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Projeto: Cozinhando com a Química

Ciências

Original Teachy

'EF06CI02'

Transformações Químicas

Contextualização

Introdução Teórica

Transformações químicas, também conhecidas como reações químicas, são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamadas de reagentes, em outras substâncias - os produtos dessa reação. Essa transformação ocorre por meio do rompimento das ligações químicas dos reagentes, seguido pela formação de novas ligações para gerar os produtos.

Os tipos de reações químicas são muito variados, mas todos envolvem uma mudança na estrutura das moléculas. Essas alterações são regidas pelas leis da termodinâmica, que descrevem como a energia é transferida durante uma reação. Em termos amplos, podemos dividir as reações em exotérmicas, que liberam energia e endotérmicas, que consomem energia.

E com um simples olhar, podemos identificar algumas evidências de uma transformação química, como mudança de cor, formação de um gás (observado muitas vezes pela formação de bolhas) e a formação de um precipitado, uma substância sólida que se forma em uma solução durante uma reação química.

Contextualização

As transformações químicas são fundamentais para a existência da vida como a conhecemos. Elas estão presentes em todos os processos biológicos, como na respiração celular, na fotossíntese e na digestão de alimentos. Além disso, são essenciais em várias áreas da indústria, como a química, a farmacêutica, a alimentícia entre outras, sendo que muitas vezes, o produto final que consumimos é resultado de várias reações químicas consecutivas.

Entender as transformações químicas nos ajuda a compreender os processos que ocorrem ao nosso redor e até mesmo no nosso corpo. A relevância de conhecer as reações químicas vai além da sala de aula, pois está presente em tarefas cotidianas - como preparar alimentos e utilizar produtos de limpeza, que são baseados em reações químicas.

Atividade Prática: Cozinhando com a Química

Objetivo:

Demonstrar a presença de reações químicas na cozinha, entender como essas reações ocorrem e ver como elas alteram as propriedades dos alimentos. Ao mesmo tempo, integrar conhecimentos de Ciências e Matemática através do desenvolvimento de receitas, cálculos proporcionais e medidas.

Descrição do Projeto:

Para este projeto, cada grupo de 3 a 5 alunos será transformado em uma equipe de cozinha científica. A tarefa será escolher uma receita que envolva ingredientes com reações químicas perceptíveis (por exemplo, bolo, pão, ovo cozido, etc).

Os alunos deverão:

  1. Pesquisar a receita e entender quais reações químicas estão envolvidas no processo.
  2. Calcular as proporções necessárias dos ingredientes para o número de pessoas na equipe (ou para uma quantidade específica de produto final se desejarem um desafio extra).
  3. Preparar a receita, documentando todas as etapas do processo com fotos e/ou vídeos.
  4. Discutir e explicar as transformações químicas observadas.

A duração total do projeto deve ser de pelo menos 12 horas por aluno, incluindo o tempo de pesquisa, preparação, execução da receita e redação do relatório.

Materiais Necessários:

Os materiais necessários dependerão da receita escolhida, mas todos os grupos precisarão de:

  • Acesso a uma cozinha com utensílios de cozinha básicos
  • Ingredientes da receita escolhida
  • Dispositivo para tirar fotos e/ou gravar vídeos
  • Computador com acesso à internet para pesquisa

Passo a passo:

  1. Escolha uma receita: A equipe deve escolher uma receita que esteja interessada e que incorpore reações químicas, particularmente aquelas que podem ser observadas diretamente (por exemplo, fermento em ação em um bolo ou pão).

  2. Pesquisa: Com a receita escolhida, a equipe deverá pesquisar as reações químicas envolvidas, entender por que ocorrem e como elas mudam as propriedades dos ingredientes.

  3. Planejamento: Os alunos devem planejar a execução da receita, incluindo os cálculos necessários para as proporções dos ingredientes.

  4. Execução: Prepare a receita conforme planejado, documentando cada etapa com fotos e/ou vídeos.

  5. Análise: Compare o antes e o depois dos ingredientes e discussione as reações químicas que ocorreram, identificando evidências visíveis dessas transformações.

  6. Redação do relatório: Escreva um relatório, incluindo a pesquisa feita, o planejamento do projeto, a execução da receita, a análise dos resultados e as conclusões.

Entregas do Projeto:

Ao fim do projeto, cada grupo deverá entregar:

  1. Relatório escrito: O relatório deve conter os seguintes tópicos:
  • Introdução: Contextualização da receita escolhida e das reações químicas envolvidas. Importância e aplicação dessas reações na vida real.
  • Desenvolvimento: Detalhes da pesquisa realizada, cálculos para proporção dos ingredientes, etapas de preparo da receita com a documentação por fotos e/ou vídeos, análise das transformações químicas observadas correlacionando com a teoria estudada.
  • Conclusões: Aprendizado obtido, desafios encontrados e superados, surpresas durante o processo e conexões feitas com a teoria estudada.
  • Bibliografia: Fontes de pesquisa usadas para entender as reações químicas, proporções, etc.
  1. Apresentação ao vivo: Cada grupo fará uma apresentação ao vivo para a turma, explicando o processo, mostrando fotos/vídeos e discutindo seus resultados e aprendizados.

Lembre-se, este projeto é destinado a ser desafiador, mas também divertido e engajador, portanto, experimente, explore e deixe sua curiosidade científica e criatividade gastronômica se combinarem.

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