Entrar

Projeto: Construindo uma Maquete de Bacia Hidrográfica.

Geografia

Original Teachy

'EF06GE04'

Conservação das Águas

Contextualização

A água é um componente fundamental para a vida na Terra. Além de sua importância biológica, é crucial para a agricultura, indústria, geração de energia, transporte e outros usos humanos. No entanto, a poluição, o desmatamento, as mudanças climáticas e outras atividades humanas ameaçam a qualidade e a disponibilidade da água.

Por isso, compreender como a água percorre a superfície da Terra (o chamado ciclo da água), como ela é armazenada e filtrada pela natureza (em rios, lagos, aquíferos subterrâneos e nascentes) e como nossas ações podem impactar essa dinâmica é fundamental. Nesse sentido, a análise das bacias e redes hidrográficas e sua interação com o modelado da superfície terrestre nos permite entender as vias de escoamento e a importância da cobertura vegetal na conservação e filtragem das águas.

É importante ainda discutir como a urbanização alterou nossa relação com a água e as implicações disso para a qualidade da água, o surgimento de inundações, a perda de biodiversidade aquática e outros desafios. A conservação de nascentes e reservatórios naturais é vital para mitigar esses problemas e garantir que as futuras gerações também possam usufruir desse recurso inestimável.

Atividade Prática

Título da atividade: Construindo uma Maquete de Bacia Hidrográfica.

Objetivo do Projeto:

Essa atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada do conceito de bacia hidrográfica, ciclo da água, a importância da vegetação para a conservação de fontes de água, e o impacto da urbanização na distribuição da água.

Descrição do Projeto:

Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para construir uma maquete que representará uma bacia hidrográfica. Cada grupo irá integrar diferentes elementos para demonstrar o ciclo da água, os processos de escoamento superficial, a importância da vegetação para a conservação de fontes de água e o impacto da urbanização.

Materiais Necessários:

  • Bandeja de isopor de bordas altas
  • Massinha de modelar ou argila
  • Água colorida (basta adicionar corante alimentar na água)
  • Pequenas plantas ou sucatas verdes para representar vegetação
  • Pequenos blocos para representar construções urbanas

Passo a Passo para Realização do Projeto:

  1. Cada grupo irá começar moldando o isopor para formar os contornos de uma bacia hidrográfica com suas colinas e vales.
  2. Com a argila ou massinha, os alunos deverão criar o caminho do rio principal e seus afluentes ao longo do vale.
  3. O grupo deve então adicionar plantas no topo das colinas e ao longo do caminho do rio para representar a vegetação.
  4. Em seguida, eles devem adicionar blocos para representar um centro urbano na bacia hidrográfica.
  5. Agora, o grupo irá simular a chuva derramando a água colorida no topo das colinas. Eles devem observar como a água se move pela bacia hidrográfica, os caminhos que ela segue, como ela interage com a vegetação e com a cidade.
  6. Por último, o grupo deve discutir e anotar suas observações sobre como a chuva se movimentou, onde a água se acumulou e quais foram os impactos na área urbana.

Entrega do Projeto:

Cada grupo deve apresentar sua maquete para a classe e compartilhar suas observações. Também devem documentar o projeto escrevendo um relatório que inclua:

1. Introdução:

Os alunos devem escrever uma contextualização sobre o tema "Conservação das Águas" e a relevância do estudo das bacias hidrográficas. Eles também devem explicar qual era o objetivo da atividade prática.

2. Desenvolvimento:

Os alunos devem descrever o que a maquete representa, explicar como a montaram, e detalhar os processos que tentaram simular (ciclo da água, escoamento superficial, impacto da urbanização). Aqui, eles devem apresentar suas observações e discussões sobre o que aconteceu quando 'choveu' na maquete.

3. Conclusão:

Os alunos devem expressar o que aprenderam com a atividade prática, incluindo como seus resultados se relacionam com o mundo real. Eles devem responder: O que a atividade ensinou sobre a conservação das águas? Quais são as implicações do que observaram para a vida real?

4. Bibliografia:

Os alunos devem citar todas as fontes que usaram para pesquisar os conceitos envolvidos e para ajudar na criação de suas maquetes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies