Contextualização
Introdução
Estrelas, como o nosso próprio Sol, têm fascinado os humanos desde os tempos mais antigos. Olhando para o céu noturno, você notará que as estrelas não estão todas espalhadas aleatoriamente. Em vez disso, muitas estrelas formam padrões distintos chamados constelações.
O estudo das estrelas e das constelações nos permite compreender muitos aspectos do universo, como a evolução das estrelas, a movimentação dos planetas, e até mesmo o movimento de nossa própria Terra!
As constelações são grupos de estrelas que, quando vistas da Terra, formam um padrão. São como peças gigantes de um quebra-cabeça que cobrem todo o céu noturno. Há 88 constelações oficialmente reconhecidas, cada uma com sua própria história e significado.
Relevância do Tema
O estudo de estrelas e constelações pode ajudar os alunos a entenderem melhor a Terra e o universo ao nosso redor. Além disso, aprender sobre constelações pode encorajar os alunos a explorar mais o mundo da ciência e a desenvolver um sentimento de admiração e curiosidade sobre o universo.
Compreender as constelações também tem aplicação prática! Por milhares de anos, as pessoas têm usado as constelações como um mapa do céu noturno, para orientação na navegação e para marcar a passagem do tempo.
Atividade Prática
Título da Atividade: Explorando o Céu: Uma Jornada pelas Estrelas e Constelações
Objetivo do Projeto
Identificar e estudar algumas constelações e estrelas visíveis no hemisfério celestial do local onde a escola está situada.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos, em grupos de 3 a 5, irão pesquisar, identificar e estudar algumas constelações e estrelas visíveis em seu local. Eles devem escolher 3 constelações para explorar mais a fundo. Para cada constelação, eles devem ser capazes de identificar as estrelas que a compõem, a história ou mitologia associada à constelação, e o melhor período do ano para vê-la.
Para isso, as equipes devem usar recursos como livros, sites e aplicativos de observação de estrelas, como o Star Walk 2. Eles também podem querer usar uma atividade prática como a criação de um planetário de papelão para ajudar a visualizar suas constelações.
Os alunos devem documentar suas descobertas em um relatório escrito. O relatório deve incluir seções para Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Materiais Necessários
- Livros, sites e outros recursos para pesquisa
- Planetário de papelão (opcional)
- App Star Walk 2 (ou similar)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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Formação dos grupos e divisão de tarefas - Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 e dividir as tarefas entre si. Alguns alunos podem se concentrar na pesquisa, enquanto outros se concentram em descrever as constelações ou em escrever o relatório.
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Pesquisa - Os grupos devem começar pesquisando as constelações visíveis no hemisfério celestial do local onde a escola está situada. Eles devem escolher três constelações para pesquisar e aprender mais.
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Identificação das Constelações e das Estrelas - Usando o aplicativo Star Walk 2 e outras fontes, os alunos devem ser capazes de identificar as estrelas que compõem suas constelações escolhidas e descobrir quando e onde elas são melhor visualizadas.
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História e Mitologia - Além das características físicas, os alunos devem pesquisar a história ou a mitologia por trás de cada constelação escolhida.
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Revisão e Preparação do Relatório - Os alunos devem compilar suas descobertas em um relatório escrito. O relatório deve incluir a introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia.
Entregas do Projeto e Conexão com as Atividades
O divertido deste projeto é que os alunos têm a oportunidade de aprender sobre estrelas e constelações de uma forma bastante hands-on. Os alunos não só ganham um maior apreço pelas maravilhas do céu noturno, mas também melhoram suas habilidades de pesquisa e escrita.
Os alunos devem redigir um relatório final que inclui os seguintes elementos:
- Introdução: Os alunos devem explicar o que são estrelas e constelações, por que eles escolheram as constelações específicas que estudaram e por que o tópico é relevante.
- Desenvolvimento: Os alunos devem explicar onde e quando suas constelações escolhidas podem ser vistas, que estrelas compõem a constelação, e a história ou mitologia associada a cada uma. Eles também devem detalhar a metodologia utilizada e os resultados de sua pesquisa.
- Conclusões: Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam, como a atividade afetou sua perspectiva sobre as estrelas e o universo, e quais habilidades eles desenvolveram ou melhoraram ao longo do projeto.
- Bibliografia: Os alunos devem incluir uma lista das fontes que utilizaram para realizar sua pesquisa, incluindo livros, sites, vídeos e aplicativos.