Contextualização
Este projeto tem como foco os povos árabes e sua rica e diversificada história. Sua civilização data de milênios, no entanto, para facilitar o nosso estudo, vamos nos concentrar principalmente no período que começa com a formação do Islã no século VII. Durante este tempo, os árabes rapidamente se transformaram de uma coleção de tribos nômades em um império vasto e altamente avançado, o que teve um impacto significativo na história do mundo.
Os árabes desempenharam um papel significativo na formação do mundo moderno. Eles desenvolveram inovações em uma variedade de campos, incluindo ciências, matemática, medicina, literatura e arte. Além disso, como pioneiros do comércio em rotas transcontinentais, eles ajudaram a estabelecer redes de comércio que ligam diferentes partes do mundo. O legado cultural e acadêmico dos árabes continua a ser uma inspiração e influência em muitos aspectos da sociedade moderna.
O mundo árabe tem uma rica herança cultural e histórica que muitas vezes é ofuscada por percepções contemporâneas e preconceitos. Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma visão mais equilibrada e precisa dos árabes, olhando para além dos estereótipos e focando nas contribuições que eles deram ao mundo. Isto é especialmente relevante no mundo de hoje, onde é crucial para nós, como cidadãos globais, entender o que nos une, ao invés do que nos separa.
Para se aprofundar no tema e ter uma visão mais clara dos tópicos abordados durante o projeto, sugerimos a leitura do livro "O Mundo Árabe: A civilização que veio do deserto" (Luiz Marques, 2017) e assistir ao documentário "Mundo Árabe: Uma História cultural" (MOOC EP.01) disponível no YouTube.
Atividade Prática
Título da Atividade: Rota do Comércio Árabe: Compreendendo a Rota da Seda e a Rota das Especiarias
Objetivo do Projeto:
Compreender a importância do comércio para o Império Árabe, analisando as famosas Rota da Seda e Rota das Especiarias. Vivenciar o processo de comércio e negociação, e as conexões culturais desenvolvidas através dessas rotas.
Descrição detalhada do projeto:
Os grupos de alunos irão recriar um trecho das rotas comerciais árabes, utilizando-se de recursos visuais, narrativas históricas e experimentos práticos para traçar a jornada de um comerciante árabe. Eles terão que pesquisar sobre os produtos que eram comercializados, os desafios enfrentados, as técnicas de negociação, a influência do Islã na conduta dos comerciantes árabes e a troca cultural que ocorreu como resultado do comércio.
O projeto tem como objetivo principal fazer com que os alunos possam vivenciar de maneira lúdica e prática os estudos teóricos sobre a história dos árabes e a importância do comércio para sua civilização.
Materiais necessários:
- Mapa antigo do mundo para traçar rotas de comércio.
- Materiais de artes para a confecção de cenários e objetos.
- Produtos para representar mercadorias da época (especiarias, tecidos, pedras preciosas, etc.).
- Acesso à internet e livros para pesquisa.
Passo a passo detalhado:
-
Pesquisa: Os alunos devem realizar uma pesquisa aprofundada sobre a Rota da Seda e a Rota das Especiarias, focando nos produtos comercializados, principais cidades envolvidas, perigos e desafios enfrentados pelos comerciantes.
-
Planejamento da Rota: Com base na pesquisa realizada, os alunos devem traçar sua rota comercial no mapa, indicando as cidades que seriam visitadas e os produtos que seriam comercializados. Eles devem também discutir como lidariam com os desafios que poderiam encontrar ao longo do caminho.
-
Recriação da Rota: Os alunos devem utilizar os materiais de artes para recriar seções de sua rota comercial. Eles podem construir maquetes de cidades, criar mercadorias falsas para o comércio, e até mesmo encenar cenas de negociação.
-
Apresentação da Rota: Por fim, os alunos devem apresentar sua rota comercial para a classe, narrando a jornada de um comerciante árabe, explicando as mercadorias negociadas, as técnicas de negociação utilizadas, e as trocas culturais que ocorreram ao longo da rota.
Ao final do projeto, os alunos devem compilar suas pesquisas e atividades práticas em um relatório detalhado, dividido em quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O relatório deve ser escrito coletivamente e deve demonstrar o aprendizado adquirido durante as atividades, além de abordar as habilidades socioemocionais desenvolvidas no decorrer do projeto.
Entregas do Projeto:
- Maquete da rota comercial escolhida, contendo os detalhes de cada cidade e dos produtos comercializados.
- Apresentação oral para a classe da jornada do comerciante árabe.
- Relatório escrito, contendo:
- Introdução: Relevância do comércio para os árabes e objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Discussão sobre a pesquisa realizada, a teoria por trás do comércio árabe, a execução da atividade prática e os resultados obtidos.
- Conclusões: Reflexão sobre as habilidades aprendidas, valorização do trabalho em equipe e importância do comércio árabe para a história da humanidade.
- Bibliografia: Referências utilizadas para o desenvolvimento do projeto.