Contextualização
Introdução Teórica
A Matemática é uma ferramenta essencial para a compreensão do mundo e para a tomada de decisões em nosso cotidiano. Uma das maneiras em que a matemática se faz presente em nossas vidas é através do dinheiro. Compreender o conceito de dinheiro, saber contar, realizar transformações de valores e calcular troco são habilidades fundamentais para navegar no mundo.
O dinheiro é um recurso utilizado para a aquisição de bens e serviços. Ele é dividido em moedas e cédulas de diferentes valores, e é importante saber identificar cada valor e entender seu equivalente em relação aos outros. Esta habilidade é necessária tanto para o consumo consciente, como para a realização de tarefas simples como dar ou receber troco.
Calcular troco é um exemplo de como a matemática se aplica ao dinheiro. No Brasil, usamos o Real como nossa moeda oficial. Se comprarmos algo que custa R$ 7,00 e pagarmos com uma cédula de R$ 10,00, devemos receber R$ 3,00 de troco. Essa operação envolve a subtração, uma das operações fundamentais da aritmética.
Contextualização
O mundo está cada vez mais globalizado e, com isso, é cada vez mais comum termos que lidar com diferentes moedas. Isso implica a necessidade de realizar conversões de valores entre moedas distintas. Não basta saber que 1 dólar custa, por exemplo, 5 reais. É preciso saber realizar cálculos com esses valores para saber, por exemplo, quanto custam 2 dólares em reais.
No nosso dia a dia, lidamos constantemente com dinheiro. Pagar uma passagem de ônibus, comprar um lanche na cantina, ou mesmo poupar para comprar um objeto de desejo, todas essas atividades requerem o uso de habilidades matemáticas ligadas ao dinheiro. Assim, compreender e dominar essas habilidades é essencial para a nossa vida cotidiana.
Atividade Prática
Título da Atividade: Mercadinho Matemático
Objetivo do Projeto:
A atividade "Mercadinho Matemático" tem como objetivo básico aplicar e exercitar conceitos de matemática relacionados ao uso do dinheiro. Os alunos terão a oportunidade de lidar com operações matemáticas, troco, valores de moedas e cédulas e a conversão de moedas.
Descrição do Projeto:
Cada grupo de 3 a 5 alunos criará um pequeno mercado ou loja fictícia. Cada mercado terá uma lista de produtos diferentes com seus preços correspondentes em reais. Os alunos deverão criar uma tabela de preços para os produtos, registrar transações fictícias de clientes, determinar o troco, e realizar a conversão dos preços para outra moeda, como o dólar. Além disso, os alunos devem escrever, como equipe, um relatório detalhado da atividade.
Materiais Necessários:
- Papel e lápis para anotações
- Calculadora
- Material para produzir a tabela de preços: papelão, cartolinas, canetas coloridas.
- Cédulas e moedas de brinquedo (opcional)
- Acesso à taxa de câmbio atual (computador, tablet ou smartphone)
Passo a passo para realização:
- Formação dos grupos: os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 5 membros.
- Criação do mercado: cada grupo deve imaginar e criar o seu próprio mercado, decidindo quais produtos irão vender.
- Tabela de Preços: cada grupo deve listar os produtos e estabelecer um preço em reais para cada um deles, construindo uma tabela que será afixada no "Mercado".
- Transações Fictícias: cada grupo deverá simular transações de compra em seu "mercado", registrando o valor pago e determinando qual seria o troco a ser dado.
- Conversão de Moedas: os alunos devem pesquisar a taxa de câmbio atual entre o real e o dólar e convertendo os preços dos produtos para a moeda americana.
- Escrita do Relatório: partir da experiência do "Mercadinho Matemático", cada grupo deverá escrever um relatório detalhado (introdução, desenvolvimento, conclusões, bibliografia) sobre a atividade.
Entregas do Projeto:
Os alunos devem entregar:
- A lista de produtos e preços em reais e dólares.
- As transações fictícias registradas, com o cálculo do troco.
- O relatório da atividade.
O relatório deve constar as seguintes etapas:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás do tema central do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
- Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.