Atividade Prática: Descobrindo e Classificando Misturas
Objetivo do Projeto
Neste projeto, vocês irão investigar, experimentar e analisar diferentes tipos de misturas presentes no nosso dia a dia. O objetivo é proporcionar a compreensão de como identificar e classificar uma mistura como homogênea ou heterogênea, além de entender sobre os métodos de separação destas misturas.
Descrição Detalhada do Projeto
A atividade será realizada em grupos de 3 a 5 alunos e deve levar mais de 12 horas para ser concluída. A ideia é que os grupos coletam e analisem diferentes tipos de misturas, classificando-as como homogêneas ou heterogêneas e, em seguida, testem diferentes métodos de separação dessas misturas.
Materiais Necessários
- Água
- Sal
- Óleo
- Areia
- Ferro em pó
- Imã
- Funil
- Peneira
- Recipientes diversos
- Copos graduados
Passo a Passo Detalhado
-
Cada grupo deve coletar pelo menos 4 tipos diferentes de misturas, por exemplo: água e sal, água e óleo, água e areia, e água e ferro em pó.
-
Após a coleta, os grupos devem analisar cada mistura e classificá-la como homogênea ou heterogênea, registrando suas observações.
-
Em seguida, os grupos devem experimentar diferentes métodos de separação para cada uma dessas misturas, observando e registrando os resultados. Os seguintes métodos podem ser utilizados: decantação, filtração, destilação e separação magnética.
-
Os grupos devem documentar todo o processo, registrando fotografias, anotando conclusões e refletindo sobre todo o trabalho.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deve apresentar:
-
Uma apresentação oral do projeto, discutindo suas descobertas e mostrando os experimentos realizados.
-
Um relatório escrito detalhado em formato de word, que deve incluir:
-
Introdução: Aqui, os alunos devem introduzir o tema das misturas, mostrando sua relevância, aplicações no mundo real e o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem discutir a teoria sobre misturas homogêneas e heterogêneas, explicar as atividades realizadas, detalhar a metodologia utilizada e apresentar os resultados obtidos.
-
Conclusões: Os alunos devem concluir o relatório revisando os pontos principais discutidos, discutindo o que aprenderam no projeto e explicitando suas conclusões sobre o projeto.
-
Bibliografia: Por fim, os alunos devem listar todas as fontes que utilizaram para elaborar o projeto, tais como livros, sites, vídeos, etc.
-
A ideia é que, por meio da realização destas atividades e da elaboração do relatório, os alunos possam aprender a trabalhar em equipe, administrar o tempo de forma eficiente, resolver problemas, desenvolver o pensamento crítico e serem proativos. Além disso, eles também vão entender melhor sobre a natureza das diferentes misturas e como podemos separá-las.