Entrar

Projeto: O Teatro dos Verbos

Português

Original Teachy

''EF05LP05''

Verbos: Introdução

Contextualização

A língua portuguesa, assim como várias outras línguas, é constituída de diversos elementos que se entrelaçam para formar o que chamamos de discurso. Entre esses elementos, os verbos se destacam como um componente fundamental. Verbos não são apenas palavras, eles são as ações, os estados e os fenômenos expressos na linguagem. Eles são responsáveis por dar dinamismo às nossas frases e por indicar o tempo em que determinada ação ocorre.

Existem três tempos verbais principais em português: o presente, o passado e o futuro. Cada um desses tempos verbais comunica quando uma ação, um estado ou um fenômeno está ocorrendo. Por exemplo, em "Eu estudo português", o verbo "estudo" é um indicativo de que a ação de estudar está ocorrendo no presente. Já em "Eu estudei português", a ação de estudar ocorreu no passado. E, finalmente, em "Eu estudarei português", a ação de estudar ocorrerá no futuro.

Quando falamos, escrevemos ou lemos, usamos os verbos para ajudar a transmitir nossas ideias e sentimentos. Eles são importantes na comunicação do dia a dia, seja na escola, no trabalho ou em casa. Mas além disso, os verbos são fundamentais para a exploração literária e criativa da linguagem. Eles dão vida às histórias, aos poemas, às músicas e a tantos outros gêneros textuais.

Compreender o que é um verbo e como usá-lo corretamente é uma habilidade essencial para se comunicar claramente e compreender textos e falas. Neste projeto, você vai aprender a identificar e usar os verbos no presente, passado e futuro, a flexioná-los corretamente e a entender a concordância verbal. Estas são habilidades que você vai usar para toda a vida!

Para se aprofundar no assunto antes de começar o projeto, sugiro os seguintes recursos:

Atividade Prática: O Teatro dos Verbos

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os tempos verbais (presente, passado e futuro) e a concordância verbal mediante a criação de uma peça teatral em grupo.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo terá a tarefa de criar uma peça de teatro curta que utilize e enfatize os tempos verbais. A peça deve ter um tema livre, mas que possibilite claramente a utilização dos três tempos verbais (passado, presente e futuro) e que demonstre a correta concordância verbal.

Materiais Necessários

  • Papéis e canetas para criação do roteiro
  • Materiais para criação de cenário e figurino, conforme a criatividade do grupo (opcional)
  • Câmera para gravação da peça (pode ser um smartphone)

Passo a Passo para a Realização da Atividade

  1. Formação dos Grupos e Escolha do Tema: Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para a sua peça teatral.
  2. Criação do Roteiro: O grupo deve criar um roteiro para a peça, que claramente utilize os tempos verbais (passado, presente e futuro) e a correta concordância verbal. O roteiro deve ser criado de forma colaborativa, promovendo a discussão e o consenso entre os membros do grupo.
  3. Ensaio e Gravação da Peça: Os alunos devem ensaiar a peça com base no roteiro e, em seguida, realizar a gravação da mesma. É relevante buscar cuidados técnicos básicos de filmagem, como boa iluminação e áudio claro.
  4. Análise do Trabalho e Elaboração de Relatório: Após a conclusão da peça teatral, os alunos devem analisar seu próprio trabalho e elaborar um relatório com as seguintes partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

Entregas do Projeto

O resultado do projeto será a produção da peça teatral e a elaboração de um relatório sobre o processo de trabalho.

  1. Peça Teatral: A gravação da peça teatral, com duração de aproximadamente 10 a 15 minutos, deve apresentar nítido uso dos três tempos verbais (passado, presente e futuro) e a correta concordância verbal.

  2. Relatório: O relatório deve ser escrito em linguagem formal e conter:

    • Introdução: Com um breve contexto sobre a importância dos verbos e a relevância do projeto em seu aprendizado.
    • Desenvolvimento: Com a teoria do uso de verbos e a descrição detalhada do processo de elaboração da peça teatral, desde a formação do grupo e escolha do tema, até a elaboração do roteiro e gravação da peça.
    • Conclusão: Com os aprendizados obtidos, as dificuldades encontradas e superadas e as conclusões sobre o trabalho realizado.
    • Bibliografia: Com o detalhamento das fontes de estudo e consulta usadas durante o projeto.

A elaboração do relatório deve ser feita individualmente, porém, cada membro do grupo deve discutir suas conclusões e aprendizados com os demais integrantes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies