Contextualização
Introdução Teórica
Os céus e seus corpos celestes sempre fascinaram a humanidade, e muitas culturas ao redor do mundo enxergaram neles padrões fantasiosos, dando origem a várias narrativas. No entanto, a verdadeira natureza dos corpos celestes e seu movimento pode ser explicada cientificamente através do estudo da Astronomia.
O movimento diário dos astros no céu é um fenômeno que todos nós observamos, mesmo que inconscientemente. Você já notou que o Sol parece se mover no céu do leste para o oeste todos os dias? Ou que as estrelas mudam de lugar no céu à noite? Isso ocorre principalmente devido ao movimento de rotação da Terra.
A Terra, como outros corpos celestes, possui dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação é o movimento que a Terra faz ao redor de seu próprio eixo, uma linha imaginária que passa pelos polos norte e sul. O movimento de rotação da Terra é o que causa o dia e a noite. Já a translação é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol, resultando nas diferentes estações do ano.
Contextualização
Entender o movimento dos astros é essencial para diversas atividades humanas, desde a agricultura até a navegação. A agricultura depende das estações do ano, que são causadas pelo movimento de translação da Terra. Já os marinheiros do passado dependiam da posição das estrelas no céu para se orientarem em alto mar.
Além disso, entender o movimento dos astros é crucial para o estudo da física e da astronomia. A observação do movimento dos planetas, por exemplo, foi um dos fatores que levaram à formulação da teoria da gravidade por Isaac Newton. Atualmente, a compreensão do movimento dos astros é indispensável para o lançamento de satélites e viagens espaciais.
Atividade Prática: "Os Astros em Movimento"
Objetivo
O objetivo desta atividade é compreender o movimento aparente dos astros (Sol e estrelas) no céu e sua relação com o movimento de rotação da Terra. Para tanto, os alunos, organizados em grupos de 3 a 5 integrantes, irão simular esse movimento por meio de um experimento prático e depois registrar suas observações e conclusões em um relatório.
Descrição do Projeto
Os grupos deverão construir um planetário doméstico usando materiais de fácil acesso, onde poderão simular o movimento de rotação da Terra e observar como isso afeta a posição dos astros no céu. Após a construção e observação, os alunos deverão fazer um relatório detalhado explicando a teoria, o passo a passo do experimento, os resultados obtidos e as conclusões que conseguiram tirar.
Materiais Necessários
- Balão grande
- Lanterna pequena
- Marcadores
- Barbante
- Papel alumínio
- Tesoura
- Papel e lápis para anotações
Passo a passo
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Encha o balão e amarre.
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Utilize os marcadores para desenhar os contornos de alguns continentes na superfície do balão.
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Recorte um pedaço de papel alumínio de forma que possa envolver a lanterna, deixando apenas a parte do foco de luz descoberta.
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Prenda a lanterna no topo de um suporte (pode ser uma cadeira, um livro alto, etc) de maneira que a luz ilumine o balão. Essa lanterna irá representar o Sol.
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Marque um ponto no balão que representará a sua cidade.
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Apague as luzes da sala.
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Inicie a simulação girando lentamente o balão e observando a movimentação da luz (Sol) em relação ao balão (Terra).
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Registre suas observações em papel, focando nas seguintes questões:
- O que acontece com a luz (Sol) em relação à sua cidade quando o balão (Terra) está girando?
- Como você explica o fato de a luz (Sol) parecer se mover no céu durante o dia?
- Pode-se fazer a mesma analogia com as estrelas à noite?
Entregas e Relatório
Os alunos deverão entregar, além do planetário doméstico, um relatório detalhado sobre a atividade. No relatório, os alunos devem incluir uma introdução explicando sobre o movimento dos astros e a sua importância, o desenvolvimento que deverá ter a explicação do experimento seguida das observações feitas, uma conclusão baseada nas observações e a bibliografia utilizada.
No relatório, a introdução deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto. Os alunos devem explicitar no desenvolvimento a teoria por trás do movimento dos astros, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos. Na conclusão, os alunos devem retomar seus pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Por fim, na bibliografia os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
A atividade prática deve ser realizada dentro de uma semana e o relatório deve ser entregue em até 7 dias após a conclusão da atividade. Este projeto é uma excelente oportunidade para os alunos aprenderem sobre o movimento dos astros e a rotação terrestre, além de fomentar habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.