Entrar

Projeto: Prefixo e Sufixo | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EF03LP10'

Prefixo e Sufixo

Objetivos

- Entender o conceito de prefixos e sufixos e como eles alteram o significado e a classe gramatical das palavras.

- Identificar e aplicar corretamente prefixos e sufixos em diferentes situações linguísticas.

- Desenvolver habilidades colaborativas e críticas ao trabalho em grupo, utilizando ferramentas digitais e redes sociais.

- Criar e compartilhar conteúdos digitais que expressem o uso de prefixos e sufixos, utilizando criatividade e inovação.

Você Sabia?

1.Sabia que um dos prefixos mais antigos no português é 'RE'?

O prefixo 'RE' vem do latim e foi adotado em diversas línguas para indicar a noção de 'de novo', como em 'repetir' e 'reunir'.

2.Um sufixo pode fazer uma grande diferença no significado de uma palavra!

Já percebeu como o termo 'Animação' muda completamente de sentido quando vira 'Animado' ou 'Animadora'? Prefixos e sufixos fazem esse tipo de malabarismo na língua!

3.Você sabia que muitas frases famosas usam prefixos e sufixos sem você perceber?

Pense nisso quando ouvir 'desnecessariamente complicado'. Palavras pequenas com grande poder!

Contextualizando

 Imagine sua comunicação diária com emojis, GIFs e memes... Agora pense que, no mundo das palavras, prefixos e sufixos são as ferramentas mágicas por trás de criar, digamos, novas formas de 'comunicãmicos' (comunicar + emojis) através do português! 

Prefixos e sufixos são como elementos secretos que, ao serem adicionados a uma palavra, podem transformá-la completamente. Que tal pegar a palavra 'leitura' e, só de adicionar 'sub' antes dela, temos 'subleitura', que já deixa claro que estamos falando de uma prática mais profunda ou detalhada?  Legal, né?

E quando se trata de domar esses superpoderes no Instagram, em um stories digital, ou jogar em equipe, formando palavras inéditas e incríveis... a diversão e a aprendizagem se misturam completamente, e a jornada de entender nosso idioma fica muito mais interessante e criativa! Estamos prestes a iniciar uma aventura linguística que vai mudar sua forma de ver o português para sempre! 

Atividade 1: Mundo dos Morfemas: Crie Seu Super-Herói Linguístico! 隸‍♂️隸‍♀️

Descrição

Nesta atividade, toda a turma vai se unir como um super time de criadores, e juntos, vocês vão dar vida a um Super-Herói Linguístico!  Cada aluno vai contribuir com ideias e criações únicas, utilizando prefixos e sufixos para personalizar seu herói e construir uma narrativa empolgante e educativa. Ao final, vocês compartilharão a criação de maneiras criativas e dinâmicas, integrando mídias digitais e artísticas. Preparem-se para uma aventura onde as palavras não serão apenas palavras, mas superpoderes em forma de Morfemas! ✨

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de edição de imagem (Canva, Pixlr ou similares)

- Aplicativos de criação de histórias (Instagram, Flipagram)

- Papel e caneta (para esboços e rascunhos)

- Ferramentas de armazenamento e compartilhamento online (Google Drive, Padlet)

- Materiais de pintura para os que preferem técnicas analógicas

Passo a Passo

  • Etapa 1: Formação das Equipes Formem equipes de 4 a 5 alunos. Dividam as tarefas de pesquisa, criação de textos e design.
  • Etapa 2: Brainstorming e Rascunho Cada aluno deve contribuir com ideias sobre o nome do Super-Herói, sua origem, missão e superpoderes. Realizem um rascunho no papel ou em um aplicativo de esboço, desenhando primeiras ideias sobre o visual do herói.
  • Etapa 3: Criação do Storyboard No Canva, desenhem o storyboard da HQ, dividindo as páginas e definindo onde cada elemento será posicionado. Incluam textos que usem palavras com prefixos e sufixos para enriquecer a narrativa.
  • ✏️ Etapa 4: Desenvolvimento do Conteúdo Textual Cada equipe deverá escrever os diálogos da história, garantindo o uso correto de prefixos e sufixos para criar palavras e sentenças novas e coerentes. Integrem pesquisas de vocabulário que enriqueçam o texto, incluindo palavras novas.
  • ️ Etapa 5: Arte e Design Usem aplicativos como Canva e Pixlr para criar ilustrações e arte digital relacionadas ao Super-Herói Linguístico. Deixem o design dinâmico e atrativo, integrando GIFs e animações, se possível.
  • Etapa 6: Integração e Compartilhamento No próprio Canva, ou utilizando outra ferramenta, integrem os textos com as imagens nas páginas digitais da HQ. Reajustem o texto para garantir que encaixa bem com as figuras. O conteúdo final será compilado em uma apresentação digital que deve ser compartilhado com a turma e, potencialmente, com outras turmas ou nas redes sociais da escola.
  • Etapa 7: Revisão Final e Feedback Após a compilação, revisem o trabalho completo, verificando ortografia, coesão e coerência. Ajustem e façam melhorias conforme necessário com base no feedback do grupo e do professor.

O Que Você Deve Entregar?

O trabalho final da atividade será a criação de uma História em Quadrinhos Digital Interativa, detalhando a história e os superpoderes do Super-Herói Linguístico. A HQ deverá incluir: Capa e contracapa criadas no Canva ou ferramenta similar; Páginas representando a origem do herói, sua jornada e missão, tudo detalhado no contexto do uso de prefixos e sufixos; Integração de mídias (vídeos curtos, GIFs, se for o caso) que expliquem os conceitos de prefixos e sufixos com exemplos; Uso criativo de elementos visuais, como ícones, ilustrações e texto para reforçar os morfemas estudados.

Atividade 2: Batalha das Palavras: Aplicativo de Gamificação com Prefixos e Sufixos! ✨

Descrição

Nesta atividade, a turma se unirá para criar um jogo de aplicativo de gamificação interativo, onde outras turmas poderão jogar e aprender sobre prefixos e sufixos de maneira divertida. Cada aluno será responsável por uma parte do desenvolvimento do jogo, envolvendo a definição das regras, a criação de perguntas, o design visual e a programação básica. Juntos, vocês vão experimentar o mundo do desenvolvimento de jogos e, ao mesmo tempo, aprimorar as habilidades linguísticas. Ao final, além de jogarem, poderão compartilhar o aplicativo com outras turmas e até mesmo disponibilizá-lo nas lojas de aplicativos da escola, como um projeto inovador e educativo! 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Aplicativos de edição e design de jogos (como Scratch, Tynker ou Construct)

- Caneta e papel para anotações e esboços

- Contas em plataformas de criação de aplicativos (opcional, para maior integração tecnológica)

- Ferramentas de armazenamento e compartilhamento online (como Google Drive)

- Materiais de divulgação (caso decidam compartilhar o jogo com outras turmas ou no repositório da escola)

Passo a Passo

  1. Etapa 1: Definição do Conceito do Jogo Realizem uma reunião para definir o tema do jogo, suas regras básicas, como será a mecânica e os objetivos. Pensem em como os prefixos e sufixos serão integrados nas perguntas e respostas.
  2. Etapa 2: Planejamento dos Desafios Listagem dos tipos de perguntas que estarão no jogo, contextualizando o uso de morfemas com situações do dia a dia ou com palavras comuns. Separem tarefas: quem vai ficar responsável por redigir as perguntas, quem cuidará do design gráfico, etc.
  3. Etapa 3: Escolha da Ferramenta de Criação Pesquisem e escolham uma plataforma de design de jogos que seja acessível para todos. Treinem na plataforma escolhida e façam esboços iniciais dos primeiros desafios.
  4. Etapa 4: Criação de Perguntas e Respostas Cada aluno deve criar pelo menos uma pergunta que envolva o uso de um prefixo ou sufixo. Garantam que as respostas corretas sejam claras e bem contextualizadas.
  5. Etapa 5: Design Visual e Integração Integrar o design das perguntas e respostas com ilustrações e elementos digitais que tornem o jogo atraente e educativo. Peçam feedbacks aos colegas e façam ajustes necessários para melhorar a apresentação.
  6. Etapa 6: Programação Básica Aprendam a usar os recursos básicos de programação na plataforma escolhida, para criar a mecânica de jogo. Testem e corrijam possíveis problemas, garantindo o pleno funcionamento do jogo.
  7. Etapa 7: Testes e Ajustes Finais Teste o jogo com a própria turma e, se possível, com outras turmas da escola. Façam ajustes com base no feedback, garantindo que o jogo seja divertido e educativo.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Jogo de Gamificação Interativo focado em prefixos e sufixos, disponível para ser jogado online. O jogo deverá incluir as seguintes características: Título do Jogo: Criativo e vinculado ao tema. Tipo de jogo: Quiz interativo com perguntas sobre prefixos e sufixos. Regras e Instruções: Claras e acessíveis, escritas com o uso dos conceitos aprendidos no tema. Design Visual: Apresentação gráfica atraente com elementos digitais e ilustrações que ajudem a reforçar o contexto das palavras. Feedback: Sistema de pontuações e comentários ao final de cada rodada, com correções gramaticais e dicas de aprendizado. Compatibilidade: Disponível em formatos acessíveis para todos os alunos jogarem e aprenderem. Se possível, integrado a uma plataforma digital para ser compartilhado com outras turmas.

Atividade 3: Festival Digital dos Morfemas: Podcast Educativo! ️

Descrição

Preparem-se para se tornarem verdadeiros apresentadores de rádio/festival digital! Nesta atividade, toda a turma se reunirá para criar um Podcast educativo sobre prefixos e sufixos. Vocês terão a oportunidade de entrevistar especialistas e explorar o universo linguístico de maneira criativa e interativa. Cada aluno poderá contribuir com roteiros, gravações, edição de áudio e postagem online. O objetivo? Compartilhar conhecimento de uma forma dinâmica e acessível, além de desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Vocês serão responsáveis por criar, produzir e divulgar um episódio de Podcast magnífico que ficará disponível para toda a escola e além! 

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de gravação de áudio (como Audacity, Zencastr ou qualquer aplicativo de gravação de voz)

- Ferramentas de edição de áudio (Audacity, GarageBand ou editores de áudio online)

- Máscara de edição de imagem (Canva, Pixlr ou similares)

- Ferramentas de armazenamento e compartilhamento online (como Google Drive)

- Materiais de pesquisa (livros, artigos, sites confiáveis para buscar informações sobre prefixos e sufixos)

- Contas em plataformas de podcast (Spotify, Anchor.fm ou Libsyn, para a publicação do podcast)

- Equipamentos de áudio adicionais (microfones, se disponíveis)

Passo a Passo

  1. Etapa 1: Definição do Tema e Divisão de Tarefas Decidam o tema principal do Podcast (prefixos e sufixos) e quem ficará responsável por cada parte: roteiros, gravação, edição e publicação. Formem subgrupos para as diferentes etapas do projeto.
  2. Etapa 2: Pesquisa e Roteirização Pesquisem sobre prefixos e sufixos. Coletar informações que possam ser interessantes e educativas. Escrevam os roteiros detalhados para cada seção (introdução, corpo do Podcast e encerramento).
  3. Etapa 3: Gravação dos Áudios Usem aplicativos de gravação de áudio para gravar cada segmento do Podcast. Garantam uma qualidade de som boa e evitem ruídos de fundo. Cada grupo/função terá prazos definidos para submissão de seus áudios.
  4. Etapa 4: Edição de Áudio Usem ferramentas de edição de áudio para compilar as gravações, garantindo que tudo esteja claro, coeso e dinâmico. Incluam músicas de fundo apropriadas (se desejado), efeitos sonoros e trilhas para enriquecer o Podcast.
  5. Etapa 5: Criação da Capa do Episódio Usem ferramentas de edição de imagem para desenvolver uma capa atraente e informativa para o Podcast. Insiram títulos, palavras com prefixos e sufixos, e ilustrações que complementem a temática.
  6. Etapa 6: Revisão e Ajustes Revisem o conteúdo do Podcast, certificando-se de que o roteiro está preciso, a gravação possui qualidade e a edição está coesa. Fazem ajustes finais para garantir que tudo está pronto para ser publicado.
  7. Etapa 7: Publicação e Divulgação Publiquem o Podcast em plataformas como Spotify, Anchor.fm ou similar. Criem um plano de ação para divulgar o Podcast, compartilhando nas redes sociais da escola ou via Google Classroom.
  8. Etapa 8: Avaliação e Feedback Após alguns dias, realizem uma avaliação do Podcast com a turma e eventuais ouvintes. Coletar sugestões de melhoria e prepare-se para os próximos episódios.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta atividade será um Episódio de Podcast Educativo sobre Prefixos e Sufixos. O Podcast deverá incluir: Capa do Episódio: Design atrativo com utilização de prefixos e sufixos. Introdução: Apresentação da turma e do tema do episódio. Conteúdo: Discussões, entrevistas com 'especialistas imaginários', exemplos de palavras com prefixos e sufixos, e curiosidades sobre o tema. Encerramento: Recapitulação e desafio para os ouvintes. Formato Acessível: Compatível com plataformas de podcast e de fácil acesso para toda a escola. Condições Técnicas Adequadas: Boa qualidade de áudio, sem ruídos, bem editado e organizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies