Entrar

Projeto: Prefixo e Sufixo | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF03LP10'

Prefixo e Sufixo

Objetivos

- Entender o conceito de prefixos e sufixos e como eles alteram o significado e a classe gramatical das palavras.

- Identificar e aplicar corretamente prefixos e sufixos em diferentes situações linguísticas.

- Desenvolver habilidades colaborativas e críticas ao trabalho em grupo, utilizando ferramentas digitais e redes sociais.

- Criar e compartilhar conteúdos digitais que expressem o uso de prefixos e sufixos, utilizando criatividade e inovação.

Você Sabia?

1.Sabia que um dos prefixos mais antigos no português é 'RE'?

O prefixo 'RE' vem do latim e foi adotado em diversas línguas para indicar a noção de 'de novo', como em 'repetir' e 'reunir'.

2.Um sufixo pode fazer uma grande diferença no significado de uma palavra!

Já percebeu como o termo 'Animação' muda completamente de sentido quando vira 'Animado' ou 'Animadora'? Prefixos e sufixos fazem esse tipo de malabarismo na língua!

3.Você sabia que muitas frases famosas usam prefixos e sufixos sem você perceber?

Pense nisso quando ouvir 'desnecessariamente complicado'. Palavras pequenas com grande poder!

Contextualizando

 Imagine sua comunicação diária com emojis, GIFs e memes... Agora pense que, no mundo das palavras, prefixos e sufixos são as ferramentas mágicas por trás de criar, digamos, novas formas de 'comunicãmicos' (comunicar + emojis) através do português! 

Prefixos e sufixos são como elementos secretos que, ao serem adicionados a uma palavra, podem transformá-la completamente. Que tal pegar a palavra 'leitura' e, só de adicionar 'sub' antes dela, temos 'subleitura', que já deixa claro que estamos falando de uma prática mais profunda ou detalhada?  Legal, né?

E quando se trata de domar esses superpoderes no Instagram, em um stories digital, ou jogar em equipe, formando palavras inéditas e incríveis... a diversão e a aprendizagem se misturam completamente, e a jornada de entender nosso idioma fica muito mais interessante e criativa! Estamos prestes a iniciar uma aventura linguística que vai mudar sua forma de ver o português para sempre! 

Atividade 1: Mundo dos Morfemas: Crie Seu Super-Herói Linguístico! 隸‍♂️隸‍♀️

Descrição

Nesta atividade, toda a turma vai se unir como um super time de criadores, e juntos, vocês vão dar vida a um Super-Herói Linguístico!  Cada aluno vai contribuir com ideias e criações únicas, utilizando prefixos e sufixos para personalizar seu herói e construir uma narrativa empolgante e educativa. Ao final, vocês compartilharão a criação de maneiras criativas e dinâmicas, integrando mídias digitais e artísticas. Preparem-se para uma aventura onde as palavras não serão apenas palavras, mas superpoderes em forma de Morfemas! ✨

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de edição de imagem (Canva, Pixlr ou similares)

- Aplicativos de criação de histórias (Instagram, Flipagram)

- Papel e caneta (para esboços e rascunhos)

- Ferramentas de armazenamento e compartilhamento online (Google Drive, Padlet)

- Materiais de pintura para os que preferem técnicas analógicas

Passo a Passo

  • Etapa 1: Formação das Equipes Formem equipes de 4 a 5 alunos. Dividam as tarefas de pesquisa, criação de textos e design.
  • Etapa 2: Brainstorming e Rascunho Cada aluno deve contribuir com ideias sobre o nome do Super-Herói, sua origem, missão e superpoderes. Realizem um rascunho no papel ou em um aplicativo de esboço, desenhando primeiras ideias sobre o visual do herói.
  • Etapa 3: Criação do Storyboard No Canva, desenhem o storyboard da HQ, dividindo as páginas e definindo onde cada elemento será posicionado. Incluam textos que usem palavras com prefixos e sufixos para enriquecer a narrativa.
  • ✏️ Etapa 4: Desenvolvimento do Conteúdo Textual Cada equipe deverá escrever os diálogos da história, garantindo o uso correto de prefixos e sufixos para criar palavras e sentenças novas e coerentes. Integrem pesquisas de vocabulário que enriqueçam o texto, incluindo palavras novas.
  • ️ Etapa 5: Arte e Design Usem aplicativos como Canva e Pixlr para criar ilustrações e arte digital relacionadas ao Super-Herói Linguístico. Deixem o design dinâmico e atrativo, integrando GIFs e animações, se possível.
  • Etapa 6: Integração e Compartilhamento No próprio Canva, ou utilizando outra ferramenta, integrem os textos com as imagens nas páginas digitais da HQ. Reajustem o texto para garantir que encaixa bem com as figuras. O conteúdo final será compilado em uma apresentação digital que deve ser compartilhado com a turma e, potencialmente, com outras turmas ou nas redes sociais da escola.
  • Etapa 7: Revisão Final e Feedback Após a compilação, revisem o trabalho completo, verificando ortografia, coesão e coerência. Ajustem e façam melhorias conforme necessário com base no feedback do grupo e do professor.

O Que Você Deve Entregar?

O trabalho final da atividade será a criação de uma História em Quadrinhos Digital Interativa, detalhando a história e os superpoderes do Super-Herói Linguístico. A HQ deverá incluir: Capa e contracapa criadas no Canva ou ferramenta similar; Páginas representando a origem do herói, sua jornada e missão, tudo detalhado no contexto do uso de prefixos e sufixos; Integração de mídias (vídeos curtos, GIFs, se for o caso) que expliquem os conceitos de prefixos e sufixos com exemplos; Uso criativo de elementos visuais, como ícones, ilustrações e texto para reforçar os morfemas estudados.

Atividade 2: Batalha das Palavras: Aplicativo de Gamificação com Prefixos e Sufixos! ✨

Descrição

Nesta atividade, a turma se unirá para criar um jogo de aplicativo de gamificação interativo, onde outras turmas poderão jogar e aprender sobre prefixos e sufixos de maneira divertida. Cada aluno será responsável por uma parte do desenvolvimento do jogo, envolvendo a definição das regras, a criação de perguntas, o design visual e a programação básica. Juntos, vocês vão experimentar o mundo do desenvolvimento de jogos e, ao mesmo tempo, aprimorar as habilidades linguísticas. Ao final, além de jogarem, poderão compartilhar o aplicativo com outras turmas e até mesmo disponibilizá-lo nas lojas de aplicativos da escola, como um projeto inovador e educativo! 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Aplicativos de edição e design de jogos (como Scratch, Tynker ou Construct)

- Caneta e papel para anotações e esboços

- Contas em plataformas de criação de aplicativos (opcional, para maior integração tecnológica)

- Ferramentas de armazenamento e compartilhamento online (como Google Drive)

- Materiais de divulgação (caso decidam compartilhar o jogo com outras turmas ou no repositório da escola)

Passo a Passo

  1. Etapa 1: Definição do Conceito do Jogo Realizem uma reunião para definir o tema do jogo, suas regras básicas, como será a mecânica e os objetivos. Pensem em como os prefixos e sufixos serão integrados nas perguntas e respostas.
  2. Etapa 2: Planejamento dos Desafios Listagem dos tipos de perguntas que estarão no jogo, contextualizando o uso de morfemas com situações do dia a dia ou com palavras comuns. Separem tarefas: quem vai ficar responsável por redigir as perguntas, quem cuidará do design gráfico, etc.
  3. Etapa 3: Escolha da Ferramenta de Criação Pesquisem e escolham uma plataforma de design de jogos que seja acessível para todos. Treinem na plataforma escolhida e façam esboços iniciais dos primeiros desafios.
  4. Etapa 4: Criação de Perguntas e Respostas Cada aluno deve criar pelo menos uma pergunta que envolva o uso de um prefixo ou sufixo. Garantam que as respostas corretas sejam claras e bem contextualizadas.
  5. Etapa 5: Design Visual e Integração Integrar o design das perguntas e respostas com ilustrações e elementos digitais que tornem o jogo atraente e educativo. Peçam feedbacks aos colegas e façam ajustes necessários para melhorar a apresentação.
  6. Etapa 6: Programação Básica Aprendam a usar os recursos básicos de programação na plataforma escolhida, para criar a mecânica de jogo. Testem e corrijam possíveis problemas, garantindo o pleno funcionamento do jogo.
  7. Etapa 7: Testes e Ajustes Finais Teste o jogo com a própria turma e, se possível, com outras turmas da escola. Façam ajustes com base no feedback, garantindo que o jogo seja divertido e educativo.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Jogo de Gamificação Interativo focado em prefixos e sufixos, disponível para ser jogado online. O jogo deverá incluir as seguintes características: Título do Jogo: Criativo e vinculado ao tema. Tipo de jogo: Quiz interativo com perguntas sobre prefixos e sufixos. Regras e Instruções: Claras e acessíveis, escritas com o uso dos conceitos aprendidos no tema. Design Visual: Apresentação gráfica atraente com elementos digitais e ilustrações que ajudem a reforçar o contexto das palavras. Feedback: Sistema de pontuações e comentários ao final de cada rodada, com correções gramaticais e dicas de aprendizado. Compatibilidade: Disponível em formatos acessíveis para todos os alunos jogarem e aprenderem. Se possível, integrado a uma plataforma digital para ser compartilhado com outras turmas.

Atividade 3: Festival Digital dos Morfemas: Podcast Educativo! ️

Descrição

Preparem-se para se tornarem verdadeiros apresentadores de rádio/festival digital! Nesta atividade, toda a turma se reunirá para criar um Podcast educativo sobre prefixos e sufixos. Vocês terão a oportunidade de entrevistar especialistas e explorar o universo linguístico de maneira criativa e interativa. Cada aluno poderá contribuir com roteiros, gravações, edição de áudio e postagem online. O objetivo? Compartilhar conhecimento de uma forma dinâmica e acessível, além de desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Vocês serão responsáveis por criar, produzir e divulgar um episódio de Podcast magnífico que ficará disponível para toda a escola e além! 

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de gravação de áudio (como Audacity, Zencastr ou qualquer aplicativo de gravação de voz)

- Ferramentas de edição de áudio (Audacity, GarageBand ou editores de áudio online)

- Máscara de edição de imagem (Canva, Pixlr ou similares)

- Ferramentas de armazenamento e compartilhamento online (como Google Drive)

- Materiais de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis para buscar informações sobre prefixos e sufixos)

- Contas em plataformas de podcast (Spotify, Anchor.fm ou Libsyn, para a publicação do podcast)

- Equipamentos de áudio adicionais (microfones, se disponíveis)

Passo a Passo

  1. Etapa 1: Definição do Tema e Divisão de Tarefas Decidam o tema principal do Podcast (prefixos e sufixos) e quem ficará responsável por cada parte: roteiros, gravação, edição e publicação. Formem subgrupos para as diferentes etapas do projeto.
  2. Etapa 2: Pesquisa e Roteirização Pesquisem sobre prefixos e sufixos. Coletar informações que possam ser interessantes e educativas. Escrevam os roteiros detalhados para cada seção (introdução, corpo do Podcast e encerramento).
  3. Etapa 3: Gravação dos Áudios Usem aplicativos de gravação de áudio para gravar cada segmento do Podcast. Garantam uma qualidade de som boa e evitem ruídos de fundo. Cada grupo/função terá prazos definidos para submissão de seus áudios.
  4. Etapa 4: Edição de Áudio Usem ferramentas de edição de áudio para compilar as gravações, garantindo que tudo esteja claro, coeso e dinâmico. Incluam músicas de fundo apropriadas (se desejado), efeitos sonoros e trilhas para enriquecer o Podcast.
  5. Etapa 5: Criação da Capa do Episódio Usem ferramentas de edição de imagem para desenvolver uma capa atraente e informativa para o Podcast. Insiram títulos, palavras com prefixos e sufixos, e ilustrações que complementem a temática.
  6. Etapa 6: Revisão e Ajustes Revisem o conteúdo do Podcast, certificando-se de que o roteiro está preciso, a gravação possui qualidade e a edição está coesa. Fazem ajustes finais para garantir que tudo está pronto para ser publicado.
  7. Etapa 7: Publicação e Divulgação Publiquem o Podcast em plataformas como Spotify, Anchor.fm ou similar. Criem um plano de ação para divulgar o Podcast, compartilhando nas redes sociais da escola ou via Google Classroom.
  8. Etapa 8: Avaliação e Feedback Após alguns dias, realizem uma avaliação do Podcast com a turma e eventuais ouvintes. Coletar sugestões de melhoria e prepare-se para os próximos episódios.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta atividade será um Episódio de Podcast Educativo sobre Prefixos e Sufixos. O Podcast deverá incluir: Capa do Episódio: Design atrativo com utilização de prefixos e sufixos. Introdução: Apresentação da turma e do tema do episódio. Conteúdo: Discussões, entrevistas com 'especialistas imaginários', exemplos de palavras com prefixos e sufixos, e curiosidades sobre o tema. Encerramento: Recapitulação e desafio para os ouvintes. Formato Acessível: Compatível com plataformas de podcast e de fácil acesso para toda a escola. Condições Técnicas Adequadas: Boa qualidade de áudio, sem ruídos, bem editado e organizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies