Contextualização
A língua portuguesa, assim como várias outras línguas, é constituída de diversos elementos que se entrelaçam para formar o que chamamos de discurso. Entre esses elementos, os verbos se destacam como um componente fundamental. Verbos não são apenas palavras, eles são as ações, os estados e os fenômenos expressos na linguagem. Eles são responsáveis por dar dinamismo às nossas frases e por indicar o tempo em que determinada ação ocorre.
Existem três tempos verbais principais em português: o presente, o passado e o futuro. Cada um desses tempos verbais comunica quando uma ação, um estado ou um fenômeno está ocorrendo. Por exemplo, em "Eu estudo português", o verbo "estudo" é um indicativo de que a ação de estudar está ocorrendo no presente. Já em "Eu estudei português", a ação de estudar ocorreu no passado. E, finalmente, em "Eu estudarei português", a ação de estudar ocorrerá no futuro.
Quando falamos, escrevemos ou lemos, usamos os verbos para ajudar a transmitir nossas ideias e sentimentos. Eles são importantes na comunicação do dia a dia, seja na escola, no trabalho ou em casa. Mas além disso, os verbos são fundamentais para a exploração literária e criativa da linguagem. Eles dão vida às histórias, aos poemas, às músicas e a tantos outros gêneros textuais.
Compreender o que é um verbo e como usá-lo corretamente é uma habilidade essencial para se comunicar claramente e compreender textos e falas. Neste projeto, você vai aprender a identificar e usar os verbos no presente, passado e futuro, a flexioná-los corretamente e a entender a concordância verbal. Estas são habilidades que você vai usar para toda a vida!
Para se aprofundar no assunto antes de começar o projeto, sugiro os seguintes recursos:
- Toda Matéria: Verbos
- Só Português: Verbos
- YouTube: Verbos - Música com Professor Noslen
- Khan Academy: Concordância verbal
Atividade Prática: O Teatro dos Verbos
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os tempos verbais (presente, passado e futuro) e a concordância verbal mediante a criação de uma peça teatral em grupo.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo terá a tarefa de criar uma peça de teatro curta que utilize e enfatize os tempos verbais. A peça deve ter um tema livre, mas que possibilite claramente a utilização dos três tempos verbais (passado, presente e futuro) e que demonstre a correta concordância verbal.
Materiais Necessários
- Papéis e canetas para criação do roteiro
- Materiais para criação de cenário e figurino, conforme a criatividade do grupo (opcional)
- Câmera para gravação da peça (pode ser um smartphone)
Passo a Passo para a Realização da Atividade
- Formação dos Grupos e Escolha do Tema: Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para a sua peça teatral.
- Criação do Roteiro: O grupo deve criar um roteiro para a peça, que claramente utilize os tempos verbais (passado, presente e futuro) e a correta concordância verbal. O roteiro deve ser criado de forma colaborativa, promovendo a discussão e o consenso entre os membros do grupo.
- Ensaio e Gravação da Peça: Os alunos devem ensaiar a peça com base no roteiro e, em seguida, realizar a gravação da mesma. É relevante buscar cuidados técnicos básicos de filmagem, como boa iluminação e áudio claro.
- Análise do Trabalho e Elaboração de Relatório: Após a conclusão da peça teatral, os alunos devem analisar seu próprio trabalho e elaborar um relatório com as seguintes partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Entregas do Projeto
O resultado do projeto será a produção da peça teatral e a elaboração de um relatório sobre o processo de trabalho.
-
Peça Teatral: A gravação da peça teatral, com duração de aproximadamente 10 a 15 minutos, deve apresentar nítido uso dos três tempos verbais (passado, presente e futuro) e a correta concordância verbal.
-
Relatório: O relatório deve ser escrito em linguagem formal e conter:
- Introdução: Com um breve contexto sobre a importância dos verbos e a relevância do projeto em seu aprendizado.
- Desenvolvimento: Com a teoria do uso de verbos e a descrição detalhada do processo de elaboração da peça teatral, desde a formação do grupo e escolha do tema, até a elaboração do roteiro e gravação da peça.
- Conclusão: Com os aprendizados obtidos, as dificuldades encontradas e superadas e as conclusões sobre o trabalho realizado.
- Bibliografia: Com o detalhamento das fontes de estudo e consulta usadas durante o projeto.
A elaboração do relatório deve ser feita individualmente, porém, cada membro do grupo deve discutir suas conclusões e aprendizados com os demais integrantes.