Entrar

Projeto: Planificação: Figuras Espaciais | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

''EF05MA16''

Planificação: Figuras Espaciais

Objetivos

- Aprender a identificar e planificar figuras espaciais, como prismas, pirâmides, cilindros e cones.

- Desenvolver habilidades de modelagem 3D e utilização de ferramentas digitais, como Tinkercad e SketchUp.

- Integrar conceitos matemáticos com criatividade ao criar maquetes e modelos digitais.

- Fomentar o trabalho colaborativo e a troca de ideias entre os integrantes do grupo.

- Compreender a importância da planificação de figuras espaciais em diversos campos, como design e arquitetura.

Você Sabia?

1. Você sabia que a caixa de cereal que você tomou café da manhã é, na verdade, um prisma planificado? 北

2. Os antigos egípcios já tinham habilidades matemáticas incríveis e construíram suas pirâmides pensando em suas planificações! ️‍♂️勞

3. Os rolamentos de skates e rodas de automóveis são cilindros no formato tridimensional, mas seus projetos precisam de planificação para manufatura. 

Contextualizando

Já parou para pensar como as figuras geométricas estão em toda parte ao seu redor? Seja um arranha-céu ou a forma de um balão de festa, figuras espaciais desempenham um papel fundamental no nosso mundo! E planificá-las? Bem, isso é um superpoder matemático que você está prestes a dominar! 隸‍♀️隸‍♂️

Imagine se um super-herói matemático pudesse desdobrar qualquer sólido tridimensional em uma superfície plana com apenas um toque… Poof! Prismas, pirâmides, cilindros e cones se transformariam em formas simples, mas poderosas. E você também pode se tornar esse herói! 隸‍♀️隸‍♂️

Ao planificar essas figuras, não só seremos capazes de desbloquear mistérios fascinantes da matemática, mas também trazer esse poder para resolver problemas do dia a dia. Construção de casas, design de objetos e até mesmo nos divertidos jogos de realidade aumentada que adoramos! Preparados para esta aventura? Vamos decolar no mundo das figuras espaciais e explorar juntos! ✨

Atividade 1: Desafio dos Makers: Criando um Parque de Diversões Geométrico 

Descrição

Você e seus colegas vão embarcar em uma jornada divertida e educativa para criar um parque de diversões digital, onde tudo será baseado em figuras espaciais! Neste desafio, vocês irão utilizar ferramentas como Tinkercad e Google Slides para modelar e planejar a construção de atrações incríveis como rodas gigantes, montanhas-russas e tobogãs utilizando prismas, pirâmides, cilindros e cones. Ao final, vocês irão montar um site interativo no Google Sites para apresentar o projeto e convidar visitantes virtuais a embarcar nessa aventura matemática.

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Celulares com acesso à internet

- Ferramentas de modelagem 3D (Tinkercad)

- Ferramentas de apresentação (Google Slides)

- Ferramentas de design gráfico (Canva, Google Drawings)

- Plataforma de compartilhamento de arquivos (Google Drive)

- Plataforma de criação de sites (Google Sites)

Passo a Passo

  • Formação dos Grupos: Todos os alunos se unirão em um grupo único. Organizaremos subgrupos responsáveis por áreas específicas do projeto, como design, modelagem, escrita criativa e programação.
  • Brainstorming e Planejamento: Realizaremos uma sessão de brainstorming para decidir as atrações do parque e a distribuição de responsabilidades entre os subgrupos. Utilizaremos ferramentas digitais de organização, como Trello ou Google Jamboard.
  • Modelagem 3D: Subgrupos designados utilizarão o Tinkercad para criar os modelos das atrações do parque, planejando e explicando o processo de planificação. Cada subgrupo será responsável por uma atração diferente, garantindo variedade e colaboração.
  • Design do Site: O subgrupo de design trabalhará no Google Drawings e Canva para criar um layout visualmente agradável e fácil de navegar para o site do parque. Decidirão o esquema de cores, fontes e imagens que melhor representem o tema do projeto.
  • Construção do Site: Usando o Google Sites, todos colaborarão para montar as páginas do site de maneira coesa. Cada subgrupo adicionará algumas de suas atrações e respectivas explicações planificadas.
  • Sala de Jogos Interativos: Alguns membros do grupo criarão quizzes e desafios no Google Forms, os quais serão integrados ao site para que os visitantes possam testar seus conhecimentos e ganhar prêmios virtuais dentro do contexto do parque de diversões.
  • Feedback dos Visitantes: O grupo de comunicação definirá uma forma de coletar e exibir feedback dos visitantes (por exemplo, um mural de comentários ou uma seção exclusiva no site). Serão responsáveis por garantir que os feedbacks sejam respondidos de maneira apropriada.
  • Apresentação Final: Compilaremos um vídeo de 3 a 5 minutos apresentando o projeto do início ao fim. Isso será importante para garantir que todos estejam cientes de como o site será utilizado e como ele foi construído.

O Que Você Deve Entregar?

Vocês precisam entregar um site completo no Google Sites chamado 'Parque Geométrico'. O site deve ter: Uma página inicial com uma breve introdução ao projeto e uma navegação clara para as demais seções. Pelo menos quatro atrações (cada atração em uma página) modeladas em Tinkercad ou Google Slides, com explicações detalhadas sobre as figuras espaciais utilizadas e o processo de planificação. Uma 'Sala de Jogos' com desafios interativos relacionados ao conteúdo, como quizzes no Google Forms. Uma seção de 'Feedback dos Visitantes', onde outras turmas ou convidados possam deixar comentários sobre a visita ao parque. Um vídeo de apresentação do projeto (de 3 a 5 minutos) explicando o conceito e destacando as principais atrações. Lembrando que o site deve ser visualmente atraente e facilmente navegável para visitantes de todas as idades e deverá ser acessado a partir de um link compartilhado no Google Classroom.

Atividade 2: Missão Exploradora: Do Aedes aegypti a Modelar em 3D! 烈

Descrição

Preparem-se para uma missão desafiadora e super interessante!  Neste projeto, a turma vai unir forças para investigar o ciclo de vida do Aedes aegypti e sua importância. Em seguida, vocês irão modelar digitalmente os diferentes estágios desse mosquito vetor de doenças usando ferramentas de modelagem 3D, como Tinkercad ou SketchUp. A ideia é criar um documentário digital e um modelo interativo em 3D que poderá ser exposto em um site pronto pelo grupo. Além de aprender matemática e modelagem, vocês vão conscientizar a comunidade sobre a prevenção de doenças, tornando-se verdadeiros cientistas cidadãos! ✨

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Celulares com acesso à internet

- Livros, artigos ou fontes confiáveis sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti

- Programas de modelagem 3D (Tinkercad, SketchUp)

- Ferramentas de edição de vídeo (como iMovie, KineMaster ou o editor de vídeo do Google)

- Plataforma de compartilhamento de arquivos (Google Drive)

- Plataforma de criação de sites (Google Sites)

Passo a Passo

  1. Brainstorming e Pesquisa: Todos os alunos colaborarão na pesquisa sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti. Os alunos dividirão em subgrupos para pesquisar e resumir informações sobre os diversos estágios do mosquito, além de coletar imagens e vídeos de referência.
  2. Planejamento do Documentário e Modelagem 3D: O subgrupo de comunicação e criação de conteúdo trabalhará no roteiro do documentário, decidindo como apresentar o ciclo de vida do mosquito. Enquanto isso, os demais alunos começam a modelagem 3D das fases do Aedes aegypti utilizando o Tinkercad ou o SketchUp.
  3. Modelagem e Montagem do Documentário: Continuem com a modelagem 3D e a gravação das outras cenas necessárias para o documentário. Os modelos 3D devem ser detalhados e fiéis à realidade. Mesmo que digitalmente, o ciclo do mosquito deve ser o mais próximo possível do real.
  4. Integração e Produção Final: Reúnam todas as partes do documentário (cenas reais filmadas com celular, modelagens 3D e narração) para a produção final do documentário. Utilizem um programa de edição de vídeo para integrar as partes e adicionar uma trilha sonora.
  5. Desenvolvimento do Site: O subgrupo de design trabalhará na elaboração do site. O Google Sites será usado para criar seções bem definidas sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, documentário, jogos interativos e caixa de sugestões. O site deve ser atraente e educativo.
  6. Testes e Ajustes: Peça para outro grupo de alunos atuarem como 'simulante de visitantes', navegando o site, deixando sugestões, identificando possíveis melhorias. Façam os ajustes necessários com base nas sugestões recebidas.
  7. Lançamento e Compartilhamento: Após o ajuste final, lancem o site 'Laboratório do Aedes aegypti' e o compartilhem com a comunidade escolar e outras turmas. Expliquem de forma interativa e dinâmica o ciclo de vida do Aedes aegypti e como prevenir doenças.
  8. Apresentação Final: Produzam um vídeo de apresentação (3 a 5 minutos) sobre a missão exploradora, destacando os principais momentos do projeto e a relevância do conteúdo abordado.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será um site educativo chamado 'Laboratório do Aedes aegypti'. O site deve conter: Uma página inicial com uma introdução ao projeto e uma navegação clara para as demais seções. Seções detalhadas sobre cada fase do ciclo de vida do Aedes aegypti, com modelos 3D e explicações relacionadas. Um documentário digital de 5 a 7 minutos, descrevendo os perigos do mosquito e como prevenir a proliferação. Uma seção interativa com quiz ou jogo, baseado no conteúdo abordado, para estimular a consciência e a compreensão. Uma 'Caixa de Sugestões' para visitantes deixarem feedback sobre o site e seu conteúdo. O site deve ser visualmente agradável e facilmente navegável, sendo acessado a partir de um link compartilhado no Google Classroom.

Atividade 3: Missão Detetive Geométrico: O Caso do Crime Matemático! 

Descrição

Prepare-se para investigar um emocionante mistério matemático!  Nesta atividade, a turma inteira vai desvendar o 'Caso do Crime Matemático'. Vocês receberão uma caixa com itens misteriosos que estão relacionados a diferentes figuras geométricas espaciais: prismas, pirâmides, cilindros e cones. Usando a sua criatividade e habilidades em matemática e modelagem 3D, vocês terão que montar um enigma gigante baseado nas pistas encontradas. O objetivo é criar um Escape Game Digital, incluindo gráficos, desafios interativos e uma história envolvente que use e explique a planificação dessas figuras. Durante essa missão, vocês vão aprender e ensinar esses conceitos de uma maneira muito divertida! 里

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Celulares com acesso à internet

- Caixa ou sacola contendo objetos do cotidiano que representem prismas, pirâmides, cilindros e cones (por exemplo, caixas, corte de pirâmide de pizza, canudos de papel, cones de sorvete, etc.)

- Ferramentas de modelagem 3D (Tinkercad, SketchUp)

- Ferramentas de design gráfico (Canva)

- Ferramenta de criação de quizzes e games (Google Forms, EdPuzzle, Kahoot)

- Plataforma de compartilhamento de arquivos (Google Drive)

- Papel, canetas e marcadores (deixe a criatividade fluir!)

Passo a Passo

  1. Divisão das Tarefas: Organizem-se em grupos menores e distribuam as responsabilidades entre pesquisa, modelagem, design, criação de enigmas e comunicação.
  2. Análise das Pistas: Utilizem os objetos misteriosos da caixa e investiguem suas formas para identificar cada figura geométrica que representam. Cada grupo deve realizar observações detalhadas e anotar suas conclusões.
  3. Modelagem 3D: Subgrupos designados usarão ferramentas como Tinkercad ou SketchUp para criar modelos digitais dessas figuras baseadas nos objetos físicos encontrados. Cada modelo deve ser acompanhado de desenhos planificados explicativos.
  4. Desenvolvimento da Narração: Outro grupo ficará responsável por criar uma história ou caso de detetive matemático. A narrativa deve ser emocionante e envolvente, motivando os jogadores a resolverem os enigmas das planificações.
  5. Criação dos Desafios: Usem o Google Forms para criar quizzes e desafios interativos. Cada fase do jogo deve ter obstáculos a serem vencidos acertando as planificações das figuras espaciais.
  6. Design Gráfico e Formatação: Outro grupo será responsável por deixar o jogo mais atrativo, utilizando ferramentas como Canva. Eles devem desenhar gráficos, organizar o layout do jogo e incorporar vídeos explicativos.
  7. Testes e Ajustes: Realizem uma simulação do jogo interativo, permitindo que outros alunos testem o enigma. Coletem feedback e implementem ajustes necessários para melhorar a jogabilidade e o aprendizado.
  8. Publicação: Finalizar o jogo, criar um link de acesso e compartilhar no Google Classroom para que outros grupos possam jogar. Certifiquem-se de que todas as fases do jogo estão funcionando como esperado.
  9. Apresentação Final: Cada grupo deve preparar uma explicação para apresentar o jogo, destacando o processo de criação, os desafios superados e a importância das planificações das figuras espaciais.

O Que Você Deve Entregar?

O produto final desta atividade será um 'Escape Game Digital' baseado em uma história de detetive matemático. O jogo deve: Incluir uma narrativa intrigante que motive a resolução de enigmas e desafios relacionados às planificações das figuras espaciais estudadas. Conter pelo menos 4 fases, cada uma baseada em um tipo de figura geométrica (prismas, pirâmides, cilindros e cones), com pistas físicas (objetos da caixa) e digitais (modelos 3D e gráficos). Apresentar desafios interativos, como quizzes no Google Forms, vídeos explicativos no EdPuzzle ou quiz de múltipla escolha no Kahoot, onde o jogador precisa acertar nas planificações das figuras espaciais para prosseguir no jogo. Ter uma página final com feedback e mensagens de parabenização pelo jogo completado. Ser visualmente atrativo e facilmente manipulável, permitindo que outros alunos e convidados joguem e interajam. Este Escape Game Digital deve ser acessado via um link compartilhado no Google Classroom.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies