Logo da Teachy
Entrar

Projeto: CRIANDO UM CARDÁPIO EQUILIBRADO E UM PANFLETO INFORMATIVO

Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

''EF05CI08','EF05CI09''

Alimentação e Distúrbios Alimentares

Contextualização

Introdução

A alimentação equilibrada e saudável é um dos pontos-chave para a manutenção da saúde e bem-estar, sendo um dos pilares fundamentais a serem trabalhados desde a infância. Compreender os diferentes grupos alimentares, suas características e importâncias é vital para garantir uma melhor qualidade de vida. Paralelamente, é importante notar que a falta ou excesso de certos nutrientes pode ocasionar distúrbios alimentares tais como a obesidade e a subnutrição, respectivamente.

Nesse contexto, este projeto propõe que os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental se engajem em uma atividade colaborativa focada em aprender mais sobre os diferentes grupos alimentares e os principais distúrbios alimentares, através da criação de um "Cardápio Equilibrado" e de um "Panfleto Informativo" sobre distúrbios alimentares.

Relevância do Tema e Aplicações no Mundo Real

A alimentação equilibrada é uma questão de grande relevância, uma vez que está diretamente ligada à nossa saúde e bem-estar. A compreensão dos diferentes grupos alimentares e da necessidade de um equilíbrio entre eles auxilia na prevenção de doenças e distúrbios alimentares, como a obesidade e a subnutrição. Nesse sentido, a aplicação prática desse conhecimento é claramente notada no dia-a-dia, desde a escolha dos alimentos no supermercado até a realização das refeições.

Ao mesmo tempo, a compreensão dos principais distúrbios alimentares presente na sociedade também é fundamental. Conhecendo essas condições, podemos preveni-las e saber identificá-las, seja em nós mesmos ou em pessoas próximas, possibilitando uma intervenção precoce e adequada.

Atividade Prática

Título da Atividade: "CRIANDO UM CARDÁPIO EQUILIBRADO E UM PANFLETO INFORMATIVO"

Objetivo do Projeto

Aplicar o conhecimento adquirido sobre grupos alimentares na confecção de um "Cardápio Equilibrado" e criar um "Panfleto Informativo" sobre principais distúrbios alimentares.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e terão que realizar duas tarefas principais:

  • Tarefa 1: Criação de um "Cardápio Equilibrado" para um dia, envolvendo três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, e dois lanches (manhã e tarde). O cardápio deve ser colorido, criativo e conter alimentos dos diferentes grupos alimentares em quantidades corretas.

  • Tarefa 2: Criação de um "Panfleto Informativo" sobre algum distúrbio alimentar, incluindo: definição, causas, sinais e sintomas, precauções e onde buscar ajuda. O panfleto deve ser claro, informativo e de fácil entendimento.

Materiais Necessários

  • Papel A4
  • Lápis e Canetas coloridas
  • Computador com acesso à internet
  • Livros ou materiais de referência sobre alimentação e distúrbios alimentares
  • Impressora (opcional)

Passo a Passo Detalhado

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Explique as tarefas a serem realizadas e forneça os materiais necessários.

  3. Oriente os alunos a iniciarem suas pesquisas, tanto para a criação do cardápio equilibrado quanto para o panfleto informativo.

  4. Na Tarefa 1, os alunos devem considerar os alimentos que compõem cada grupo alimentar, bem como a quantidade necessária de cada um para uma alimentação equilibrada.

  5. Na Tarefa 2,devem escolher um distúrbio alimentar para investigar, pesquisando sobre suas causas, sintomas, prevenção e tratamento.

  6. Uma vez concluídas as pesquisas, os grupos devem criar seus cardápios e panfletos. Recomenda-se que os alunos trabalhem em conjunto, dividindo tarefas e colaborando na criação dos materiais.

  7. Após a conclusão do trabalho, os grupos devem preparar uma apresentação para explicar seu cardápio e panfleto para a classe.

Entregas do Projeto e Conexão com Atividades

Após a conclusão das atividades práticas, os alunos devem redigir um documento escrito reportando suas descobertas e aprendizagens. O documento deve conter quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Na Introdução, os alunos devem contextualizar o tema, explicando por que a alimentação adequada e o conhecimento sobre distúrbios alimentares são importantes e o objetivo deste projeto.

O Desenvolvimento deve explicar a teoria por trás dos temas centrais do projeto (grupos alimentares e distúrbios alimentares), os passos que foram seguidos na execução das atividades (criação do cardápio e panfleto) e os resultados obtidos.

Na seção de Conclusões, os alunos devem retomar os principais pontos do trabalho, destacando o que aprenderam com o projeto e as conclusões a que chegaram a respeito da importância de uma alimentação equilibrada e do conhecimento sobre distúrbios alimentares.

Finalmente, na Bibliografia, os alunos devem citar todas as fontes que utilizaram para a pesquisa e realização do projeto.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Viajando pelo Sistema Solar: Compreendendo os Movimentos Cíclicos da Terra e da Lua
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Guardiões da Natureza - Ação e conscientização
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Manutenção da Saúde Auditiva e Visual | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Principais Compostos Inorgânicos | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies