Entrar

Projeto: Criação de um Dicionário de Contextos

Português

Original Teachy

'EF35LP12'

Dicionário: Palavras no Contexto

Contextualização

O Dicionário é uma ferramenta fundamental na aprendizagem de qualquer idioma. Nele, estão contidas todas as palavras que compõem a língua, e mais importante, o significado dessas palavras em diversos contextos. Sendo assim, é imprescindível que o aluno saiba como utilizar essa ferramenta para ter uma boa compreensão do idioma. Para aprimorar essa habilidade, vamos desenvolver o projeto "O Dicionário: Palavras no Contexto".

O Dicionário é uma fonte rica de informações e pode ser muito mais complexo do que apenas um repositório de palavras e seus significados. Entre suas páginas, encontramos a classe gramatical das palavras, sua origem etimológica, exemplos de uso e, em alguns casos, até ilustrações e informações culturais sobre as palavras.

A habilidade de utilizar corretamente um dicionário é um pilar importante na educação dos alunos. Assim como resolver problemas matemáticos ou entender conceitos científicos, a capacidade de entender e contextualizar palavras é uma habilidade fundamental que será utilizada durante a vida toda.

Importância do Tema

O estudo das palavras em seus diversos contextos é uma peça-chave para um aprendizado profundo e completo da língua portuguesa. Todo dia, usamos palavras sem perceber que elas podem ter vários sentidos, dependendo de onde e como são usadas. Nosso desafio é nos apropriar dessas nuances para nos tornarmos comunicadores eficazes.

Compreender a multiplicidade de significados que uma única palavra pode possuir nos ajuda a interpretar corretamente textos e a expressar de maneira clara e precisa nossos pensamentos e sentimentos. Por isso, entender como usar um dicionário e aprender a identificar o sentido de uma palavra em dado contexto é uma habilidade essencial ao desenvolvimento comunicativo dos alunos.

Atividade Prática

Título da Atividade: Criação de um "Dicionário de Contextos"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é desenvolver nos alunos a habilidade de identificar diferentes significados de palavras com base em seu contexto, utilizando o dicionário como ferramenta-chave neste processo. A atividade também visa promover o trabalho em equipe, gestão do tempo e resolução criativa de problemas.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos deverá criar um "Dicionário de Contextos". Serão escolhidas 20 palavras do idioma português que possuem mais de um significado. Para cada palavra, os alunos devem:

  • Identificar e explicar pelo menos dois significados diferentes da palavra.
  • Escrever duas frases para cada significado, onde o uso da palavra no contexto deixa claro qual o significado pretendido.
  • Ilustrar cada palavra com desenhos ou imagens para representar os diferentes contextos.

O "Dicionário de Contextos" poderá ser criado em um caderno ou em um documento digital, e deve ser organizado em ordem alfabética.

Materiais Necessários

  • Dicionários (em papel ou digital).
  • Caderno ou papel para registrar as informações (ou computador, caso optem por um formato digital).
  • Material para desenho (lápis, canetas coloridas, etc), caso escolham incluir ilustrações.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formação dos Grupos: Formar grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Seleção das Palavras: Cada grupo deve selecionar 20 palavras que possuem mais de um significado.

  3. Pesquisa dos Significados: Utilizar o dicionário para pesquisar os diferentes significados de cada palavra.

  4. Registro dos Significados: Para cada palavra, os alunos devem registrar pelo menos dois significados diferentes.

  5. Criação das Frases: Desenvolver duas frases para cada significado, onde o uso da palavra no contexto deixa claro qual o significado pretendido.

  6. Elaboração das Ilustrações: Desenhar ou encontrar imagens que representem os diferentes contextos de cada palavra, para complementar as informações textuais.

  7. Organização do Dicionário: Organizar todas as informações em ordem alfabética, para formar o "Dicionário de Contextos".

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, cada grupo deve entregar o "Dicionário de Contextos" finalizado e um relatório escrito com as seguintes partes:

  1. Introdução: Esta seção deve conter informações gerais sobre o projeto, como o objetivo do trabalho, a importância de entender as palavras em diferentes contextos e o uso do dicionário nesse processo.

  2. Desenvolvimento: Nessa parte, os alunos devem explicar em detalhes como realizaram o projeto. Deve-se descartar a metodologia utilizada, o passo a passo de como realizaram o trabalho, e discutir alguns exemplos das palavras que selecionaram e os diferentes contextos em que podem ser usadas.

  3. Conclusões: Na conclusão, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, os desafios encontrados durante a realização, como superaram esses desafios e como o entendimento das palavras em diferentes contextos pode auxiliar na comunicação eficaz.

  4. Bibliografia: Indicação de todos os dicionários e outras fontes usadas para a pesquisa e desenvolvimento do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies