Contextualização
Introdução
O estudo de palavras cognatas e "false friends" é fundamental para a aprendizagem de uma nova língua. Palavras cognatas são aquelas que possuem uma origem etimológica comum, ou seja, que surgiram da mesma raiz, tendo assim uma semelhança ortográfica e semântica entre elas. Já os "false friends" são palavras que possuem uma escrita parecida entre duas línguas, mas com significados completamente diferentes.
O inglês, por exemplo, é uma língua que tem muitas palavras cognatas com a língua portuguesa, graças à influência do latim em ambas. Isso facilita muito o processo de aprendizado, mas também pode levar a confusões, pois nem sempre a semelhança é perfeita, e algumas palavras podem parecer cognatas, mas na verdade são "false friends".
Compreender estas diferenças entre palavras cognatas e "false friends" é crucial para garantir uma comunicação precisa e evitar mal-entendidos. Muitas vezes, nosso cérebro auto corrige o significado de uma palavra cognata dentro de um contexto, mesmo que não tenhamos a tradução exata em mente.
Contexto
As palavras cognatas e "false friends" são temas importantes para a comunicação eficaz em inglês. A habilidade de identificar palavras cognatas ajuda a aumentar o vocabulário ativo do aluno, dando-lhe maior confiança para falar e escrever em inglês. Além disso, o conhecimento de "false friends" é extremamente útil para evitar mal-entendidos e erros de compreensão que podem ocorrer devido à semelhança superficial entre palavras de línguas diferentes.
No mundo globalizado de hoje, ser capaz de se comunicar efetivamente em inglês é uma habilidade essencial. Mesmo aqueles que não planejam usar o inglês profissionalmente certamente se beneficiarão de poder entender e serem entendidos quando viajam, usam a internet ou interagem de outra forma com falantes de inglês.
Material para sair à frente
Aqui estão algumas fontes confiáveis que poderão ajudá-lo a começar a entender o tema:
-
[BBC Languages: False friends](http://www.bbc.co.uk/languages/spanish/
-
[Cambridge Dictionaries Online: False friends](https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/
Atividade Prática
Título da Atividade: "Cace as Cognatas e Confronte os False Friends"
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo fornecer aos alunos um meio divertido, interativo e colaborativo de aprender sobre palavras cognatas e "false friends" entre inglês e português. Os alunos aprenderão a identificar palavras cognatas e "false friends", aumentando assim seu vocabulário ativo e evitando possíveis confusões no futuro.
Além disso, através deste projeto, os alunos também adquirirão habilidades de trabalho em equipe, gestão do tempo, habilidades de apresentação e relatório.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo terá a tarefa de pesquisar e criar um "Tabuleiro de Jogo das Palavras" usando palavras cognatas e "false friends". A ideia é que os alunos se desafiem uns aos outros jogando este jogo, ao mesmo tempo em que adquirem um entendimento mais aprofundado do assunto.
Materiais Necessários
- Papel cartão ou cartolina
- Marcadores coloridos
- Dicionários inglês-português
- Computador ou tablet com acesso à internet para pesquisa
Passo-a-passo
-
Pesquisa (1 hora): Cada grupo deve pesquisar e listar pelo menos 25 palavras cognatas e 25 "false friends" utilizando dicionários ou recursos da internet.
-
Criação do Tabuleiro (1 hora): Utilizando marcadores e papel cartão, os grupos devem criar um "Tabuleiro de Jogo das Palavras". As palavras devem ser escritas em cartas distintas e misturadas no tabuleiro.
-
Regras do Jogo (30 minutos): Cada grupo deve elaborar regras para o jogo. Sugere-se que as regras incluam identificar se uma palavra é cognata ou "false friend", fornecer a tradução correta e criar uma frase em inglês usando a palavra corretamente.
-
Jogar o Jogo (1 hora): Os grupos devem jogar o jogo, desafiando uns aos outros para identificar corretamente as palavras cognatas e "false friends".
-
Relatório (1 hora): Cada grupo deve escrever um relatório sobre o projeto, incluindo uma introdução, discussão do processo, conclusões e bibliografia.
Entrega do Projeto
Cada grupo apresentará seu "Tabuleiro de Jogo das Palavras" para a classe, explicando as regras do jogo e demonstrando como jogar. Os alunos devem estar preparados para responder a perguntas sobre as palavras escolhidas e por que elas são cognatas ou "false friends".
Juntamente com a apresentação, cada grupo deve entregar um relatório escrito sobre o projeto. O relatório deve incluir:
-
Introdução: Descrição do objetivo do projeto, a relevância das palavras cognatas e "false friends" na aprendizagem da língua inglesa e como este projeto ajudou a entender melhor estes conceitos.
-
Desenvolvimento: Uma discussão detalhada sobre como o jogo foi criado, as regras estabelecidas, e como as palavras foram escolhidas. Os alunos devem explicar a metodologia usada para identificar as palavras cognatas e "false friends".
-
Conclusões: Reflexão sobre as lições aprendidas durante a realização do projeto, os desafios encontrados e como foram superados.
-
Bibliografia: Listagem das fontes utilizadas para a pesquisa de palavras cognatas e "false friends".
O projeto terá a duração de uma semana, com tempo suficiente para o grupo pesquisar, preparar o jogo e redigir o relatório. A importância é dada igualmente à apresentação do jogo, ao jogo em si e ao relatório escrito.