Entrar

Projeto: Meu Bairro, Minha História

Artes

Original Teachy

'EF69AR02'

Vídeo e Fotografia

Contextualização

Ai lados, a fotografia e o vídeo têm sido dois dos mais expressivos canais de comunicação utilizados no mundo artístico e cultural. Essas formas de expressão permitem a captura de momentos, emoções, cenas e narrativas, que podem ser preservadas e compartilhadas ao longo do tempo.

Desde a criação da fotografia no século XIX, a forma como as pessoas veem e interagem com o mundo mudou drasticamente. A fotografia permite a captura de um único momento no tempo, que pode ser preservado e revisitado. Já o vídeo adiciona o elemento do movimento, permitindo a narração de histórias e eventos de uma forma dinâmica e envolvente.

Os gêneros e estilos na fotografia e vídeo são tão diversos quanto as pessoas que os criam. Desde o retrato realista até a abstração conceitual, esses canais oferecem infinitas possibilidades para a expressão criativa.

Importância da Fotografia e do Vídeo na Sociedade Atual

Vivemos em um mundo saturado de imagens e a habilidade de entender e criar fotografias e vídeos é cada vez mais importante. Na educação, a fotografia e o vídeo são ferramentas essenciais para o ensino e aprendizagem, permitindo que conceitos complexos sejam facilmente compreendidos.

Além disso, as redes sociais e a internet ampliaram enormemente o alcance e a influência dessas formas de expressão. No trabalho, no lazer e na vida pessoal, todos nós interagimos com fotografias e vídeos diariamente.

Aprender a entender e criar fotografias e vídeos não é apenas uma habilidade valiosa, é uma maneira de se tornar um participante mais ativo e informado em nossa cultura visual.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Meu Bairro, Minha História"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é despertar o olhar artístico dos alunos por meio de técnicas de vídeo e fotografia, incentivando-os a perceberem e valorizarem a história, a cultura e as particularidades do seu bairro, sendo capazes de expressá-las de maneira criativa.

Descrição do Projeto

Neste projeto, grupos de 3 a 5 alunos deverão criar um pequeno documentário (de 3-5 minutos), destacando a história, a cultura e os aspectos visuais e sociais de seu bairro. Além disso, os alunos devem de elaborar um conjunto de 5 fotografias que ilustram e complementam a narrativa do documentário.

Materiais Necessários

  • Dispositivo de captação de imagens e vídeos (pode ser um smartphone, câmera digital, etc.)
  • Editor de vídeos e imagens (software) – há opção de ferramentas gratuitas disponíveis para computadores e smartphones.
  • Anotações e esboços de roteiro para o documentário.

Passo a Passo do Projeto

  1. Pesquisa Inicial: Comece identificando a história e os principais pontos de interesse do seu bairro. Explore as diversas formas de expressão artística presentes no local. Anotem todas as informações, pois estas formarão a base de seu roteiro.

  2. Roteiro: Com base na pesquisa, elaborem um roteiro para o documentário. Incluam quais imagens/locais pretendem capturar, bem como as entrevistas ou relatos que podem enriquecer a narrativa.

  3. Captação de imagens: Saia em campo! Capturem os vídeos e as fotos de acordo com o roteiro estabelecido. Lembre-se de explorar diferentes ângulos e planos.

  4. Edição: Utilizem um software de edição para montar o documentário. Incluam legendas, transições, efeitos sonoros e músicas, se necessário.

  5. Finalização: Finalizem o documentário e selecionem as 5 fotografias que melhor complementem a narrativa.

Entrega do Projeto

Os grupos terão uma semana para completar esse projeto, e sua entrega consiste em:

  • Documentário de 3-5 minutos apresentando o bairro.
  • Conjunto de 5 fotografias que ilustrem o bairro.
  • Relatório contendo os seguintes tópicos:
    • Introdução: Contextualize o bairro, a importância da expressão artística através da fotografia e do vídeo e o objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Descreva o processo de criação do documentário. Explique como a teoria foi aplicada na prática, os materiais utilizados, a metodologia, a composição das imagens e vídeos, as dificuldades encontradas e como foram superadas, e os resultados obtidos.
    • Conclusão: Reafirme os principais pontos do projeto, os aprendizados obtidos e as conclusões sobre a experiência.
    • Bibliografia: Liste as fontes consultadas para elaborar o trabalho, como livros, sites, vídeos, dentre outros.

Este projeto irá não apenas avaliar o conhecimento artístico-prático dos alunos, mas também suas habilidades de pesquisa, roteirização, captação de imagens, edição de vídeo e trabalho em equipe.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies