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Projeto: Construindo Nossos Mapas: Da Casa à Escola

Geografia

Original Teachy

'EF06GE08'

Cartografia: Leitura e Fabricação de Mapas

Contextualização

A disciplina de Geografia nos permite compreender mais sobre nosso mundo e sobre os diferentes ambientes, culturas e sistemas que o compõem. Entre os diversos tópicos cobertos nesta disciplina, a Geografia e a Cartografia são especialmente importantes. Elas fornecem ferramentas essenciais para entendermos nossa localização e a relação dos espaços geográficos com nossas vidas.

A Geografia é o estudo da Terra e dos seus fenômenos físicos e humanos. Ela explora a relação entre o planeta e seus habitantes, enfocando nos processos que modelam o meio ambiente e como as características físicas da Terra afetam a sociedade humana. Por outro lado, a Cartografia é a ciência de se fazer mapas. Ela estuda e produz representações gráficas do espaço geográfico, ajudando-nos a visualizar e compreender o mundo ao nosso redor.

A habilidade de ler e entender mapas é crucial em muitos aspectos da vida cotidiana e é frequentemente utilizada em profissões como geografia, meteorologia, transporte e planejamento urbano. Através dos mapas, somos capazes de entender padrões e tendências geográficas, determinar rotas de viagem, planejar construções e desenvolver políticas públicas.

A Geografia e a Cartografia também desempenham um papel crucial na compreensão e enfrentamento de questões ambientais e sociais contemporâneas, como mudanças climáticas, urbanização, desigualdades sociais, entre outros. Elas nos ajudam a visualizar e compreender a distribuição geográfica desses problemas e a analisar como diferentes fatores ambientais, culturais e políticos interagem para moldar nossas paisagens e sociedades.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre esses assuntos, aqui estão algumas fontes confiáveis:

  • Livro: "Explorando Geografia e Cartografia" de Paul Claval: Esse livro aborda a história e a importância da geografia e da cartografia, discutindo desde suas origens até suas aplicações contemporâneas.
  • Site do IBGE - Cartografia: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem uma seção dedicada à Cartografia que explica os conceitos básicos e apresenta vários tipos de mapas do Brasil.
  • Vídeo do Canal Futura - "Mapa não é território": Este episódio da série de vídeos "Entenda o Mundo" explica de maneira clara e envolvente a diferença entre um mapa e o território que ele representa, além de discutir as implicações dessa distinção.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Construindo Nossos Mapas: Da Casa à Escola"

Objetivo do Projeto

Este projeto visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a cartografia e a geografia, além de desenvolver suas habilidades de trabalho em equipe, planejamento e comunicação. Por meio dessa atividade, os alunos aprenderão a criar mapas, medir distâncias, identificar características geográficas importantes, compreender a influência climática e observar as mudanças na paisagem ao longo do tempo.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos serão compostos por 3 a 5 estudantes e terão como tarefa criar um mapa detalhado do caminho entre sua casa e a escola. Além disso, eles deverão pesquisar como esse ambiente mudou ao longo do tempo e como o clima afeta essa área.

Materiais Necessários

  • Papel A3 para desenhar o mapa.
  • Lápis, borracha, canetas coloridas e régua.
  • Instrumento para medir a distância do caminho (pode ser um aplicativo de mapa no smartphone, um GPS ou até mesmo uma trena se o caminho for curto).
  • Recursos online e/ou livros para pesquisa sobre a história da área e a influência climática.

Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade

  1. Planejamento: Reúnam-se para discutir como dividirão as tarefas e montarão o cronograma do projeto. Lembre-se, é importante considerar a quantidade de tempo disponível para a conclusão do projeto (um mês).

  2. Medição e Observação: Percorram juntos o caminho da casa à escola, medindo a distância e observando cuidadosamente o ambiente ao redor. Identifiquem as principais características geográficas (montanhas, rios, parques, prédios, etc.).

  3. Pesquisa Histórica: Pesquisem juntos, em fontes confiáveis, como a área em torno do caminho mudou ao longo do tempo. Que tipo de construções havia no passado? O que mudou na paisagem?

  4. Estudo Climático: Pesquisem como o clima afeta essa área. Há períodos do ano em que o caminho fica mais difícil de percorrer? A precipitação afeta a região de algum modo?

  5. Desenho do Mapa: Com as informações coletadas, desenhem no papel A3 o mapa detalhado do caminho, incluindo as principais características geográficas, os pontos de referência e a escala do mapa.

  6. Redação do Relatório: Escrevam um relatório detalhado (em formato de documento escrito) sobre o projeto, que deve incluir Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Na Introdução, contextualizem o tema e expliquem o objetivo do projeto. No Desenvolvimento, expliquem a teoria por trás dos temas centrais (geografia e cartografia), descrevam a atividade em detalhes, apresentem a metodologia utilizada e mostrem os resultados obtidos. Na Conclusão, retomem os pontos principais, mostrem o que aprenderam e tirem conclusões sobre o projeto. Na Bibliografia, incluam todas as fontes usadas para o projeto.

  7. Apresentação: Preparem uma apresentação do projeto para a turma, mostrando o mapa criado, as descobertas da pesquisa e as conclusões do relatório. Essa apresentação deve levar cerca de 15 a 20 minutos.

  8. Avaliação pelos Pares: Após as apresentações, os grupos devem avaliar uns aos outros, com base em um conjunto de critérios forncidos pelo professor. Isso ajudará a reforçar o aprendizado e a promover a colaboração.

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