Contextualização
A multiplicação é uma das operações fundamentais da aritmética, presente em diversas situações cotidianas. Desde calcular quantas maçãs temos ao comprar duas sacolas com cinco maçãs cada, até problemas mais complexos como a propagação de uma pandemia, a multiplicação é uma ferramenta indispensável. Mas e quando encontramos multiplicações com valores desconhecidos ou faltantes? Como procedemos para resolver tais questões?
Para isso, devemos entender bem os fundamentos do que é uma multiplicação, como ela funciona, e como podemos utilizar ferramentas matemáticas já conhecidas para descobrir esses valores faltantes. A multiplicação pode ser vista como uma soma repetida. Por exemplo, se temos 5 vezes 2, isso é o mesmo que somar o número 2, cinco vezes. Com a prática, vamos memorizando os resultados dessas operações para facilitar nossos cálculos no dia a dia. Mas a essência da multiplicação ainda é essa: uma soma repetida.
Agora, vamos imaginar que temos uma multiplicação onde conhecemos o resultado e um dos multiplicadores, mas não conhecemos o outro. Por exemplo, sabemos que alguma quantidade de maçãs, vezes 2, dá um total de 10 maçãs. Quantas maçãs tínhamos inicialmente? Para resolver esse tipo de problema, vamos usar o conceito de divisão, a operação inversa da multiplicação.
O estudo da multiplicação com valores faltantes é fundamental não apenas para a matemática, mas para formar a base do raciocínio lógico, algo que usamos constantemente em nossas vidas. Saber resolver problemas é uma habilidade importante e que vai além das salas de aula ou das disciplinas de exatas. Aprender a lidar com elementos desconhecidos e descobrir como encontrá-los é uma prática que traduz muito de nosso dia a dia, tanto em situações simples do cotidiano como em desafios do mundo profissional.
Uma ótima fonte de estudo para os alunos é o livro "Matemática elementar: operações fundamentais" disponível em todas as bibliotecas municipais. Além disso, o site Só Matemática possui uma seção inteira dedicada ao tema, com explicações e exercícios resolvidos. O canal do YouTube Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio também possui vários vídeos explicativos e dinâmicos sobre o tema.
Atividade Prática
Título da Atividade:
"Descobrindo o Desconhecido: Uma aventura pelo mundo da multiplicação com valores faltantes"
Objetivo do projeto
Aprimorar o entendimento dos alunos acerca da multiplicação e suas aplicações práticas, especialmente quando lidamos com a situação de ter um valor desconhecido no problema. Este projeto busca, além disso, desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficaz e gerenciamento de tempo.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo receberá um kit enigma. Este kit conterá problemas que devem ser resolvidos por meio do uso do conceito de multiplicação com valores faltantes. A solução de cada problema do kit levará a uma próxima pista ou etapa, formando uma sequência didática e lúdica a ser seguida.
As equipes terão que trabalhar em colaboração para resolver os problemas, descobrir e aplicar conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Durante o processo, eles vão adquirir uma compreensão mais profunda da importância e aplicabilidade da multiplicação no mundo real.
Os alunos terão um mês para completar o projeto, e estima-se que cada aluno precise dedicar de cinco a dez horas ao projeto.
Materiais Necessários
- Kit Enigma (contendo problemas matemáticos que vão desencadear uma série de enigmas)
- Lápis, borracha e papel
- Calculadora
- Livros didáticos (para consulta)
- Acesso à Internet para pesquisa
Passo a Passo Detalhado
- Os estudantes serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas.
- Cada grupo receberá o Kit Enigma com problemas e enigmas relacionados à multiplicação com valores desconhecidos.
- Os alunos deverão resolver cada problema em conjunto, registrando como chegaram à solução. Este registro incluirá a descrição do problema, a teoria aplicada, a metodologia utilizada e o resultado obtido.
- Ao resolver cada problema, os alunos descobrirão uma pista que os levará ao próximo enigma. Eles seguirão este procedimento até resolverem todos os enigmas contidos no kit.
- Durante todo o processo, os alunos devem gerenciar o tempo para garantir que todas as atividades sejam concluídas dentro do prazo de um mês.
Entregas do Projeto
No final do projeto, cada grupo deve entregar um relatório detalhado do trabalho realizado. O relatório deve seguir o seguinte formato:
-
Introdução: Os alunos devem contextualizar a multiplicação com termos desconhecidos e a sua importância, bem como o objetivo do projeto e sua relevância para o aprendizado deles.
-
Desenvolvimento: Os alunos devem descrever cada problema e seu processo de resolução, incluindo a teoria utilizada, a metodologia aplicada e a discussão dos resultados obtidos. Cada problema resolvido equivale a um subcapítulo desse item.
-
Conclusões: Os alunos devem fazer uma retrospectiva do trabalho, apontar o que aprenderam ao longo do projeto, quais habilidades foram desenvolvidas e como a atividade contribuiu para o entendimento da multiplicação com termos desconhecidos.
-
Bibliografia: Os alunos devem listar todas as fontes de pesquisa utilizadas durante o projeto, seja para entender a teoria, para auxiliar na resolução dos problemas ou para a elaboração do relatório.
Este relatório será uma parte crucial da avaliação final do projeto, pois demonstrará não apenas o conhecimento adquirido pelos alunos, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação efetiva e gerenciamento de tempo.