Logo da Teachy
Entrar

Projeto: A Construção dos Ângulos

Lara da Teachy


Matemática

Original Teachy

Classificação de Ângulos Quanto a Abertura

Contextualização

A matemática é uma disciplina de vital importância no nosso cotidiano, e o estudo de ângulos é uma parte fundamental da mesma. O conceito de ângulo é bastante comum e pode ser encontrado em variados cenários, desde a construção civil até a arte.

Os ângulos são usados para descrever o mundo ao nosso redor, permitem representar a direção e a rotação e são de extrema necessidade na geometria, uma subdisciplina da matemática que lida com formas e tamanhos. Além disso, o conceito de ângulos também é de grande utilidade em várias outras disciplinas como arquitetura, engenharia, navegação, astronomia e várias outras.

A classificação de ângulos é uma parte essencial desse estudo. Os ângulos podem ser classificados como agudos, retos, obtusos e rasos. Cada uma dessas classificações nos dá informações valiosas sobre as propriedades dos ângulos e como eles se relacionam uns com os outros.

Estudando ângulos e suas classificações, conseguimos compreender melhor o mundo ao nosso redor e solucionar problemas complexos. Levando em conta a relevância desse tema, se faz necessário o desenvolvimento de um projeto que proporcione uma abordagem lúdica e engajante ao assunto. Por isso, a proposta do nosso projeto é aprender através da prática, realizando atividades que estimulem a colaboração e a criatividade.

Sugerimos algumas fontes de pesquisa confiáveis para ajudar a aprofundar seu conhecimento sobre o tema:

  1. Site educativo Nova Escola: Classificação de ângulos
  2. YouTube, canal Matemática Rio com Profe Rafael Procopio: Aula sobre ângulos
  3. Livro: Matemática Elementar: geometria plana, volume 9. Coleção do professor Elon Lages Lima, publicação da Sociedade Brasileira de Matemática.

Atividade Prática: "A Construção dos Ângulos"

Objetivos do Projeto

  1. Aprender a classificar ângulos.
  2. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação.
  3. Integrar conhecimentos de matemática com artes visuais.

Descrição do Projeto

Neste projeto, os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas. O projeto tem um tempo total estimado de 12 horas para ser concluído por cada aluno participante, podendo ser dividido em várias sessões.

Os alunos criarão uma maquete tridimensional de uma cidade. Eles deverão incorporar diferentes tipos de ângulos na construção de seus prédios e estradas. A cidade deve possuir pelo menos uma representação de cada tipo de ângulo: agudo, reto, obtuso e raso.

Materiais Necessários

  1. Cartolinas ou papelão para as construções.
  2. Lápis, borracha e régua.
  3. Canetas de cores diferentes.
  4. Tesouras sem ponta.
  5. Cola.
  6. Transferidor.

Passo a Passo

  1. Os alunos devem pesquisar e fazer um esboço da cidade que desejam construir. O esboço deve conter a representação dos quatro tipos de ângulos estudados.
  2. Em seguida, os alunos irão transferir o esboço para a cartolina ou papelão e recortarão as peças para construção da cidade.
  3. A cidade será montada com a ajuda de cola e fita adesiva.
  4. Cada ângulo encontrado no projeto deve ser identificado com cores diferentes (cada cor representando um tipo de ângulo) e medido com o transferidor.
  5. Os alunos devem manter um registro fotográfico de todo o processo, desde a ideia inicial até a construção final.
  6. Ao final da construção, os alunos apresentarão sua cidade para a turma, explicando onde e como utilizaram cada tipo de ângulo.

Entregas e Documento Escrito

Após concluir a parte prática do projeto, os alunos devem escrever um relatório contendo quatro tópicos principais:

  1. Introdução: deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: neste tópico, os alunos devem detalhar a teoria dos ângulos e suas classificações, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. É importante que o relatório inclua as fotos tiradas durante a construção da cidade.
  3. Conclusões: os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto. Aqui, os alunos também irão refletir sobre o trabalho em equipe e como administraram o tempo para concluir o projeto.
  4. Bibliografia: os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto.

Os alunos deverão entregar o relatório junto com a maquete da cidade construída. Ambos serão avaliados não apenas pelo correto conhecimento e aplicação dos conceitos de ângulos, mas também pela criatividade, trabalho em equipe e habilidades de gestão de tempo demonstradas.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Função: Entradas e Saídas | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Descobrindo o mundo através dos pontos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Vista Ortogonal | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
A Maravilhosa Jornada das Raízes
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies