Entrar

Projeto: O Teatro dos Verbos

Português

Original Teachy

''EF05LP05''

Verbos: Introdução

Contextualização

A língua portuguesa, assim como várias outras línguas, é constituída de diversos elementos que se entrelaçam para formar o que chamamos de discurso. Entre esses elementos, os verbos se destacam como um componente fundamental. Verbos não são apenas palavras, eles são as ações, os estados e os fenômenos expressos na linguagem. Eles são responsáveis por dar dinamismo às nossas frases e por indicar o tempo em que determinada ação ocorre.

Existem três tempos verbais principais em português: o presente, o passado e o futuro. Cada um desses tempos verbais comunica quando uma ação, um estado ou um fenômeno está ocorrendo. Por exemplo, em "Eu estudo português", o verbo "estudo" é um indicativo de que a ação de estudar está ocorrendo no presente. Já em "Eu estudei português", a ação de estudar ocorreu no passado. E, finalmente, em "Eu estudarei português", a ação de estudar ocorrerá no futuro.

Quando falamos, escrevemos ou lemos, usamos os verbos para ajudar a transmitir nossas ideias e sentimentos. Eles são importantes na comunicação do dia a dia, seja na escola, no trabalho ou em casa. Mas além disso, os verbos são fundamentais para a exploração literária e criativa da linguagem. Eles dão vida às histórias, aos poemas, às músicas e a tantos outros gêneros textuais.

Compreender o que é um verbo e como usá-lo corretamente é uma habilidade essencial para se comunicar claramente e compreender textos e falas. Neste projeto, você vai aprender a identificar e usar os verbos no presente, passado e futuro, a flexioná-los corretamente e a entender a concordância verbal. Estas são habilidades que você vai usar para toda a vida!

Para se aprofundar no assunto antes de começar o projeto, sugiro os seguintes recursos:

Atividade Prática: O Teatro dos Verbos

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os tempos verbais (presente, passado e futuro) e a concordância verbal mediante a criação de uma peça teatral em grupo.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo terá a tarefa de criar uma peça de teatro curta que utilize e enfatize os tempos verbais. A peça deve ter um tema livre, mas que possibilite claramente a utilização dos três tempos verbais (passado, presente e futuro) e que demonstre a correta concordância verbal.

Materiais Necessários

  • Papéis e canetas para criação do roteiro
  • Materiais para criação de cenário e figurino, conforme a criatividade do grupo (opcional)
  • Câmera para gravação da peça (pode ser um smartphone)

Passo a Passo para a Realização da Atividade

  1. Formação dos Grupos e Escolha do Tema: Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para a sua peça teatral.
  2. Criação do Roteiro: O grupo deve criar um roteiro para a peça, que claramente utilize os tempos verbais (passado, presente e futuro) e a correta concordância verbal. O roteiro deve ser criado de forma colaborativa, promovendo a discussão e o consenso entre os membros do grupo.
  3. Ensaio e Gravação da Peça: Os alunos devem ensaiar a peça com base no roteiro e, em seguida, realizar a gravação da mesma. É relevante buscar cuidados técnicos básicos de filmagem, como boa iluminação e áudio claro.
  4. Análise do Trabalho e Elaboração de Relatório: Após a conclusão da peça teatral, os alunos devem analisar seu próprio trabalho e elaborar um relatório com as seguintes partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

Entregas do Projeto

O resultado do projeto será a produção da peça teatral e a elaboração de um relatório sobre o processo de trabalho.

  1. Peça Teatral: A gravação da peça teatral, com duração de aproximadamente 10 a 15 minutos, deve apresentar nítido uso dos três tempos verbais (passado, presente e futuro) e a correta concordância verbal.

  2. Relatório: O relatório deve ser escrito em linguagem formal e conter:

    • Introdução: Com um breve contexto sobre a importância dos verbos e a relevância do projeto em seu aprendizado.
    • Desenvolvimento: Com a teoria do uso de verbos e a descrição detalhada do processo de elaboração da peça teatral, desde a formação do grupo e escolha do tema, até a elaboração do roteiro e gravação da peça.
    • Conclusão: Com os aprendizados obtidos, as dificuldades encontradas e superadas e as conclusões sobre o trabalho realizado.
    • Bibliografia: Com o detalhamento das fontes de estudo e consulta usadas durante o projeto.

A elaboração do relatório deve ser feita individualmente, porém, cada membro do grupo deve discutir suas conclusões e aprendizados com os demais integrantes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies