Logo da Teachy
Entrar

Projeto: As lutas e sua prática

Avatar padrão

Lara da Teachy


Educação Física

Original Teachy

''EF35EF15''

Lutas e Prática

Contextualização

A prática de lutas é uma parte fundamental da Educação Física e tem um histórico rico que se estende por todo o mundo. As lutas são práticas corporais que envolvem estratégia, precisão, força e habilidade, cada uma com suas regras e técnicas características. Algumas das lutas mais conhecidas incluem judô, boxe, karatê, capoeira, jiu-jitsu e muito mais. Entender essas práticas é crucial para entender a diversidade, a cultura e a história física do mundo.

As lutas não são apenas formas de combate, mas também práticas sociais que permitem o fortalecimento do corpo, o desenvolvimento de habilidades motoras, além de potencializar noções de respeito e disciplina. Através das lutas, também aprenderemos mais sobre a história de diferentes culturas, visto que a origem de muitas lutas está diretamente conectada à história de comunidades e regiões específicas.

Introdução

Neste projeto, iremos explorar o tópico das lutas, investigando seu papel na sociedade e o impacto que elas têm em nossa cultura e em nosso desenvolvimento físico. Através de atividades práticas e pesquisas teóricas, iremos mergulhar nos mundos de diferentes práticas de luta, aprendendo sobre suas regras, técnicas, história e relevância social.

Os alunos terão a oportunidade de pesquisar diferentes lutas, aprender sobre sua origem, regras e práticas, e identificar as características que as tornam únicas. Este projeto não só irá aumentar a compreensão dos alunos sobre a importância das lutas na Educação Física, mas também ajudará a desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.

Atividade Prática: As lutas e sua prática

Objetivo do projeto

Este projeto busca ampliar o entendimento dos alunos sobre diversas lutas, suas regras, técnicas, história e importância na educação física. Este será um projeto em grupo e cada grupo será de 3 a 5 alunos.

Descrição detalhada do projeto

Os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo será responsável por pesquisar sobre uma luta específica. Cada grupo deve escolher uma luta diferente e o professor deve aprovar a escolha de cada grupo.

Materiais necessários

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Papel e caneta para anotação.
  • Câmera para registrar as atividades práticas (pode ser a do celular).
  • Material para confecção de um pôster (cartolina, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura, etc).

Passo a passo detalhado

  1. Divisão de grupos e escolha da luta a ser pesquisada (30 minutos).
  2. Pesquisa online sobre a luta escolhida, seu histórico, regras, técnicas e significado (1 hora).
  3. Anotações a respeito da luta pesquisada (30 minutos).
  4. Prática de movimentos básicos da luta estudada, respeitando as regras e características aprendidas. Esta atividade deve ser registrada em vídeo ou foto (1 hora).
  5. Confecção de um pôster sobre a luta escolhida, com informações coletadas na pesquisa e fotos ou ilustrações dos movimentos praticados (1 hora).
  6. Preparação e apresentação para a classe sobre a luta estudada, utilizando o pôster como apoio visual (30 minutos).
  7. Redação de um relatório sobre o projeto, que deve incluir: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada (1 hora).

Entregas do projeto

Cada grupo deverá entregar:

  1. O pôster sobre a luta escolhida.
  2. O vídeo ou fotos registrando a prática dos movimentos.
  3. O relatório escrito.

Relatório Escrito

No relatório, os alunos deverão detalhar:

  • Introdução: Breve descrição da luta escolhida, sua origem e relevância.
  • Desenvolvimento: Detalhar a pesquisa realizada, descrever as técnicas e regras aprendidas, e explicar o processo de prática dos movimentos básicos.
  • Conclusões: Retomar os pontos principais, expressar o que foi aprendido durante o projeto e quais foram as conclusões retiradas.
  • Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório deve ser feito em conjunto por todo o grupo, mas cada aluno deve participar ativamente na sua confecção, garantindo que todos tenham a chance de expressar suas ideias e reflexões.

Lembre-se: o foco é sempre aprender e se divertir!


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Expositivo | Brincadeiras e Jogos: Batata Quente e Passa Anel
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Expositivo | Xadrez
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Explorando a Bolinha de Gude e o Pião: Jogando, Criando e Aprendendo
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Brincadeiras e Jogos: Bolinha de Gude e Pião | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!