Entrar

Projeto: Criação de um Dicionário de Contextos

Português

Original Teachy

'EF35LP12'

Dicionário: Palavras no Contexto

Contextualização

O Dicionário é uma ferramenta fundamental na aprendizagem de qualquer idioma. Nele, estão contidas todas as palavras que compõem a língua, e mais importante, o significado dessas palavras em diversos contextos. Sendo assim, é imprescindível que o aluno saiba como utilizar essa ferramenta para ter uma boa compreensão do idioma. Para aprimorar essa habilidade, vamos desenvolver o projeto "O Dicionário: Palavras no Contexto".

O Dicionário é uma fonte rica de informações e pode ser muito mais complexo do que apenas um repositório de palavras e seus significados. Entre suas páginas, encontramos a classe gramatical das palavras, sua origem etimológica, exemplos de uso e, em alguns casos, até ilustrações e informações culturais sobre as palavras.

A habilidade de utilizar corretamente um dicionário é um pilar importante na educação dos alunos. Assim como resolver problemas matemáticos ou entender conceitos científicos, a capacidade de entender e contextualizar palavras é uma habilidade fundamental que será utilizada durante a vida toda.

Importância do Tema

O estudo das palavras em seus diversos contextos é uma peça-chave para um aprendizado profundo e completo da língua portuguesa. Todo dia, usamos palavras sem perceber que elas podem ter vários sentidos, dependendo de onde e como são usadas. Nosso desafio é nos apropriar dessas nuances para nos tornarmos comunicadores eficazes.

Compreender a multiplicidade de significados que uma única palavra pode possuir nos ajuda a interpretar corretamente textos e a expressar de maneira clara e precisa nossos pensamentos e sentimentos. Por isso, entender como usar um dicionário e aprender a identificar o sentido de uma palavra em dado contexto é uma habilidade essencial ao desenvolvimento comunicativo dos alunos.

Atividade Prática

Título da Atividade: Criação de um "Dicionário de Contextos"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é desenvolver nos alunos a habilidade de identificar diferentes significados de palavras com base em seu contexto, utilizando o dicionário como ferramenta-chave neste processo. A atividade também visa promover o trabalho em equipe, gestão do tempo e resolução criativa de problemas.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos deverá criar um "Dicionário de Contextos". Serão escolhidas 20 palavras do idioma português que possuem mais de um significado. Para cada palavra, os alunos devem:

  • Identificar e explicar pelo menos dois significados diferentes da palavra.
  • Escrever duas frases para cada significado, onde o uso da palavra no contexto deixa claro qual o significado pretendido.
  • Ilustrar cada palavra com desenhos ou imagens para representar os diferentes contextos.

O "Dicionário de Contextos" poderá ser criado em um caderno ou em um documento digital, e deve ser organizado em ordem alfabética.

Materiais Necessários

  • Dicionários (em papel ou digital).
  • Caderno ou papel para registrar as informações (ou computador, caso optem por um formato digital).
  • Material para desenho (lápis, canetas coloridas, etc), caso escolham incluir ilustrações.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formação dos Grupos: Formar grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Seleção das Palavras: Cada grupo deve selecionar 20 palavras que possuem mais de um significado.

  3. Pesquisa dos Significados: Utilizar o dicionário para pesquisar os diferentes significados de cada palavra.

  4. Registro dos Significados: Para cada palavra, os alunos devem registrar pelo menos dois significados diferentes.

  5. Criação das Frases: Desenvolver duas frases para cada significado, onde o uso da palavra no contexto deixa claro qual o significado pretendido.

  6. Elaboração das Ilustrações: Desenhar ou encontrar imagens que representem os diferentes contextos de cada palavra, para complementar as informações textuais.

  7. Organização do Dicionário: Organizar todas as informações em ordem alfabética, para formar o "Dicionário de Contextos".

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, cada grupo deve entregar o "Dicionário de Contextos" finalizado e um relatório escrito com as seguintes partes:

  1. Introdução: Esta seção deve conter informações gerais sobre o projeto, como o objetivo do trabalho, a importância de entender as palavras em diferentes contextos e o uso do dicionário nesse processo.

  2. Desenvolvimento: Nessa parte, os alunos devem explicar em detalhes como realizaram o projeto. Deve-se descartar a metodologia utilizada, o passo a passo de como realizaram o trabalho, e discutir alguns exemplos das palavras que selecionaram e os diferentes contextos em que podem ser usadas.

  3. Conclusões: Na conclusão, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, os desafios encontrados durante a realização, como superaram esses desafios e como o entendimento das palavras em diferentes contextos pode auxiliar na comunicação eficaz.

  4. Bibliografia: Indicação de todos os dicionários e outras fontes usadas para a pesquisa e desenvolvimento do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies