Logo da Teachy
Entrar

Projeto: A Linha do Tempo da Paisagem

Avatar padrão

Lara da Teachy


Geografia

Original Teachy

'EF06GE05,EF06GE06,EF06GE07'

Paisagem: Transformação

Contextualização

As paisagens que vemos em nosso entorno não se formaram do dia para a noite, são resultado de séculos e até milênios de transformações naturais e também antrópicas, ou seja, causadas pela ação humana. O estudo dessas transformações é essencial para entendermos como chegamos ao cenário atual e como podemos agir de forma sustentável para o futuro.

Introdução

No campo da geografia, a transformação da paisagem é um conceito-chave. Existem vários fatores que influenciam essa mudança, com destaque para os padrões climáticos, tipos de solo, o relevo e as formações vegetais. Esses componentes da natureza se inter-relacionam de forma complexa e sofrem alterações ao longo do tempo - seja por dinâmicas naturais ou pela ação do ser humano.

Com o desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização, a paisagem natural passou por grandes mudanças. Os humanos alteraram o relevo para construir cidades e estradas, modificaram os rios para a geração de energia e transformaram florestas em áreas de plantio e pastagem. Essas transformações, além de alterar a paisagem, também afetam o clima, a fauna e a flora de um lugar.

O surgimento das cidades rende um capítulo à parte nas transformações da paisagem. A urbanização acelerada e muitas vezes desordenada resulta em uma paisagem muito diferente da natural, com seus próprios desafios e problemáticas - como o efeito de ilha de calor e as enchentes.

Contextualização

A transformação da paisagem está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. Quem já não se impressionou com fotos antigas de uma avenida movimentada atualmente, mas que há 50 anos era uma estrada de terra? Ou com a mudança na paisagem do campo, que deixa de ser um vasto terreno natural para se tornar uma extensão de plantações ou pastagens?

Estas transformações não são só visuais. Elas também influenciam nossa qualidade de vida e podem causar problemas sérios, como a perda de biodiversidade e problemas climáticos. Por isso, entender como se deu essa transformação ao longo do tempo e quais seus impactos nos permite planejar o futuro de maneira mais consciente e sustentável.

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Linha do Tempo da Paisagem"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é fazer os alunos compreenderem a transformação da paisagem de uma região local ao longo do tempo, identificando as influências naturais e humanas nesse processo.

Descrição Detalhada do Projeto

  1. Cada grupo de alunos (3 a 5 alunos) deve escolher uma região da localidade onde vivem.

  2. Os alunos devem pesquisar sobre a história da região escolhida, focando principalmente nas transformações da paisagem ao longo do tempo.

  3. Com base nas pesquisas realizadas, os alunos deverão criar uma linha do tempo ilustrada que destaque as principais transformações da paisagem da região escolhida.

  4. A linha do tempo deve ser complementada com um relatório detalhado sobre as mudanças na paisagem, relacionando essas mudanças com os padrões climáticos, tipos de solo, relevo, formações vegetais e ações humanas.

Materiais Necessários

  1. Livros e Artigos para pesquisa
  2. Acesso à internet para pesquisa online
  3. Papel e caneta para o esboço
  4. Software de design gráfico (pode ser qualquer programa simples e gratuito de edição de imagens ou apresentações, como o Canva ou o Google Slides)

Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade

  1. Escolha da Região (30min - 1 hora): Cada grupo deve escolher uma região da localidade onde vivem para ser o foco da pesquisa.

  2. Pesquisa (1 - 2 horas): Os alunos pesquisam sobre a história da paisagem da região escolhida. Devem buscar informações sobre como era a paisagem original, o que a caracteriza (tipo de solo, relevo, clima e vegetação) e quais foram as principais mudanças ao longo do tempo (seja por ações naturais ou humanas).

  3. Criação da linha do tempo (1 hora): Os alunos criam um esboço da linha do tempo, destacando as principais mudanças na paisagem e indicando quando ocorreram.

  4. Design da linha do tempo (1- 2 horas): Usando um software de design gráfico, os alunos dão forma à linha do tempo, ilustrando as mudanças na paisagem com imagens (podem ser desenhos dos próprios alunos ou imagens encontradas na internet) e adicionando as datas e descrições das transformações.

  5. Elaboração do relatório (2 horas): Com base em sua pesquisa e na linha do tempo criada, os alunos redigem um relatório detalhado sobre a transformação da paisagem. O relatório deve seguir a seguinte estrutura:

  • Introdução: os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto.
  • Desenvolvimento: os alunos devem explicar a teoria por trás da transformação da paisagem, detalhar as características da região escolhida (padrões climáticos, tipos de solo, relevo, formações vegetais), indicar a metodologia utilizada (pesquisa, criação da linha do tempo), apresentar a linha do tempo e discutir as principais transformações da paisagem e suas causas e consequências.
  • Conclusão: os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre a transformação da paisagem na região escolhida.
  • Bibliografia: os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

A atividade prática desse projeto deve ser concluída em uma semana. No final da semana, cada grupo deve entregar a linha do tempo digital e o relatório escrito, que serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Técnico | Sul: Integração Econômica e os seus Biomas
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
África Globalizada: Uma Imersão Multimídia
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Do Mercantilismo à Mecanização: Uma Viagem pelo Campo Brasileiro
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Brasil: Clima: Revisão | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!