Contextualização
Olá, jovens criativos! Vamos embarcar juntos em uma jornada fascinante no mundo das histórias? Sim, as histórias! Mas não somente aquelas que lemos em livros ou ouvimos de nossos avós. Estamos falando também das histórias que criamos e vivemos todos os dias, as nossas narrativas pessoais. No nosso projeto, "Construindo Narrativas", vamos descobrir como as histórias são construídas, como elas nos afetam e como nós, por nossa vez, podemos influenciar nossas histórias e as histórias dos outros!
A narrativa é uma ferramenta poderosa que usamos para expressar nossos pensamentos, sentimentos, experiências e ideias. Ela nos ajuda a dar sentido ao mundo e a nós mesmos. Além disso, a capacidade de contar histórias é uma habilidade social e emocional importante. Ela nos permite nos conectar com os outros, desenvolver empatia, compreender diferentes pontos de vista e resolver problemas.
Por exemplo, vocês já pararam para pensar em como é o dia a dia de um super-herói? Ou como seria se vocês fossem os protagonistas de um filme de aventura? Essas são narrativas que criamos em nossas mentes, e que nos ajudam a entender o mundo ao nosso redor e a nós mesmos. Mas nem todas as narrativas são de aventura e ação. Nossas vidas também são feitas de histórias mais simples, como a história de como vocês fizeram novos amigos na escola, ou a história de como aprenderam algo novo.
Ativação do Conhecimento Prévio
Antes de começarmos, vamos fazer uma pequena atividade. Vocês irão se dividir em grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo terá que criar uma pequena história. Pode ser uma história engraçada, emocionante, de aventura, ou até mesmo uma história de terror! Vocês podem usar a imaginação à vontade! Depois, cada grupo irá apresentar a sua história para a turma. Vamos lá, sejam criativos e divirtam-se!
Atividade Prática: "Criando Nossas Próprias Narrativas"
Objetivo do Projeto
O objetivo do projeto é permitir que os alunos compreendam e apliquem os elementos básicos de uma narrativa (personagem, enredo, cenário, tempo e ponto de vista) na criação de suas próprias histórias. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas, gerenciamento de tempo e pensamento criativo.
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo de alunos será responsável por criar uma história original, que contenha os elementos básicos de uma narrativa. A história deve ser escrita e ilustrada por eles. Além disso, cada grupo deverá apresentar a sua história para a turma, explicando como pensaram em cada elemento da narrativa e como trabalharam em equipe para criar a história.
Materiais Necessários
- Papel sulfite ou caderno para escrever a história
- Lápis, caneta e borracha
- Lápis de cor, canetinhas ou giz de cera para ilustrar a história
- Livros de referência (opcional)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
-
Formação dos Grupos: Os alunos deverão se agrupar em equipes de 3 a 5 pessoas.
-
Escolha do Tipo de História: Cada grupo deverá escolher o tipo de história que irá criar (engraçada, emocionante, de aventura, etc.).
-
Criação dos Elementos da Narrativa: Os alunos irão discutir e decidir juntos os elementos da narrativa que farão parte de sua história: personagem (quem é o protagonista? E o antagonista?), enredo (o que acontece na história?), cenário (onde a história se passa?), tempo (quando a história acontece?) e ponto de vista (quem conta a história?).
-
Escrita e Ilustração da História: Com os elementos da narrativa definidos, os alunos irão escrever a história em um papel sulfite ou caderno, e poderão ilustrá-la se quiserem.
-
Preparação da Apresentação: Cada grupo irá preparar uma breve apresentação para a turma, explicando a sua história e como pensaram em cada elemento da narrativa.
-
Apresentação para a Turma: Finalmente, os grupos irão apresentar as suas histórias para a turma. Cada aluno do grupo deverá participar da apresentação.
Formato de Entrega
Cada grupo deverá entregar a história escrita e ilustrada, bem como realizar a apresentação para a turma. O professor irá avaliar tanto a história criada quanto a apresentação realizada, levando em consideração a criatividade, a compreensão dos elementos da narrativa, a participação de cada aluno do grupo, e o respeito e colaboração entre os membros da equipe.
Agora é com vocês, jovens escritores! Usem a imaginação, divirtam-se e criem histórias incríveis!