Contextualização
A água é um componente fundamental para a vida na Terra. Além de sua importância biológica, é crucial para a agricultura, indústria, geração de energia, transporte e outros usos humanos. No entanto, a poluição, o desmatamento, as mudanças climáticas e outras atividades humanas ameaçam a qualidade e a disponibilidade da água.
Por isso, compreender como a água percorre a superfície da Terra (o chamado ciclo da água), como ela é armazenada e filtrada pela natureza (em rios, lagos, aquíferos subterrâneos e nascentes) e como nossas ações podem impactar essa dinâmica é fundamental. Nesse sentido, a análise das bacias e redes hidrográficas e sua interação com o modelado da superfície terrestre nos permite entender as vias de escoamento e a importância da cobertura vegetal na conservação e filtragem das águas.
É importante ainda discutir como a urbanização alterou nossa relação com a água e as implicações disso para a qualidade da água, o surgimento de inundações, a perda de biodiversidade aquática e outros desafios. A conservação de nascentes e reservatórios naturais é vital para mitigar esses problemas e garantir que as futuras gerações também possam usufruir desse recurso inestimável.
Atividade Prática
Título da atividade: Construindo uma Maquete de Bacia Hidrográfica.
Objetivo do Projeto:
Essa atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada do conceito de bacia hidrográfica, ciclo da água, a importância da vegetação para a conservação de fontes de água, e o impacto da urbanização na distribuição da água.
Descrição do Projeto:
Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para construir uma maquete que representará uma bacia hidrográfica. Cada grupo irá integrar diferentes elementos para demonstrar o ciclo da água, os processos de escoamento superficial, a importância da vegetação para a conservação de fontes de água e o impacto da urbanização.
Materiais Necessários:
- Bandeja de isopor de bordas altas
- Massinha de modelar ou argila
- Água colorida (basta adicionar corante alimentar na água)
- Pequenas plantas ou sucatas verdes para representar vegetação
- Pequenos blocos para representar construções urbanas
Passo a Passo para Realização do Projeto:
- Cada grupo irá começar moldando o isopor para formar os contornos de uma bacia hidrográfica com suas colinas e vales.
- Com a argila ou massinha, os alunos deverão criar o caminho do rio principal e seus afluentes ao longo do vale.
- O grupo deve então adicionar plantas no topo das colinas e ao longo do caminho do rio para representar a vegetação.
- Em seguida, eles devem adicionar blocos para representar um centro urbano na bacia hidrográfica.
- Agora, o grupo irá simular a chuva derramando a água colorida no topo das colinas. Eles devem observar como a água se move pela bacia hidrográfica, os caminhos que ela segue, como ela interage com a vegetação e com a cidade.
- Por último, o grupo deve discutir e anotar suas observações sobre como a chuva se movimentou, onde a água se acumulou e quais foram os impactos na área urbana.
Entrega do Projeto:
Cada grupo deve apresentar sua maquete para a classe e compartilhar suas observações. Também devem documentar o projeto escrevendo um relatório que inclua:
1. Introdução:
Os alunos devem escrever uma contextualização sobre o tema "Conservação das Águas" e a relevância do estudo das bacias hidrográficas. Eles também devem explicar qual era o objetivo da atividade prática.
2. Desenvolvimento:
Os alunos devem descrever o que a maquete representa, explicar como a montaram, e detalhar os processos que tentaram simular (ciclo da água, escoamento superficial, impacto da urbanização). Aqui, eles devem apresentar suas observações e discussões sobre o que aconteceu quando 'choveu' na maquete.
3. Conclusão:
Os alunos devem expressar o que aprenderam com a atividade prática, incluindo como seus resultados se relacionam com o mundo real. Eles devem responder: O que a atividade ensinou sobre a conservação das águas? Quais são as implicações do que observaram para a vida real?
4. Bibliografia:
Os alunos devem citar todas as fontes que usaram para pesquisar os conceitos envolvidos e para ajudar na criação de suas maquetes.