Contextualização
Nascemos, crescemos e vivemos em um planeta incrível chamado Terra. Mas você já parou para pensar sobre o nosso planeta, seu formato, sua composição e tudo que nele existe? A nossa proposta é justamente essa: mergulhar no estudo da Terra e compreender algumas de suas características mais importantes.
Introdução
A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar e o único conhecido por abrigar vida. Seu formato é o de um esferoide oblato, ou seja, é arredondado, mas ligeiramente achatado nos polos e um pouco estufado no equador. Este formato é resultado da rotação da Terra e a gravidade. A maior parte da superfície da Terra (cerca de 70%) é coberta por água, dividida em oceanos, mares, rios e lagos. A parte sólida da superfície terrestre, onde vivemos, é dividida em continentes. Existem 7 continentes: África, Antártica, Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul e Oceania.
Contexto
O estudo da Terra é essencial para podermos compreender nosso ambiente e como ele influencia e é influenciado pelo ser humano. A estrutura e os processos do nosso planeta têm um impacto direto em nossas vidas, desde o clima e o tempo, até a disponibilidade de recursos naturais e a diversidade de vida. Compreender a Terra é a chave para enfrentar muitos dos desafios globais atuais, como as mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade e a gestão sustentável dos recursos naturais.
Atividade Prática: "Explorando a Terra"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a Terra, seu formato, suas características físicas e a divisão em continentes e oceanos. Todo este aprendizado será realizado de forma prática, através da criação de um modelo tridimensional da Terra, evidenciando suas características principais.
Descrição do Projeto
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, deverão construir um modelo tridimensional da Terra. Este modelo deve apresentar características como a forma esférica do planeta, sua divisão em continentes e oceanos e, se possível, detalhes como montanhas e rios. O material a ser utilizado será escolha do grupo, porém, sugerimos papel machê, bolas de isopor ou argila.
Os alunos deverão pesquisar, aplicar e discutir conceitos teóricos abordados em sala de aula para a criação do modelo. Além do modelo, cada grupo deverá elaborar um relatório descrevendo o projeto, os conceitos utilizados e as conclusões obtidas.
Materiais Necessários
Dependerá do material escolhido para a construção do globo, porém alguns materiais recomendados são:
- Bolas de isopor ou balões (para servir de base para o globo)
- Papel machê ou argila
- Tintas de cores diversas
- Pincéis
- Palito de dente (para detalhes mais finos)
- Mapas físicos e políticos para referência
Passo a Passo
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Os alunos devem começar pesquisando sobre as características da Terra. Devem analisar mapas e globos, bem como recursos online confiáveis. Importante explorar os conceitos da esfericidade da Terra e sua divisão em continentes e oceanos.
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Com base na pesquisa realizada, os alunos iniciam a criação do seu modelo da Terra. Se for utilizado o papel machê ou argila, eles devem moldar a forma esférica da Terra. Caso optem pela bola de isopor, podem ir direto para a pintura.
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Após a modelagem, os alunos devem pintar o modelo de acordo com as características da Terra: os oceanos e continentes, as montanhas e vales, os desertos e florestas.
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Durante todo o processo, os alunos devem documentar suas atividades, descrevendo em um diário de bordo suas decisões, desafios e sucessos. Estas anotações serão úteis na próxima etapa.
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Com o modelo finalizado e o diário de bordo preenchido, os alunos devem escrever o relatório final do projeto. O relatório deve conter:
- Introdução: Contexto do tema, relevância e objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Teoria por trás dos conceitos chave do projeto (esfericidade da Terra e sua divisão em continentes e oceanos), descrição detalhada do projeto, metodologia utilizada e resultados obtidos.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: Referências de todas as fontes de informação utilizadas no projeto.
Este projeto deve ser realizado ao longo de um mês, estimando-se entre 5 a 10 horas de trabalho dedicado por aluno.