Entrar

Projeto: Idade Média: Introdução | Metodologia Digital | Projeto

História

Original Teachy

'EF06HI14'

Idade Média: Introdução

Objetivos

- Compreender a relação entre a Igreja e a organização social na Idade Média.

- Identificar os principais aspectos do feudalismo e a sua influência na vida cotidiana medieval.

- Reconhecer as consequências das invasões árabes na Europa medieval.

- Explorar o desenvolvimento do conhecimento e das práticas culturais na Idade Média.

- Analisar criticamente como a Idade Média é retratada nas mídias digitais e redes sociais.

- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação e criatividade.

Você Sabia?

1.Você sabia? Na Idade Média, os banheiros quase não existiam como conhecemos hoje. Em vez de descargas, os nobres e senhores usavam penicos e, acredite, muitos preferiam jardins perfumados como ‘latrinas’ privadas!

2. ⚔️ Fato medieval bizarro! Vez ou outra, papel higiênico e água corrente não eram uma opção. Acredite se quiser, mas na Idade Média, os rolos de papel higiênico ainda estavam a uns bons séculos de ser inventados. Os ‘higiênicos’ medievais muitas vezes improvisavam usando esponjas ou lenços laváveis (não tão eficaz, né?).

3.Pronto para a festa? Os banquetes medievais eram superanimados e regados a muita dança! Acredite ou não, danças populares medievais sobreviveram até os tempos modernos e você pode até mesmo experimentar algumas no seu próximo baile de gala medieval!

Contextualizando

️ Vamos viajar no tempo! Bem-vindos à Idade Média, um período incrivelmente importante e fascinante! Imagine-se num épico filme de cavalaria, com dragões, castelos e intrigas por todo lado! Não, não são histórias de fantasia - isso tudo aconteceu mesmo. 

Na Idade Média, a Europa viveu sob a influência poderosa da Igreja Católica, que não era apenas uma instituição religiosa, mas também uma força política e econômica. Era tipo uma 'Facebook' da época, controlando mentes e corações! E isso só para começar...

⚔️ Outro elemento super importante era o feudalismo, sistema em que todos deviam obediência a alguém acima, formando uma pirâmide de poder. Nesse sistema, se você fosse um nobre, tinha seu castelo e uma coleção de súditos. Mas cuidado! Tensões e invasões bárbaras estão a todo vapor, sempre prontos para bagunçar a festa e recapitular - um megadrive medieval! Se gostamos ou não, a Idade Média foi o início de muitos dos sistemas que conhecemos hoje. Há muita coisa para saber e se envolver! 

Atividade 1:  Construindo um Império Cultural na Idade Média! 

Descrição

Vamos realizar juntos um grande projeto de pesquisa e criação! Nosso desafio é construir um império cultural na Idade Média. Queremos que seja um mural digital e interativo, onde cada um de vocês, reunidos como um único grupo, contribuirá com partes específicas. Essa plataforma, cheia de informações e interatividade, servirá como um portal para quem quiser aprender mais sobre a Idade Média, mas de uma maneira completamente diferente: moderna, divertida e colaborativa. O projeto vai incluir de tudo um pouco! De textos informativos e imagens a quizzes, vídeos e até entrevistas feitas por vocês.

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Computadores ou tablets

- Ferramentas de edição de vídeo (pode ser algo simples como FilmoraGo ou iMovie)

- Plataforma de gerenciamento e compartilhamento de trabalhos (Google Sites, Canva, Padlet)

- Ferramentas de edição de imagem (Canva, GIMP, Photoshop - se acessível)

- Acesso a bibliotecas virtuais e recursos educacionais online

Passo a Passo

  • Dividir a turma em pequenos grupos, onde cada grupo ficará responsável por pesquisar e desenvolver conteúdos específicos para o mural digital (ex: um grupo pode ficar responsável por ‘Cultura’, outro por ‘Feudalismo’, e assim por diante).
  • Cada grupo utilizará ferramentas online para criar seu conteúdo. Por exemplo, usar o Canva para fazer infográficos visuais sobre a organização social da Idade Média, ou Padlet para colecionar vídeos e artigos sobre práticas culturais.
  • Dentro de cada subgrupo, os alunos devem se organizar e distribuir tarefas (pesquisadores, redatores, editores de vídeo, designer gráfico). 
  • Formar subgrupos de edição de vídeo, onde cada um ficará responsável por criar pequenos vídeos informativos sobre seu tema, que serão integrados no documentário final.
  • Cada subgrupo deverá ter várias rodadas de feedback com o resto da turma, de modo que todos possam ajudar a melhorar e refinar os conteúdos. 
  • Integrar todo o material criado em uma única plataforma (como Google Sites), certificando-se de que a navegação seja intuitiva e convidativa.
  • Inserir elementos interativos, como quizzes e pesquisas, para engajar os visitantes e avaliar os conhecimentos deles sobre a Idade Média. 
  • Após finalizar o projeto, cada grupo apresenta sua contribuição na plataforma geral para a turma e a comunidade escolar, convidando todos a explorar o mural digital interativo sobre a Idade Média. 

O Que Você Deve Entregar?

Curta-metragem ou Documentário sobre a Idade Média (contendo vídeos editados por cada subgrupo), Site interativo sobre a Idade Média (contendo textos informativos, quizzes, infográficos e entrevistas editoriais)  Tudo deve ser apresentado integrado em uma única plataforma, acessível a todos e fácil de navegar. Alunos deverão apresentar a plataforma final para a turma e colegas de outras turmas, possibilitando discussões e interatividade.

Atividade 2:  Produzindo uma Web Série Medieval 

Descrição

Embarque em uma jornada criativa diferente de tudo que vocês já fizeram! Durante as próximas semanas, seremos roteiristas, diretores, atores e editores em uma superprodução: uma web série medieval!  Nosso objetivo é criar uma série de vídeos curtinhos, mas repletos de conteúdo interessante sobre a Idade Média. Cada episódio deve abordar um tema específico, como a vida no feudo, as invasões bárbaras e o papel da igreja. Além do entretenimento, vamos garantir que cada vídeo seja informativo e criativo, gerando aprendizado e engajamento para todos que assistirem.

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet e câmera

- Computadores ou tablets para edição de vídeo

- Ferramentas de edição de vídeo gratuitas (FilmoraGo, iMovie, etc.)

- Roupas e acessórios simples para improvisar figurinos

- Acessórios e materiais domésticos para cenários

- Acesso a bibliotecas virtuais e recursos educacionais online

- Plataformas para compartilhamento de vídeo (como YouTube ou Vimeo, se apropriadas para a faixa etária)

Passo a Passo

  1. Dividam-se em pequenos grupos, onde cada grupo ficará responsável por roteirizar e produzir um episódio da web série. 欄
  2. Determinem os temas de cada episódio, levando em consideração os principais aspectos da Idade Média que precisam ser abordados: feudo, igreja, invasões bárbaras, etc.
  3. Pesquisem sobre o tema escolhido, recolhendo informações e decidindo como apresentar essas informações de maneira criativa e interativa em um vídeo. 
  4. Escrevam o roteiro do episódio, incluindo diálogos, descrições de cenas e ações dos personagens medievais. Leiam e editem em conjunto para garantir que o conteúdo seja claro e interessante. 
  5. Preparem os figurinos e cenários usando materiais disponíveis em casa, focando na criatividade e na autenticidade medievais. Vocês podem até mesmo usar roupas de cama antigas e caixas de papelão decoradas! 
  6. Gravem o episódio, certificando-se de que tudo está bem iluminado e que o áudio está claro. Não se esqueçam dos detalhes históricos e de recriar, na medida do possível, a estética e ambiente da Idade Média. 
  7. Façam a edição dos vídeos, adicionando trilhas sonoras, efeitos especiais e qualquer outro elemento que enriqueça o conteúdo. 
  8. Usem plataformas de vídeo online (YouTube, Vimeo) para compartilhar os vídeos com a turma e com outras turmas, incentivando comentários e discussões sobre o que aprenderam. ⏯️
  9. Após a finalização de todos os episódios, organizem os vídeos em um formato de playlist, garantindo que as informações e temas estejam sequenciados e coerentes. ️
  10. Apresentem a web série completa para a turma e para os professores, promovendo uma sessão de discussão e feedback. 

O Que Você Deve Entregar?

Série de vídeos no formato de web série, divididos em episódios curtos e sequenciados, apresentados em uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Cada episódio deve ter entre 5 a 10 minutos e incluir elementos educativos baseados em pesquisa sobre a Idade Média. Concluído, o compilado da série deve ser apresentado e compartilhado com a turma, incentivando a discussão e interação sobre o conteúdo.

Atividade 3:  Criando um Jogo de Tabuleiro Medieval! ️

Descrição

Já pensou em mergulhar na Idade Média, só que dessa vez... através de um jogo de tabuleiro?  Nosso desafio é justamente esse: criar, como uma única turma, um jogo de tabuleiro completo, interativo e super divertido, que recrie as dinâmicas e desafios medievais. Neste jogo, os participantes precisam navegar pelos dilemas e eventos que marcaram a Idade Média, como a influência da igreja, o sistema feudal e as invasões bárbaras. Mas preparem-se, pois cada jogada contará uma história surpreendente! ✨

Materiais Necessários

- Papel e canetas/lápis para desenhos e anotações

- Caixa de papelão ou EVA para montar o tabuleiro (reciclado, claro! ♻️)

- Papéis coloridos para criar cartões de evento e personagens

- Dados (pode ser um aplicativo de dado no celular)

- Cola e tesoura para montagem

- Imagens impressas ou desenhadas para ilustrações

- Criatividade, pesquisa e muito engajamento!

Passo a Passo

  1. Reúnam-se como turma e definam os principais temas e eventos que o jogo irá abordar (ex.: vida no feudo, invasões bárbaras, impacto da igreja, etc.). 
  2. Dividam-se em pequenos grupos e determinem a função de cada grupo (ex.: roteirização, design gráfico, criação das regras, etc.). 欄
  3. Realizem uma ampla pesquisa sobre os principais tópicos a serem incluídos no jogo. Leiam textos, assistam vídeos e discutam as informações pesquisadas. 
  4. Comecem a criar o esqueleto do tabuleiro, definindo os espaços, as regras de movimentação e as interações entre os jogadores e o tabuleiro. 
  5. Desenvolvam cartões ou peças que terão na mesa e envolvam personagens, eventos e ações que refletem a Idade Média. Vocês podem criar cartões com desafios, recompensas ou castigos! ️
  6. Ilustrem o tabuleiro e os cartões com desenhos coloridos e detalhados, explorando a criatividade e inserindo elementos históricos de acordo com a pesquisa realizada. 
  7. Testem e joguem o protótipo com a turma para identificar quaisquer falhas nas regras ou mecânicas do jogo e façam ajustes necessários. 
  8. Gravem feedbacks e ajustes feitos durante os testes, incorporando as sugestões em uma versão final do jogo. 
  9. Organizem um evento ou atividade de divulgação onde possam apresentar o jogo de tabuleiro Medieval para outras turmas, professores e familiares, explicando como o processo foi feito e o que aprenderam. 

O Que Você Deve Entregar?

Jogo de Tabuleiro Medieval completo e funcional, com regras bem definidas e ilustrações atrativas. O jogo deve ser apresentado e testado pela turma, devendo ser compartilhado com outras turmas e familiares para que todos possam jogar e aprender. Além disso, é importante que haja um manual de instruções claro sobre as regras do jogo, a finalidade de cada carta/evento e como ele reflete a história medieval. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies