são importantes e o objetivo deste projeto.
O Desenvolvimento deve explicar a teoria por trás dos temas centrais do projeto (grupos alimentares e distúrbios alimentares), os passos que foram seguidos na execução das atividades (criação do cardápio e panfleto) e os resultados obtidos.
Na seção de Conclusões, os alunos devem retomar os principais pontos do trabalho, destacando o que aprenderam com o projeto e as conclusões a que chegaram a respeito da importância de uma alimentação equilibrada e do conhecimento sobre distúrbios alimentares.
Finalmente, na Bibliografia, os alunos devem citar todas as fontes que utilizaram para a pesquisa e realização do projeto.