Contextualização
Aprender uma nova língua não é somente sobre aprender gramática e vocabulário,é também sobre aprender a informação cultural inerente. No ensino da língua inglesa, entender e poder compartilhar informações sobre "Rotinas e informações pessoais" é um pilar fundamental. Abordar este tópico permitirá que os alunos aprendam como expressar suas atividades diárias, falar sobre seus interesses pessoais, seus hábitos e muito mais, em inglês.
No mundo real, poder se expressar e compreender informações pessoais e rotinas diárias em inglês é uma habilidade crucial. Ela é útil para viagens internacionais, comunicações online, e até para oportunidades de trabalho. Imagine viajar para um país de língua inglesa e ser capaz de se apresentar, compartilhar suas preferências alimentares ou descrever sua rotina fora do seu país de origem. Não seria incrível?
Introdução Teórica
Neste projeto, iremos abordar quatro conceitos principais: uso de verbos no Simple Present, Adverbs of Frequency, Expressões de Tempo e vocabulário relativo a rotinas e informações pessoais.
-
Simple Present: Este é o tempo verbal que usamos para falar de fatos gerais, rotinas diárias e estados permanentes. Para formar o simple present, usamos o infinitivo do verbo sem o "to" para a primeira pessoa do singular e para todas as pessoas do plural. Já para a terceira pessoa do singular, acrescentamos "-s" ou "-es" ao infinitivo sem o "to".
-
Adverbs of Frequency: São palavras usadas para mostrar a frequência com que algo acontece. Exemplos incluem: always (sempre), usually (geralmente), often (frequentemente), sometimes (às vezes), rarely (raramente) e never (nunca).
-
Expressões de Tempo: São expressões usadas para indicar quando algo acontece, como "in the morning" (de manhã), "in the afternoon" (de tarde), "at night" (de noite) e "on the weekends" (nos finais de semana).
-
Vocabulário relativo a rotinas e informações pessoais: Neste projeto, iremos trabalhar vocabulário relacionado a informações pessoais como nome, idade, nacionalidade, profissão. Também iremos estudar vocabulário relacionado a rotinas diárias como acordar, escovar os dentes, tomar café da manhã, ir para a escola, fazer lição de casa, etc.
Atividade Prática
Título da Atividade:
My Daily Life Project – A Digital Diary
Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é capacitar os alunos a compartilhar suas rotinas diárias e informações pessoais em inglês. Eles aprenderão como usar o Simple Present, Adverbs of Frequency, e Expressões de Tempo no contexto de suas próprias vidas, além de ampliar seu vocabulário nessas áreas.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os estudantes irão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para criar um diário digital que aborde as rotinas diárias e informações pessoais dos membros do grupo. Este diário digital será como um blog ou um site, contendo várias páginas, onde cada página será dedicada a um membro do grupo. Cada página deve incluir: detalhes pessoais (nome, idade, profissão, nacionalidade), rotina diária do indivíduo e atividades de lazer.
Além disso, para cada membro do grupo, eles devem criar um pequeno vídeo "Um dia na minha vida", no qual o membro do grupo fala sobre sua rotina diária em inglês. Cada estudante deve falar sobre sua rotina desde o momento em que acorda até o momento em que vai dormir.
Os estudantes devem procurar usar os verbos no Simple Present, Adverbs of Frequency, Expressões de Tempo, e o vocabulário estudado durante a realização do projeto.
Materiais Necessários:
- Computador com acesso à internet
- Software de edição de vídeos (que pode ser gratuito)
- Câmera para filmar
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
-
Formação dos grupos: Os estudantes devem formar grupos de 3 a 5 pessoas.
-
Planejamento do Projeto: Os grupos devem planejar o conteúdo do diário digital. Eles devem decidir o que incluir nas páginas e começar a trabalhar no script para os vídeos "Um dia na minha vida".
-
Produção do Vídeo: Cada membro do grupo deve filmar o vídeo “Um dia na minha vida”. Todos os membros do grupo devem participar na filmagem e edição dos vídeos.
-
Criação do Diário Digital: Os grupos devem criar o diário digital. Eles podem usar plataformas gratuitas para criar o site do diário digital.
-
Elaboração do Documento Escrito: Paralelamente à criação do diário digital, os alunos devem começar a trabalhar na elaboração do documento escrito. Este documento deve seguir o formato de relatório contendo Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Entregas do Projeto e Como Elas se Conectam com as Atividades Sugeridas:
-
Diário Digital: Este é o produto final do projeto que mostra a implementação prática dos conceitos estudados. Ele deve incluir todas as informações pessoais e rotinas diárias dos membros do grupo.
-
Vídeo "Um dia na minha vida": O vídeo a ser produzido e publicado em cada página do diário digital é uma aplicação prática da linguagem em um contexto real.
-
Documento Escrito: Este documento vai mostrar o entendimento teórico dos alunos sobre o tema. Ele deve conter:
-
Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema e seu objetivo, a relevância e aplicação no mundo real. Eles também devem explicar a importância do tema e como eles o aplicaram na prática.
-
Desenvolvimento: Os alunos devem explicar a teoria por trás do projeto, a atividade em detalhes, a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
-
Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
-