Entrar

Projeto: A Roda do Tempo: Construindo uma Linha do Tempo Coletiva

História

Original Teachy

'EF06HI01'

Tempo Histórico

Contextualização

Uma viagem no Tempo

O tempo é uma dimensão fascinante. Ele move todas as coisas, é a força invisível que rege nossas vidas, nossas ações e nossas histórias. Mas o que é o tempo? Como podemos medi-lo? Como ele influencia a nossa compreensão do mundo? E como ele moldou e foi moldado pela História?

Neste projeto, vamos embarcar numa viagem no tempo para explorar estes conceitos. Através de uma lente histórica, vamos investigar como diferentes culturas e civilizações percebem e contam o tempo, como diferentes eventos e acontecimentos são agrupados e divididos, e como tudo isso tem impacto no nosso entendimento do mundo.

A Importância do Tempo na História

Entender o tempo é crucial para entender a História. Como historiadores, nós usamos escalas de tempo para analisar eventos, para traçar tendências e evoluções, para criar narrativas coerentes e para compreender as continuidades e rupturas ao longo da História.

O tempo também é um fator fundamental no desenvolvimento e progresso da humanidade. Ele governa nossos ritmos de vida, nossas rotinas diárias, nossas sociedades e culturas. Nos ajuda a entender nossas origens e a formar nossas visões de futuro.

Atividade Prática

Título da Atividade: A Roda do Tempo: Construindo uma Linha do Tempo Coletiva

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é que os alunos pesquisem e analisem diferentes períodos e eventos históricos significativos, entendam as diversas formas de compreensão do tempo e periodização, observem as continuidades e rupturas dos processos históricos, identifiquem as fontes que originaram diferentes formas de registro, e investiguem as teorias sobre a origem do homem americano.

Descrição detalhada do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo será responsável por uma fatia da história. O projeto será dividido em duas disciplinas: História e Artes.

Na primeira parte do projeto, os alunos irão pesquisar e selecionar importantes eventos históricos que ocorreram durante o período atribuído a eles. Eles devem considerar fatos significativos, descobertas científicas, mudanças políticas, e eventos culturais que ajudaram a moldar esse período de tempo.

Na segunda parte do projeto, os alunos irão trabalhar em equipe para criar uma representação artística de seu período de tempo em um segmento de uma grande roda de tempo que será construída coletivamente com os outros grupos. Esta representação deve refletir as diferentes formas de compreensão do tempo e periodização que foram abordadas no estudo desse período.

Materiais necessários:

  1. Cartolinas para a construção da roda do tempo.
  2. Materiais de arte como lápis de cor, tintas, pincéis, canetas, cola, tesoura.
  3. Livros e recursos online para a pesquisa histórica.
  4. Computador para a preparação do relatório.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Cada grupo recebe um período de tempo para pesquisar. A pesquisa deve incluir: a identificação de eventos e personalidades significativas; a análise de continuidades e rupturas; a gênese da produção do saber histórico e o significado das fontes naquele tempo; as teorias sobre a origem do homem naquele período (se aplicável).

  2. Após a pesquisa, cada grupo deve planejar e criar uma representação artística do seu período de tempo, que será agregada à roda do tempo coletiva.

  3. Os grupos devem apresentar a sua parte da roda do tempo para o restante da turma, explicando a sua pesquisa e as decisões de design tomadas na representação do tempo.

Entregas do Projeto:

O projeto resultará numa grande roda do tempo que será exposta na escola. Além disso, cada grupo deverá apresentar um relatório escrito contemplando os seguintes pontos:

  1. Introdução: Contextualização do período de tempo estudado e explicação da relevância e aplicação deste estudo para o entendimento da História.
  2. Desenvolvimento: Explicitação da teoria e pesquisa sobre os eventos e personalidades significativas, as continuidades e rupturas, as fontes históricas, as teorias sobre a origem do homem (se aplicável), a metodologia usada e os resultados obtidos com a pesquisa e a criação da representação artística.
  3. Conclusões: Reflexões sobre o aprendizado, os desafios encontrados, as habilidades desenvolvidas e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Indicação das fontes de pesquisa e inspiração utilizadas.

Desta forma, a atividade prática e o relatório se complementam, reforçando o aprendizado e a expressão dos alunos. Ao pesquisar, planejar, criar e comunicar seus resultados, os alunos irão aprofundar sua compreensão sobre o tempo histórico e suas representações.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies